janeiro 22, 2019

[Livros] Mitologia Nórdica - Neil Gaiman

Uma recontação das mais famosas lendas nórdicas, o livro de Neil Gaiman é uma bela homenagem à riqueza da cultura germânica. Inspirado pelas histórias de Odin, Thor, Loki, Frey e tantas outras divindades, o autor mantém o tom cômico que lhe é característico e nos leva à origem da existência segundo a mitologia nórdica.

Fiz uma lista de 5 bons motivos para ler a versão de Gaiman da Mitologia Nórdica:

1 - Gaiman é um dos melhores e mais aclamados autores de contos e romances fantásticos da atualidade. Ele é membro da Royal Society Of Literature. Escreveu livros e graphic novels que já foram adaptados para o cinema e para a televisão.

2 - A mitologia nórdica foi revisitada por Gaiman mas manteve um grande apego aos detalhes originais. Muitas das histórias são extremamente fiéis às lendas nórdicas.

3 - A comicidade presente em grande parte das histórias faz com que conheçamos uma outra faceta dos deuses nórdicos, fanfarrões e mais complexos do que o Universo Marvel popularizou.

4 - As edições em capa dura - tanto a preta quanto a azul de luxo - são maravilhosas. Exemplares belíssimos que guardam histórias passadas de geração em geração oralmente pelos povos germânicos.

5 - Loki e suas peripécias. Se a fantástica mitologia nórdica ainda não tiver convencido vocês a ler esse livro, o deus da trapaça convencerá. Mais arteiro do que nunca, Loki faz todo tipo de pegadinha, brincadeira e maldade arranjando confusão por onde passa. Inconsequente, charmoso e debochado, ele rouba a cena em todas as adaptações das lendas nórdicas e desta vez não é diferente.

Sinopse: Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.


Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.

Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.

Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...