janeiro 08, 2019

[Livros] O Perfuraneve - Lob; Rochette; Legrand

Título Original: Le Transperceneige
Autor: Jacques Lob; Benjamin Legrand; Jean-Marc Rochette
Editora: Aleph
Páginas: 280
Gênero: HQ, Ficção Científica
País: França
ISBN: 9788576572121
Classificação: ★★★
_______________

Uma graphic novel distópica, O Perfuraneve é um clássico da ficção científica há décadas e por ter sido adaptada para o cinema, despertou nos últimos anos a atenção de uma nova geração de leitores críticos e conscientes a respeito dos problemas políticos, econômicos e sociais da nossa época. Alegoria brilhante da realidade, o livro traz temas como a estratificação social, conflitos políticos, a corrida tecnológica, sustentabilidade e a doutrinação religiosa num futuro desolador.

Após um desastre climático, a humanidade foi dizimada pelo frio. O gelo cobre toda a superfície terrestre e os únicos sobreviventes foram os passageiros do expresso Perfuraneve. Uma composição que se mantém circulando em moto-contínuo desde a catástrofe. Construída como uma forma de entretenimento antes de tudo isso, o trem de mil e um vagões tem uma luxuosa estrutura autossustentável que acaba por abrigar os últimos seres do planeta.

Toda a desigualdade social que existe no mundo é reproduzida em uma escala proporcional dentro do expresso. Os últimos vagões estão apinhados de pessoas pobres, estes são alimentados com ração e trabalham incansavelmente. As coisas que eles já foram obrigados a fazer para sobreviver não podem ser narradas e em um número consideravelmente maior que as demais classes, eles sonham com o que deve haver nos outros vagões.

A classe média vive com conforto, produzindo sua própria comida e trabalhando para manter o sistema em funcionamento. Dentre eles, alguns repudiam os "fundistas" e os consideram a escória do Perfuraneve, enquanto outros lutam por mais igualdade e defendem os ideais da maioria. Qualquer conexão com o sistema político vigente é mera coincidência.

Os ricos, dentre eles os religiosos e os militares, comandam o expresso e têm interesse em manter a desigualdade social que os sustenta no poder. Políticas discriminatórias e abusivas, além de uma doutrinação que coloca a "máquina" no lugar de "deus" como a salvação dos aflitos, fazem com que o povo se mantenha grato por sua situação e não se revolte. A mídia televisiva manipula e ilude os passageiros que acreditam no que quer que seja veiculado.

O Perfuraneve reúne três diferentes histórias e, na principal delas, narra a jornada de um fundista que ousa se rebelar contra o sistema. Os desdobramentos dessa rebelião são acompanhados nas outras duas tramas dando ênfase em outros personagens. Apesar de ser bem diferente de sua adaptação para o cinema - adaptação esta que é, na minha opinião, até superior aos quadrinhos - em ambas as narrativas há uma crítica forte ao capitalismo, à desigualdade social, à alienação e à religião. É uma obra-prima que precisa ser lida, absorvida e compreendida, especialmente em momentos como este em que uma espessa camada de neve parece cegar as pessoas para o que acontece ao seu redor.

Sinopse: Considerada uma das melhores HQ's de ficção científica, a trama de O Perfuraneve se passa na terrível e eterna Era do Gelo, onde a sobrevivência humana parece impossível. Porém, cruzando as infinitas terras devastadas, o último bastião da humanidade segue, imparável, sobre os trilhos: o Perfuraneve. Esse trem fantástico, de tecnologia revolucionária, é capaz de cruzar a Terra eternamente em moto-contínuo, abrigando os últimos representantes da espécie humana. O que seria a salvação do homem, no entanto, torna-se com o tempo uma cruel reprodução dos bons e velhos mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a rígida estratificação social, a opressão política como forma de dominação, o embuste religioso e a consequente alienação.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...