julho 21, 2018

[Livros] Os Seis Finalistas - Alexandra Monir (The Final Six #1)

Título Original: The Final Six
Autor: Alexandra Monir
Editora: Jangada
Páginas: 328
Gênero: Distopia, Ficção Científica, YA
País: EUA
ISBN: 9788555391095
Classificação: ★★★
_______________

Primeiro volume da série The Final Six e uma distopia incrível, Os Seis Finalistas é o tipo de livro que traz as consequências desastrosas das nossas ações com relação à natureza e nos faz pensar se o futuro, de fato, chegará. Alexandra Monir escreve como quem prevê nossa destruição e faz com que torçamos por seus protagonistas como se fôssemos nós mesmos a escapar da morte.

Em uma Terra destruída por terremotos, furacões, tsunamis e chuvas torrenciais, líderes das agências espaciais internacionais encontram a única possível salvação para a humanidade: abandonar o planeta. O problema é que a primeira missão só comporta seis passageiros e eles devem ser escolhidos saudáveis, treinados e capazes de sobreviver no ambiente hostil que é Europa, a lua de Júpiter.

O ritmo da narrativa é ditado por seus acontecimentos e tendo em vista que a deterioração da Terra acontece muito depressa, acompanhamos a seleção feita de urgência e o treinamento dos jovens capazes de suportar as ameaças biológicas que o espaço esconde. Os selecionados são separados de suas famílias e enviados a um centro de treinamento americano, onde lutam por uma chance de desbravar o universo e fugir da morte.

A missão, no entanto, é cheia de mistérios e apesar de desejarem um mundo melhor, dois jovens começam a questionar o real motivo de tudo isso. Leo e Naomi vieram de países e realidades diferentes e foram recrutados sob situações opostas. Ela foi obrigada pelo governo dos EUA a abandonar sua família para participar do treinamento, enquanto ele que já havia perdido a família numa inundação, viu no recrutamento uma forma de fugir do seu passado. Os dois se tornam amigos e encontram um no outro a esperança que haviam perdido.

O clima eletrizante envolto em muito suspense faz com que a leitura nos prenda do começo ao fim. Os protagonistas buscam sua chance de integrar o seleto grupo dos Seis e nós acompanhamos sua enorme evolução durante essa jornada. O final fez meu coração disparar e desejar o próximo livro com a mesma urgência que as agências espaciais têm para salvar a humanidade.

"Quanto tempo levará até que as mãos humanas causem estragos meste novo mundo, assim como fizemos na Terra? Estou começando a me perguntar quem deveria ter mais medo: nós das incógnitas de Europa e sua sua potencial vida inteligente... ou eles dos seres humanos e de nossa propensão para destruir?" (p. 141)

Sinopse: Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter.

Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas.

Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.

"- Agora eu sei outra vez o que é ter medo de perder algo. Tenho esse sentimento desde que conheci você." (p. 279)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...