Autor: Jenny Han & Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788581634876
Classificação: ★★★★☆
_______________
Com um desfecho imprevisível, Fogo Contra Fogo assume o tom sombrio que foi criado ao final de Dente por Dente e traz consequências cruéis à vingança, já completamente fora de controle, que uniu as protagonistas. Jenny Han e Siobhan Vivian colocam fogo em tudo e encerram a trilogia com maestria, causando novamente todo o impacto perturbador que gerou o desejo por vingança.
Após os acontecimentos do segundo livro, a história toma um rumo intrigante e cruel que, confesso, chegou a me incomodar em alguns momentos a ponto de não me deixar dormir. O desejo de justiça se transformou em uma desenfreada busca por retaliação e o troco tão esperado acabou quebrando a banca, nenhuma delas jamais poderia pagar essa dívida. Um elemento místico é adicionado à narrativa e inflama o livro que segue nesse ritmo alucinante até o fim.
Kat e Lilia se desentendem por conta do segredo que escondem e percebem que talvez tenham ido longe demais, no entanto, Mary sabe que promessas não devem ser quebradas e elas juraram ir até o fim. As três garotas vêem seu mundo se desintegrar de dentro para fora e sentem na pele os efeitos de seus atos. Toda a dor que sofreram parece ganhar novas perspectivas com o amadurecimento das personagens e, como tudo na vida, com certo distanciamento temos um maior discernimento. O problema são nossos impulsos e tudo o que vem com eles.
As autoras mostram que o ciclo vingativo não tem fim e o ódio que foi combustível para as ações de Lilia, Kat e Mary pega fogo rápido demais. Elas decidiram brincar com fogo e as chamas saíram do controle. E nós, leitores, vemos tudo queimar enquanto percebemos que também desejamos isso e que talvez, muitas vezes também somos cruéis e doentes a ponto de acreditar que a dor é curada quando infligimos dor ao outro. Livros como esse nos ensinam a apagar o fogo antes que alguém acabe se queimando, inclusive nós mesmos.
"Consigo pensar num milhão de desculpas. O problema é que não acredito em nenhuma delas." (p. 31)
Sinopse: A festa de Ano-novo terminou com uma tragédia irreparável, e Mary, Kat e Lillia podem não estar preparadas para o que está por vir. Após a morte de Rennie, Kat e Lillia tentam entender os acontecimentos fatais daquela noite. Ambas se culpam pela tragédia. Se Lillia não tivesse se apaixonado por Reevie.
Se Kat não tivesse deixado Rennie ter partido sozinha. Se a vingança não tivesse ido longe demais, talvez as coisas seriam como antes. Agora, elas nunca mais serão as mesmas. Apenas Mary sabe a verdade sobre aquela noite. Sobre o que ela realmente é. Também descobriu a verdade sobre Lillia e Reeve terem se apaixonado, sobre Reeve ser feliz quando tudo o que ele merece é o sofrimento, assim como ela ainda sofre. Para Mary, as tentativas infantis de vingança ficaram no passado, ela está fora de controle e pretende sujar suas mãos de sangue, afinal, não tem mais nada a perder.
"- Não sei o que há de errado com ela - digo, agarrando-me à minha mãe.
- Ela está perdida, Kat. E isso a torna perigosa." (p. 189)