Autores: Mark Helprin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 720
Gênero: Romance, Fantasia, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632520
Classificação: ★★★★★
_______________
Um Conto do Destino é uma leitura densa, complexa e cheia de pequenos detalhes que devem ser percebidos para a total compreensão da história. O livro que passa longe de ser um "conto", trazendo pouco mais de 700 páginas, narra a história de Peter Lake, um exímio mecânico e ladrão que se apaixona por Beverly, uma garota tuberculosa à beira da morte. Não é uma leitura simples, é uma trama repleta de fios soltos que se cruzam e formam um belo tecido ao final.
Mark Helprin nos envolve com magia, fantasia e ao mesmo tempo um realismo surpreendente. O detalhamento de cenários, épocas e passagens faz com o leitor emerja por completo na história, sentindo-se até parte dela em alguns momentos. Além do excelente emprego das palavras e neologismos, o autor faz conexões temporais e cada personagem apresentado no decorrer do texto, tem sua devida importância.
Peter Lake, como eu já havia dito anteriormente é um mecânico dos bons, apaixonado pelo que faz, amante das máquinas, cresceu órfão e aprendeu o ofício cedo. Após ser incriminado por um assassinato que não cometeu, ele passa a ser um fugitivo da polícia. A única alternativa é se tornar parte de uma gangue, os Rabos Curtos. Os Rabos Curtos dão a Peter a segurança que ele precisa, mas em troca disso exigem seu total comprometimento.
Como as atividades da gangue são demasiadamente cruéis para Peter, este os trai. E quando é planejado um ataque surpresa às pessoas que o ajudaram na infância, ele revela os planos sórdidos de seu líder Pearly Soames e acaba com o plano dele. Pearly logo descobre quem o traiu e jura vingança, jura que não vai descansar até que Peter Lake esteja morto.
Em uma das inúmeras tentativas de fuga, Peter é salvo por um cavalo branco, não um cavalo comum, um cavalo que pode voar. Os dois se tornam inseparáveis e aperfeiçoam a arte de despistar os Rabos Curtos. As coisas mudam quando o ladrão decide assaltar a casa de uma abastada família. Lá, ele encontra uma jovem que irá mudar para sempre a sua vida. Ele acaba não roubando nada naquela residência, nada além do coração de Beverly Penn.
Beverly e Peter vivem então um amor verdadeiro, um amor que colocará à prova tudo em que eles acreditam. Beverly tem tuberculose e poucos meses de vida pela frente, mas será que o amor não pode eternizar cada segundo? A garota que fala como se viesse de um lugar além do mundo também rouba o coração do ladrão e juntos eles irão desafiar o destino.
Um Conto do Destino é uma história sobre amor, fé, milagres e magia. Os muitos personagens dão a complexidade que a história merece, Hardesty, Virginia, Sra. Gamely, Asbury, Christiana, Martin, Abby, Jackson Mead, Harry, Mootfowl, Cecil e o lindo cavalo branco, Athansor, me conquistaram por inteiro. E a magia dessa leitura permanecerá comigo por um bom tempo. Beverly nos ensina a ver coisas nas estrelas que nós nunca havíamos visto. A enxergar que milagres estão por toda a parte, assim como o amor, basta saber onde procurar.
"Se houvesse uma grande igualdade, um delicado equilíbrio universal que ele pudesse compreender, então ele saberia que era possível haver outros, e que, algum dia, a cortina do mundo se ergueria em uma calma ensolarada e agradável como a primavera, revelando que nada - nada - aconteceu sem um significado próprio, nem o sofrimento de todas as crianças que ele viu sofrendo, nem a agonia da criança no corredor daquele cortiço, nem o amor que acaba em morte, nada." (p. 138)
Sinopse: É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico – e larápio – Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. Surpreendente e intenso, "Um Conto do Destino" nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho. Uma pintura mágica da beleza e do amor, sobre a morte que desafia e sobre a vida que se afirma sobre ela.
"E foi então que se sentiu tomado por uma emoção súbita. Foi como se mil relâmpagos convergissem para elevá-lo aos céus. Tudo o que ele via ficou azul, azul elétrico, azul morno, reluzente e úmido, azul sem fim, por toda parte, azul que brilhava e o fez chorar, azul, azul, os olhos da garota eram azuis." (p.145)
Fonte:EditoraNovoConceito|Skoob