janeiro 15, 2019

[Séries] Análise de You (Você) da Netflix


Olá, booklovers! Tudo bem com vocês? Hoje vim conversar um pouquinho com vocês sobre a série "You" da Netflix. Um thriller incrível, essa série que foi adaptada do livro homônimo é de tirar o fôlego.

Sinopse: You conta sobre "Joe", um gerente de livraria que se envolve com um de seus clientes, uma jovem chamada "Beck". Mas quando Joe se apaixona por alguém, o amor pode rapidamente transformar-se em obsessão.


É aquele tipo de série que nos faz pensar sobre até onde iríamos para proteger quem amamos e qual é o limite entre obsessão e amor. Fiz algumas considerações sobre pontos importantes a serem analisados:

1 - A série ser narrada a partir do ponto de vista de um psicopata faz de todos os eventos altamente questionáveis.

2- A metáfora da dependência emocional muitas vezes comparada à dependência química é brilhante.

3 - As falhas dos personagens - expostas a partir do ponto de vista do narrador - tentam justificar tudo o que acontece com eles e, algumas vezes, conseguem. O que é muito errado.

4 - O ciclo de maus-tratos e o impacto da violência no desenvolvimento de uma criança.

5 - Nossa busca desesperada e nada saudável por atenção que nos faz vulneráveis.

6 - O fato de que aceitamos o amor que acreditamos merecer quando muitas vezes merecemos mais.

7 - As dificuldades de ser mulher e ser respeitada por seu trabalho como um homem seria nos campos profissional e acadêmico.

8 - A procrastinação como uma fuga da realidade.

9 - As redes sociais como uma arma e como manipuladoras da realidade.

10 - O conceito de amor vs. possessividade. Até onde alguém iria por amor. O que é aceitável? É possível confiar em alguém de verdade?

11 - Sem mencionar todas as referências literárias que fazem paralelos importantes com a série em momentos específicos. Sylvia Plath (a redoma), O Conde de Monte Cristo (a vingança), O Morro dos Ventos Uivantes (a segurança financeira em detrimento do amor), Os Três Mosqueteiros (a lealdade acima de tudo) e por aí vai... Cada um deles sendo citado no momento mais propício para representar o que está acontecendo.

Falei um pouco mais sobre cada um desses pontos lá nos stories salvos em destaques "YOU" no Instagram. Enfim, é uma série incrível cheia de suspense, mistério e cenas de tirar o fôlego, literalmente. Brilhante do início ao fim, deixa um gancho interessante para uma possível continuação e como todo bom thriller adaptado, nos deixa ávidos pelo livro original.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...