abril 04, 2014

[Livros] Um Conto do Destino - Mark Helprin

Título Original: Winter's Tale
Autores: Mark Helprin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 720
Gênero: Romance, Fantasia, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632520
Classificação★★★★★
_______________

Um Conto do Destino é uma leitura densa, complexa e cheia de pequenos detalhes que devem ser percebidos para a total compreensão da história. O livro que passa longe de ser um "conto", trazendo pouco mais de 700 páginas, narra a história de Peter Lake, um exímio mecânico e ladrão que se apaixona por Beverly, uma garota tuberculosa à beira da morte. Não é uma leitura simples, é uma trama repleta de fios soltos que se cruzam e formam um belo tecido ao final.

Mark Helprin nos envolve com magia, fantasia e ao mesmo tempo um realismo surpreendente. O detalhamento de cenários, épocas e passagens faz com o leitor emerja por completo na história, sentindo-se até parte dela em alguns momentos. Além do excelente emprego das palavras e neologismos, o autor faz conexões temporais e cada personagem apresentado no decorrer do texto, tem sua devida importância.

Peter Lake, como eu já havia dito anteriormente é um mecânico dos bons, apaixonado pelo que faz, amante das máquinas, cresceu órfão e aprendeu o ofício cedo. Após ser incriminado por um assassinato que não cometeu, ele passa a ser um fugitivo da polícia. A única alternativa é se tornar parte de uma gangue, os Rabos Curtos. Os Rabos Curtos dão a Peter a segurança que ele precisa, mas em troca disso exigem seu total comprometimento. 

Como as atividades da gangue são demasiadamente cruéis para Peter, este os trai. E quando é planejado um ataque surpresa às pessoas que o ajudaram na infância, ele revela os planos sórdidos de seu líder Pearly Soames e acaba com o plano dele. Pearly logo descobre quem o traiu e jura vingança, jura que não vai descansar até que Peter Lake esteja morto.

Em uma das inúmeras tentativas de fuga, Peter é salvo por um cavalo branco, não um cavalo comum, um cavalo que pode voar. Os dois se tornam inseparáveis e aperfeiçoam a arte de despistar os Rabos Curtos. As coisas mudam quando o ladrão decide assaltar a casa de uma abastada família. Lá, ele encontra uma jovem que irá mudar para sempre a sua vida. Ele acaba não roubando nada naquela residência, nada além do coração de Beverly Penn.

Beverly e Peter vivem então um amor verdadeiro, um amor que colocará à prova tudo em que eles acreditam. Beverly tem tuberculose e poucos meses de vida pela frente, mas será que o amor não pode eternizar cada segundo? A garota que fala como se viesse de um lugar além do mundo também rouba o coração do ladrão e juntos eles irão desafiar o destino.

Um Conto do Destino é uma história sobre amor, fé, milagres e magia. Os muitos personagens dão a complexidade que a história merece, Hardesty, Virginia, Sra. Gamely, Asbury, Christiana, Martin, Abby, Jackson Mead, Harry, Mootfowl, Cecil e o lindo cavalo branco, Athansor, me conquistaram por inteiro. E a magia dessa leitura permanecerá comigo por um bom tempo. Beverly nos ensina a ver coisas nas estrelas que nós nunca havíamos visto. A enxergar que milagres estão por toda a parte, assim como o amor, basta saber onde procurar.

"Se houvesse uma grande igualdade, um delicado equilíbrio universal que ele pudesse compreender, então ele saberia que era possível haver outros, e que, algum dia, a cortina do mundo se ergueria em uma calma ensolarada e agradável como a primavera, revelando que nada - nada - aconteceu sem um significado próprio, nem o sofrimento de todas as crianças que ele viu sofrendo, nem a agonia da criança no corredor daquele cortiço, nem o amor que acaba em morte, nada." (p. 138)

Sinopse: É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico – e larápio – Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. Surpreendente e intenso, "Um Conto do Destino" nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho. Uma pintura mágica da beleza e do amor, sobre a morte que desafia e sobre a vida que se afirma sobre ela.

