fevereiro 27, 2014

[Livros] Amigas Para Sempre - Kristin Hannah

Título Original: Firefly Lane
Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788580412512
Classificação★★★★★
_______________

Kristin Hannah conseguiu mais uma vez. Acabou comigo! A autora que já tinha me conquistado em Jardim de Inverno, agora se tornou definitivamente minha autora favorita junto com Cecelia Ahern e Nicholas Sparks. Amigas para Sempre é uma história de amizade, amor e coragem que inspira, encanta e me fez chorar muito, muito mesmo. A capa maravilhosa e a diagramação impecável da editora fecham com chave de ouro.

Desde o momento em que vi os livros Amigas Para Sempre e Por Toda Eternidade nas respectivas listas de lançamentos das editoras Arqueiro e Novo Conceito, já sabia que ia me apaixonar por suas histórias. E de fato, foi o que aconteceu. Os livros foram lançados separadamente pelas duas editoras e estão diretamente ligados. Quem disser que a história de Por Toda Eternidade independe da leitura de Amigas para Sempre está mentindo. Não leia fora da ordem, você vai perder muito. E não leia a sinopse de PTE, o final do livro anterior está todo nele.

No livro de Kristin Hannah, conheceremos a história da amizade de Tallulah Hart e Kathleen Mularkey. As duas meninas que tem pouco em comum, para não dizer nada, se encontram num momento de dificuldade e se apoiam uma na outra. Dessa união surge a melhor e a mais forte das amizades: TullyeKate.

Acompanhando tudo o que acontece na vida das duas, desde sua infância, entendemos como cada uma delas se sente. Kate é a menina inteligente que não tem amigos, gosta de ler e é alvo de piadas na escola. Já Tully é a garota popular, descolada e superlegal. O que só uma sabe é o quanto a outra está machucada por dentro. Elas se entendem na dor e a superam, juntas.

Tully foi abandonada pela mãe, uma hippie viciada que se autodenominava 'Nuvem', e criada pela avó, que deu todo o carinho que ela precisava, mas nunca supriu o que de fato ela sentia falta. A menina nunca conseguiu entender o que fez de errado para que Nuvem não gostasse dela e se culpa pela indiferença da própria mãe.

É quando, sem mais nem menos, Nuvem resolve buscá-la após treze anos, para viverem juntas. Ainda usuária de drogas, ela não tem a menor ideia de como cuidar da filha, está sempre 'chapada'. Tully então, acaba ainda mais sem rumo e agora longe da avó, num lugar novo, sem ninguém.

É nessa época que ela conhece Kate, sua nova vizinha. Kate não é nada descolada, mas é alguém em quem ela pode confiar, talvez a única pessoa que não vai abandoná-la nunca mais. Ela tem uma família, algo que Tully nunca teve. Inseparáveis, elas crescem juntas, enfrentam os dramas da puberdade, os desafios da vida adulta e descobrem o significado da vida e da amizade. O problema é o quão forte uma relação dessas pode ser? Poderia suportar qualquer coisa? Até mesmo uma traição?

Em anos de amizade as duas passam por muita coisa e a evolução das protagonistas é algo tocante. Histórias que de tão reais chegam a ser palpáveis. O enredo bem construído e detalhado por Kristin, nos faz pensar que tudo isso poderia acontecer com qualquer um de nós. 

Além de tudo, o livro é uma viagem no tempo que começa nos anos 70. Repleto de referências musicais, eu me senti guiada pelo passar dos anos, ouvindo mentalmente as músicas que as meninas gostavam. Prepare-se para voltar alguns anos atrás e lembrar de tudo o que você mesmo já viveu. Vocês vão se apaixonar por essas amigas, vão desejar que o livro nunca acabe, como eu desejei. Com certeza é um dos melhores livros que já li. Tully e Kate vão ficar na minha memória para sempre.

"- Nós vamos ser melhores amigas para sempre - disse Kate com sinceridade. - Combinado?
- Você quer dizer que sempre estará do meu lado?
- Sempre - respondeu Kate. - Não importa o que aconteça.
Tully sentiu uma emoção se abrir dentro dela feito uma flor exótica. Quase podia sentir seu aroma doce no ar. Pela primeira vez na vida, ela se sentia totalmente segura com alguém.
- Para sempre - prometeu. - Não importa o que aconteça." (p. 63)

Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

"(...) - Eu estava tentando ser uma boa amiga.
- Às vezes, ser uma boa amiga é não dizer nada.
- Então eu devo apenas ficar assistindo a ela cometer um erro.
- Às vezes, sim. E depois você fica por perto para juntar os cacos." (p.118)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...