fevereiro 07, 2014

[Livros] Tipo Destino - Susane Colasanti

Título Original: Something Like Fate
Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Gênero: YA, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632612
Classificação★★★☆☆
_______________

Depois de tantas leituras fortes e intensas, decidi partir para algo mais leve. Peguei um livro um pouco mais teen, com a famosa fórmula do triângulo amoroso e drama adolescente. O resultado foi o fim da minha ressaca literária e uma leitura agradável de domingo. Li ele todo em poucas horas. Bem água com açúcar, acabei gostando, apesar de toda a previsibilidade da história.

Já conhecia o trabalho da Susane Colasanti, seus livros publicados no Brasil tem uma pegada mais jovem. São especialmente desenvolvidos para o público adolescente ou os famosos young adults (jovens adultos), livros que tratam da difícil transição da adolescência para a fase adulta. 

Susane nos apresenta as melhores amigas Lani e Erin, apaixonadas por esoterismo, astrologia e coisas ligadas ao Destino. As duas são unidas por uma tragédia que aconteceu no passado. Num quase afogamento, as duas se tornaram praticamente irmãs. Sua amizade é tão forte que importa mais do que todo o resto e Lani deve sua vida à amiga Erin, se não fosse por ela, a garota teria morrido naquele dia.

O problema é que Erin arranja um namorado. Tudo bem, isso não é um problema. O que dificulta as coisas é que Lani começa a perceber que o garoto pode ser a sua alma gêmea. O que fazer quando você sabe que sua melhor amiga gosta de alguém que não gosta dela? O que fazer quando você gosta do namorado dela e ele gosta de você?

A situação é muito complicada, porque Lani não roubou o namorado de Erin, teoricamente. Eles simplesmente não foram feitos um para o outro. Mas como fazer a amiga entender isso? A dor do desamor é maior que uma amizade? E até que ponto a própria Lani pode abrir mão de sua felicidade para ver a amiga feliz? O Destino talvez esteja fazendo o possível para unir dois corações que foram feitos um para o outro. Mas como saber se isso é verdade?

Teremos também alguns temas interessantes como: bullying, homossexualidade na adolescência, ciúme, fobias, traumas de infância, entre outros. As duas meninas tem um amigo em comum, Blake. Ele é gay e esconde de todos, por medo da reação do pai. Um drama muito comum à nossa realidade, vamos encontrar muito disso na história. Realidade.

O livro traz muito para pensar, muitos dramas adolescentes, pelos quais nós já passamos. Eu me senti dividida, entendo tanto o lado de Erin, o de Lani e o do centro da história, o garoto Jason. Todos fazem o possível para não machucar uns aos outros, mas um triângulo amoroso é como uma roleta russa. Alguém sempre vai sair ferido, só não se sabe quem.

"Não há como Jason estar gostando de mim. E mesmo que estivesse, eu não poderia gostar dele ambém. Que tipo de pessoa faria isso com a melhor amiga?" (p.39)

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão...

"- Já lhe ocorreu que você está apaixonada por ele?
Eu paro, de repente.
- Isso não importa.
- É claro que importa. Trata-se da sua vida. Você deveria parar de lutar contra os seus sentimentos.
- E de que adiantaria isso? Jason é namorado da minha melhor amiga, lembra-se?" (p.132)

14 comentários:

  1. Tenho vontade de ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieee...
    Amei a resenha, to precisando de uma leitura assim, ultimamente tô lendo muita fantasia kkk não to cansada, mas queria algo mais clichê, gostei desse livro vou tentar ganhar ele de niver HAHAHA

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Amo leituras mais leves, como esse livro está esperando há um tempão na minha estante, ele vai ser o próximo! Gostei bastante da sua resenha! O blog é muito fofo!
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro dessa autora, mas as capas sempre foram convidativas kkk ótima resenha Mariana.

    Tony

    http://dicassliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa adoro esses romances teens, obrigada pela sua resenha, me despertou a vontade de lê-lo.

    #Parabéns

    ResponderExcluir
  6. oi,
    eu gostei tanto desse livro! realmente ele é uma leitura mais leve, mas ao mesmo tempo ele traz questões muito bacanas que são muito bem trabalhadas no livro, como o bullying e a homossexualidade que vc citou. A única coisa que eu não gostei muito foram as partes bobas envolvendo astrologia e discursos sobre almas gêmeas - apesar deles realmente parecerem feitos um para o outro!
    Eu achei seu blog muito bacana e adorei a sua escrita, vou segui-la! Você pode visitar meu blog e me seguir tmb? obrigada!

    Juliana
    -TÍTULOS DE LIVROS
    http://titulosdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari! Como vai?
    Adoro as obras da Susane. Quero ler Tipo Destino desde que sobe de seu lançamento, entretanto ainda não pude. Parece ser bem legal, pelo que você disse. Livros adolescentes ou YA são ótimas e rápidas leituras. Ah, o Blake deve ser muito divertido! - Pelo menos eu espero que sim. Por um tempo me perguntei porquê você deu três estrelinhas, mas aí eu percebi: a previsibilidade. Sinceramente, eu até acho o que vai acontecer no fim do livro, porém ainda quero muito ler ^^
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro da Susane, então não posso julgar a escrita dela, mas tenho um livro dela e a história parece ser muito legal. Adorei a resenha desse livro, trata de temas bem interessante o livro.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mari, como vai?
    Ai, deve ser bem bacana, óh, este livro.
    Curti teu post.
    Eu leio diversos livros que "apesar de previsíveis, sei que vou gostar" haha essa é minha relação com os Romances de banca hihi
    O enredo deste livro parece ser bom hihi
    Parabéns pelo post ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi xará querida!!!

    Às vezes procuro livros mais leves assim pra intercalar minhas leituras, e esse é um que estava querendo ler há tempos. Apesar das três estrelinhas, ainda quero muito comprar ^^ A história parece ser divertida e bem gostosa de ler. É bom quando um livro aborda vários temas assim, pq a história não fica girando em torno de uma coisa só. Ótima resenha!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariana, tentei ler esse livro assim que ele chegou. Já havia lido outro lido da autora e gostado bastante, apesar de ser bem clichê.
    Não conseguir me apegar aos personagens ou a história. Não consegui entender o lado da Lani, na minha cabeça a traição dela foi algo imperdoável. Ela nem parecia se sentir culpada, um absurdo.
    Esse mês a NC lançou outro livro da autora, vou arriscar e ver no que dá.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari!
    Parece ser bem gostosinho de ler, pra passar o tempo mesmo.
    Sabe que até fiquei curiosa pra saber quem vai ficar com garoto ou se ninguém vai ficar com ele hehe
    Não é um livro que compraria agora, mas quando estiver de ressaca literária, ele pode ser uma opção pra ajudar a passar rs

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. aiiiiii eu quero muito ler esse livro!!! Pena que essa vontade vai ter de esperar um pouco :S
    Beijos
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!
    Nunca li nada da autora, já li tanto resenha positiva quanto negativa do livro. Tenho muita vontade de ler para poder tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...