"E foi então que se sentiu tomado por uma emoção súbita. Foi como se mil relâmpagos convergissem para elevá-lo aos céus. Tudo o que ele via ficou azul, azul elétrico, azul morno, reluzente e úmido, azul sem fim, por toda parte, azul que brilhava e o fez chorar, azul, azul, os olhos da garota eram azuis." (p.145)


28 comentários:

  1. É uma história diferente e legal. Gosto dessa mistura de romance com fantasia. Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Como vai?
    Já tinha ouvido falar do livro, entretanto não me interessara. Pois bem, agora interessa. O livro parece ser muito bom. Acho um pouco estranho quando uma história mais "realística" tem um pouco de fantasia, mas dependendo de como o autor escreveu, fica perfeita para a história. Estou me perguntando se o livro é triste, porque ela tem tuberculose e, se te conheço pelo menos um pouco, você gosta de livros tristes, não? hahaha Pela capa e pela sinopse, pensei que a história fosse como os chamados "romance de época", os quais não me agradam, todavia a magia foi essencial para quebrar essa ideia de minha mente. (Tudo bem que se passa numa época antiga, mas não parece o tipo de história recatada.)
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não consegui parar de ler sua resenha,foi como se estivesse assistindo um filme através das suas palavras, amei e claro que estou adicionando em minha lista.Adorei cada detalhe e uma história que tem magia,realismo, fé,amor e fantasia tudo junto e misturado me fascina.
    Beijos e parabéns por essa bela resenha.
    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Pelo trailer que vi do filme parecer ser uma história bem bonita, eu quase chorei só de assistir 1 min HAHAHA

    Pela resenha o livro certamente é mais centrado e cheio de símbolos, para uma narrativa bem reflexiva. Até gosto... mas em excesso pode cansar.

    Espero gostar, gosto de romances.

    beijos e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Mariiiiiiiiiiiiiiii
    eu tinha te falado quew quero muito ler esse livro, neh?!
    Agora aumentou a curiosidade, e sei que não me arrependerei, pois já tinha me encantado com a sinopse e agora com a sua resenha :3

    beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    tudo bem?
    pela primeira vez, eu já li o livro que você está resenhando, em breve vou divulgar minha resenha também.
    Eu nunca li nada parecido, simplesmente fiquei maravilhada com o universo que ele criou. E realmente, é super complexo, eu fui fazer pesquisa para entender alguns conceitos que ele apresentou.
    Adorei é muito pouco para esse livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oieee.
    Maravilhosa resenha como sempre, mas acho que no momento eu não teria coragem de ler um livro de 720 paginas UAHSDUAHDUSHDUASHD
    Estou lutando contra mim para começar a ler "As Cronicas de Gelo e Fogo" HAHAHAHAHAHAHAHAH

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari, como vai?
    Ai, compraria este livro pela capa -e pelo título *-*
    São demais *-*
    (e sim, sou daqueles que compram livros por título e capa -qq)
    Abraços,
    Italo.

    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/04/momento-musical-marina-and-diamonds-e.html

    ResponderExcluir
  9. Tenho o livro só que falta um pouco de coragem para enfrentar uma leitura tão longa, me interessei assim que vi o trailer do filme, que também deve estar bastante fiel ao livro, ainda bem que o autor conseguiu no fim nos proporcionar uma leitura complexa e com muitos personagens como você disse, afinal não é fácil amarrar magia e amor por mais de 700 páginas sem perder o ritmo ou a qualidade, acho demais a passagem de tempo que ele usa, mostrando como é o relacionamento de Beverly e Peter e até onde o amor deles é capaz de chegar.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mariana
    Comprei o livro e ele será minha próxima leitura. Se já estava empolgada, depois de sua resenha, fiquei louca para ler.

    ResponderExcluir
  11. Antes de comentar sobre o enredo, devo elogiar a resenha, muito bem escrita. Bom, esse livro me desanimou um pouco por causa do números de páginas, achei o livro muito extenso e tenho a impressão de que em determinados momentos a narrativa deve ficar um tanto arrastada. A Novo Conceito fez uma divulgação muito grande, então acabei lendo e assistindo o trailer, então essa é de fato a primeira resenha que leio sobre o livro. Fico feliz que trata-se de uma boa leitura, porque aparentemente parece ser.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mariana. Tudo bem? Estou com bastante vontade de conhecer a história do livro, mas ainda não o recebi, acredita? Hahah! Espero ter tempo para lê-lo. No mais, parece ser incrível.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  13. Parece que o fato do livro ser tão grande não foi um problema pra você. Desde que vi o marketing sobre ele fiquei bastante curiosa. Tenho ele n estante, mas sempre que fico tentada a ler penso em como ele deve ser cheio de detalhes e questiono se um livro tão grande assim não acaba caindo no marasmo em algum momento. O autor tem que ser muito bom pra segurar uma boa história por tantas páginas. Penso ler em breve e espero não me decepcionar.

