janeiro 09, 2019

[Livros] Memória do Mar - Khaled Hosseini

Título Original: Sea Prayer
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Globo
Páginas: 64
Gênero: Poesia, Memórias
País: EUA
ISBN: 9788525066749
Classificação: ★★★
_______________

Poético, devastador e real, Memória do Mar é um livro bonito que traz uma história cruel. Khaled Hosseini se inspirou na memória de Alan Kurdi, o garotinho sírio de três anos que se afogou enquanto tentava atravessar o mar Mediterrâneo para se refugiar na Europa. Outra vítima de uma guerra que ele mesmo nunca viria a entender, o pequeno não encontrou neste mundo a paz que merecia.

Com ilustrações em aquarela e um texto cheio de sentimento e emoção, Memória do Mar é uma mistura de homenagem, prece e crítica. É um culto à memória daqueles que perderam suas vidas em busca de uma vida melhor, uma prece por misericórdia e uma crítica àqueles que fecham seus olhos e suas fronteiras para os que precisam de ajuda.

A crise dos refugiados, de diferentes lugares e por diferentes motivos, desperta em nós sentimentos mistos: há tanto a ser feito e tão pouco a nosso alcance. Se por um lado, desejamos ajudar, por outro, temos medo ou não sabemos como. Pequenas atitudes como doações para ACNUR - agência da ONU que cuida das questões dos refugiados - e até mesmo o diálogo sobre a desconstrução de preconceitos no que diz respeito aos refugiados e/ou imigrantes já fazem a diferença.

A foto que tornou famosa a história de Alan Kurdi é cruel e devastadora, seu corpinho na areia representa o fracasso de todos nós como humanidade. As palavras bonitas de Khaled Hosseini escondem a dor da despedida, da injustiça e da saudade. O mundo não foi capaz de cuidar de sua alma inocente - e de tantas outras que foram e ainda são perdidas da mesma forma -, o mar, então, carregou-a para longe por saber que ele merecia mais do que essa vida poderia lhe dar.

Sinopse: Um pai embala o filho enquanto contempla a noite em uma praia, à espera do amanhecer que trará o barco que os levará a uma nova vida do outro lado do Mediterrâneo. O homem conta para o menino sobre as lembranças da Síria de sua infância, um país encantador que foi destruído pela guerra, obrigando não apenas aquela pequena família, mas milhares de outras, a juntar todos os seus pertences e embarcar rumo ao desconhecido.

Publicada em edição capa dura e ricamente ilustrada, a obra é inspirada na história de Alan Kurdi, o refugiado sírio de três anos de idade que se afogou no mar Mediterrâneo quando tentava chegar à segurança na Europa. Escrita com toda a sensibilidade de Khaled Hosseini, A memória do mar é uma obra de amor e esperança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...