fevereiro 12, 2014

[Livros] Extraordinário - R. J. Palacio

Título Original: Wonder
Autor: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Drama, Romance
País: EUA
ISBN: 9788580573015
Classificação★★★★★
_______________

Extraordinário. É isso. Essa é a palavra que resume o livro de R.J. Palacio. Depois de ouvir maravilhas sobre a história do pequeno Auggie, decidi conhecê-lo melhor. E não é que me encantei por esse garotinho incrível? Seu bom humor é contagiante e nos faz entender como a vida é perfeita, seja ela como for. E como devemos ser gratos pelo que temos, pois Deus coloca na nossa vida o essencial para sermos felizes, só depende de nós saber aproveitar isso.

Nosso protagonista nasceu com uma síndrome rara, na verdade, com a junção de duas síndromes raras. O que faz dele um milagre, também faz dele diferente. E não é de um jeito bom. Seu rosto, mesmo após inúmeras cirurgias tem uma aparência nada convencional. E o menino não consegue ter uma vida normal, pois todos o tratam como se ele fosse uma aberração.

Mas Auggie tem a sorte de ter nascido numa família amorosa, seus pais, sua irmã e sua cadela Daisy, o amam, da forma que ele é. E o protegem de tudo e de todos. Na verdade, o tratam como um bebê, a mãe sempre o ensinou em casa, desde pequeno e assim ele quer que seja, para sempre. Mas seus pais decidem que August deve entrar na escola, como todos os garotos de sua idade. Ele estará sozinho, no quinto ano, com crianças que são bem diferentes dele. Crianças que sabem ser cruéis.

Daí para a frente, vamos entendendo um pouco sobre como é ser August Pullman. Sobre o preconceito, bullying e falta de informação das crianças e dos pais. Nosso pequeno extraordinário sofre muito com as piadas, brincadeiras e com a reação das pessoas a ele. Ele tenta sempre enfrentar tudo com bom humor, ou ignorando os colegas babacas que riam dele o tempo todo, (esses me irritaram a ponto de eu querer entrar no livro e socar a cara deles) mas nós sabemos que nem sempre é assim tão fácil.

Depois de alguns meses, Auggie acaba começando a gostar da escola. Ele até faz alguns poucos amigos. Amigos que não se importam com sua aparência, que gostam dele, independente de qualquer coisa. Summer e Jack Will provam que são duas crianças adoráveis e dignas, pois enfrentam os olhares e xingamentos de toda a escola, apenas para sentar ao lado de August.

Entre muitos momentos emocionantes, desejei ser amiga dele também. Algumas vezes, eu imaginava como seria difícil ser assim. Já é tão difícil enfrentar o ensino fundamental, pensei como seria enfrentá-lo sendo assim tão diferente. Ele se descreve como sendo mais do que feio, assustador. E é o que os outros pensam, todos os outros que não o conhecem. Talvez todos nós ficássemos chocados com sua aparência, mas por que continuaríamos chocados ao vê-lo todos os dias?

A narrativa flui muito bem e a autora intercala os pontos de vista de vários personagens. Assim, podemos ter uma visão mais ampla da vida da família Pullman e da adaptação de August na escola. Os dramas, os medos, o sofrimento, é possível acompanhar tudo sob diversos aspectos, entendemos como cada um à sua volta se sente e como algo assim pode afetar todos ao seu redor. E isso só torna a história mais rica. Mais extraordinária. Recomendo muito!

"Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu. Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior." (p.11)

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

"Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. (...) Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros." (p.210)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...