    Beijos
    Caline - mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari :)
    Esse livro é gigaaante né hahaha
    Mas a história parece ser realmente linda. O enredo me cativou tanto, todas resenhas que leio só me faz querer ler esse o livro mais e mais. A capa é a coisa mais linda também!
    Sua resenha está ótima.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mari.

    Menina que livro grande em?!
    Não sou fã de livros enormes, mas caso ele
    me cative posso até conseguir terminar rs.

    Bom, fiquei interessada e espero ler. ;)

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi xará! ;)

    Nooooossa, esse livro é dos grandes hein? Não sou muito acostumada com leituras dessa grandiosidade, mas se for dos bons eu leio num instante. Você sabe que eu não sou muito fã de romance, mas como adoro histórias de época, já é um grande salto para eu me apaixonar. E também adoro fantasia, outro ponto positivo. Sem falar nessa história de ele ser fugitivo, ai adoro! UEHUEHEUEH nesse caso, o romance vai ser o menor de tudo. Adorei a dica (e as quotes)!

    Beijos e boa semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu vi esse livro e fiquei admirada com o tamanho e o preço. Muito barato pela quantidade de páginas.
    Adorei a premissa do livro e com certeza eu leria.Embora eu tenha um sério problema com clichês rs
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu tô doida pra ler esse livro desde o lançamento!
    Adorei sua resenha, não sabia que ele tinha 700 páginas. Mas ainda assim, depois da sua resenha, eu acho que vou encarar, haha (ultimamente ando dispersa até pra ler livros de 300 páginas ><)

    Beijos
    http://boombacereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não tenho tantos motivos, mas não consigo me motivar para pegar esse livro e ler. Só de pensar já me bate uma tristeza. Mas é culpa do gênero, não consigo gostar.

    Beijinhos!
    http://pausaparaumcafe.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Desde o lançamento, quero esse livro, apesar de ser uma leitura bem extensa, parece valer a pena! Tem muita gente elogiando esse livro, o que só aumenta a minha curiosidade quanto a ele.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  21. Eu tava meio mais ou menos em relação a esse livro por ele ser muito grande e eu estar sem tempo pra ler ultimamente mas não vou negar, no inicio da resenha eu até que tinha ficado bastante curiosa, mas quando a resenha foi acabando percebi que o livro nao é nada daquilo que eu estava pensando. Leria pela historia de amor proposta. Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Tenho esse livro na estante, só não me animei a ler ainda pelo número de páginas. Ele realmente é gigante!!!!!! Mas pela resenha parece que é realmente uma leitura apaixonante!! Preciso das férias logo para começar a ler!!!!!!!!! Bjks

    ResponderExcluir
  23. Não conheço o livro nem o autor do mesmo. Porém, conheço a editora e gosto dos livro dela. São de qualidade. Ultimamente ando vendo muitas resenhas de livros de romance, será por que ? hahaha
    Gostei do livro mas acho que não leria por agora. Tenho uma lista para cumprir kkk
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  24. Owwwn!!
    Eu estou com esse livro pra ler - te falei - o tamanho assustou um pouco não sabia que era tão volumoso e por isso não comecei a leitura que carregar pra cima e pra baixo não dá certo, rs, mas poxa se já estou encantada com a sua resenha, acredito que ficarei com o livro.... cavalo que voa?? Goshiii, isso não imaginaria jamais!
    espero ser conquistada como você!
    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter


    ResponderExcluir
  25. Quase não é grande né? rs ' Mas isso não é impedimento, principalmente quando o livro possui uma história envolvente!
    Novamente, minha lista de livros pra esse ano aumentou! haha

    ResponderExcluir
  26. Quando vi esse livro achei ele lindo, mas confesso que não faz meu gosto, a história não me chamou muito a atenção, embora digam que é um livro bom, eu não tenho vontade de ler ele agora, sem contar que só de olhar para quantas páginas ele tem, dá um desanimo kkkkkk Mas algum dia, talvez eu possa ler esse livro *-*
    Enfim, adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  27. Oi, Mari!

    Uau, quanta história pra um livro só, não me admira a quantidade de páginas que ele tem. Parece ser uma trama que envolve do início ao fim. E coitado do Peter, só se ferra no livro, além de ser caçado, ele se apaixona, o que pode colocar em risco a coitada da Beverly. Ai, fiquei curiosa para saber o que acontece no final haha

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!! Gostei muito do seu blog. Assisti ao filme duas vezes e adorei ambas, gostaria de ler o livro, vou ver se ganho no meu aniversário :) Vc poderia publicar mais algumas pelas frases que esse livro possui não. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...