Autor: Lucy Keating
Editora: Globo Alt
Páginas: 208
Gênero: YA Ficção
País: EUA
ISBN: 9788525063663
Classificação: ★★★★☆
_______________
Diferente de tudo o que já li na vida, Literalmente traz uma metanarrativa. A autora constrói a narrativa de seus protagonistas enquanto eles descobrem ser apenas personagens num livro da famosa Lucy Keating, escritora de young adults muito populares. É um livro jovem, leve e muito bem escrito, rendendo horas de discussão literária e um pouco de confusão ao leitor.
O livro conta a história de Annabelle, uma garota aparentemente normal que vê sua vida desmoronar ao descobrir que seus pais estão se divorciando. Enquanto em casa as coisas não estão fáceis, um novo aluno aparece na escola e parece ter sido feito para ela, os dois se esbarram e vivem os clichês mais absurdos que existem.
A situação incomum que mais parece roteiro de livro se complica ainda mais quando a escritora Lucy Keating faz uma visita à escola de Annabelle e revela estar escrevendo um livro. O enredo traz uma adolescente que encara o divórcio dos pais e uma paixão súbita por um aluno novo da escola. Annabelle não consegue acreditar nas coincidências desse enredo e decide investigar o que está acontecendo. O que ela descobre? Que, sim, ela é personagem de um livro que está sendo escrito pela autora.
Enquanto vive sua própria vida - na medida do que a autora planeja para ela - Annabelle se envolve num triângulo amoroso mas ela quer poder decidir seu destino. Afinal, Lucy Keating não pode tomar as decisões por ela ou pode? Se pararmos para pensar, de forma lógica, ela pode.
Literalmente conquistou meu coração e deu alguns nós na minha cabeça com sua trama inteligente. Eu esperava um final mais complexo mas por ser uma história de Lucy Keating dentro de uma história de Lucy Keating tenho certeza de que não seria possível escapar dos clichês de sua própria escrita. Esse é, literalmente, um dos livros mais interessantes dos últimos tempos.
"O que está partindo o seu coração essa noite? - eu grito para ela, que demora um instante para erguer os olhos. Ela está com uma das mãos mergulhadas nos cachos castanhos, a boca ligeiramente aberta. Quando ela me olha com uma expressão meio vidrada, eu decido ver com meus próprios olhos.
- Algo verdadeiro - eu leio o título em voz alta." (p. 47)
Sinopse: Annabelle leva uma vida perfeitamente sob controle. Ela tem amigos, segue sua rotina à risca, está prestes a se formar e mora com os pais e o irmão mais velho em uma casa que ama. Mas as coisas começam a fugir do controle quando Lucy Keating, autora best-seller de livros juvenis, vai à sua escola falar sobre seu novo romance e, curiosamente, passa a descrever a vida de Annabelle.
Logo fica claro que Annabelle é a mais nova protagonista da história de Lucy e, de súbito, o relacionamento de seus pais não parece mais tão perfeito, a casa que tanto ama corre sérios riscos de ser vendida, Will — um aluno transferido que parece literalmente feito para ela — não é mais tão interessante e Elliot, o melhor amigo de seu irmão, passa a ser algo mais que apenas um coadjuvante em sua história. Lucy Keating pode ter um plano para ela. Mas Annabelle está disposta a escrever sua própria história.
"- Você já pensou que talvez, em algum lugar, em algum universo louco, Will tenha sido feito pra você? Escrito pra você, cada parte dele. Mas, mesmo que não tenha sido, ele ainda, pode ser feito pra você?" (p.103)