abril 09, 2014

[Livros] Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks

Título Original: Message In a Bottle
Autores: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788580412475
Classificação★★★★★
_______________

Uma Carta de Amor se tornou um dos meus livros favoritos de Nicholas Sparks. O autor que é meu queridinho, (como vocês bem sabem, rs) mais uma vez conseguiu me fazer chorar e sorrir no decorrer da leitura. A narrativa foi dividida em capítulos curtos e ações rápidas, o que tornou a leitura mais ágil. O clichê infalível de Sparks não podia faltar, ele nos mostra o amor verdadeiro, a tragédia, a superação e nos faz acreditar que milagres podem acontecer.

Na história conhecemos Theresa Osbourne, uma mãe divorciada que perdeu a fé no amor. Após anos de um casamento considerado perfeito, ela descobriu que o marido a traía e após a separação nunca mais conseguiu confiar em ninguém. Ela vive com o filho Kevin, um adolescente como qualquer outro, com seus próprios problemas e numa fase de mudanças própria da idade. 

Theresa leva uma vida atribulada em Boston, trabalha num jornal como colunista, cuida da casa e do filho e não tem tempo para si mesma. É quando ela decide tirar férias de tudo e vai para o litoral. Numa caminhada matinal pela praia, Theresa encontra uma garrafa contendo uma carta de amor. Na carta, o remetente chamado Garett expressa o amor e a saudade que sente da esposa. Suas palavras comovem Theresa, que decide partir em busca desse homem apaixonado e descobrir o que aconteceu com ele e com sua amada Catherine.

No começo a jornalista estava curiosa com a carta, mas após alguns dias se percebe atraída pelo homem que escreveu aquela mensagem. Com algumas informações e muita fé, ela consegue encontrar Garret. Ele é um homem solitário que perdeu a esposa num trágico acidente e nunca conseguiu seguir em frente. Vive atirando ao mar cartas para sua amada, como se assim, ela as pudesse ler.

O destino faz o possível e o impossível para unir esses dois e muitos dos nós encontrados na narrativa, são problemas comuns de casais, a distância, o medo do envolvimento, a saudade, a insegurança. Sparks nos traz um de seus melhores romances e consegue comover até o mais duro dos corações. Garett, ainda apaixonado pela falecida esposa, terá de encontrar um meio de seguir em frente, afinal, Catherine já se foi há três anos. E com o amor bem à sua frente mais uma vez, ele precisa fazer uma escolha: viver no passado ou deixá-lo para trás. 

Com cartas românticas ao extremo, frases clichês, amor verdadeiro e um clima gostoso de paixão, Uma Carta de Amor me fez suspirar e apesar de ser minha décima segunda leitura do autor, consegui me surpreender. Nicholas tem uma escrita única, impecável que nos dá esperança e faz o coração bater acelerado. Recomendo a leitura e o filme homônimo, vocês também vão se apaixonar!

"Mas agora, sozinho em casa, acabei compreendendo que o destino pode ferir alguém, assim como pode abençoá-lo, e fico perguntando por que, entre todas as pessoas no mundo que poderia ter amado, tive que me apaixonar por uma que foi levada para longe de mim." (p.48)

Sinopse: Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.” 

Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também. Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre.

"- Onde você está agora?
- Sentado na varanda, vendo o sol nascer. Por quê?
Theresa pensou na imagem que estava perdendo.
- Está bonito?
- É sempre bonito, mas hoje não estou gostando tanto quanto costumo gostar.
- Por que não?
- Porque você não está aqui comigo." (p.163)

Fonte:EditoraArqueiro|Skoob

21 comentários:

  1. Oi Mari :)
    Todas as resenhas que eu vi sobre esse livro foram positivas. Fico feliz que o Nicholas, que também é o meu queridinho rs, esteja se superando a cada história nova.
    Estou muito ansiosa pra ler Uma Carta de Amor logo. Minhas expectativas estão super grandes! Acho o enredo desse livro é um dos melhores do Nicholas. Amei essa ideia da carta, e estou muito curiosa para saber como é o encontro dos personagens. Deve ser muito lindo. <3 hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha. Sou fã do Nicholas Sparks, ele sempre me emociona e surpreende. Quero muito ler esse livro, pois só vejo resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  3. Não posso dizer que gosto muito dos livros do Nicholas, mas esse parece ser bem legal. Adorei a ideia dessa história, principalmente a parte de Garett mandar cartas para a falecida esposa. Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca consigo ler um livro do Nicholas Sparks sem chorar, os livros dele são tão fofos, lindos, e infelizmente, meio tristes rs É um dos meus autores preferidos e quero muito ler esse livro.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana! Ainda não li nenhum livro do autor, embora tenhas alguns dos seus títulos na estante. Este eu ainda não conhecia, mas se os "clichês infalíveis de Sparks" podem despertar tanta coisa boa como amor, superação e fé... Vou dar uma espaço para ele nas minhas próximas leituras... Deve valer a pena!
    Bjs
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro do autor e eu to querendo muito ler, todo mundo sempre me recomenda. Ja li algumas resenhas dos livros dele e vou te dizer que esse nao foi o que mais me chamou atenção não... Mas ainda sim leria. Me pareceu ser uma leitura bem leve! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nicholas Sparks também é o meu queridinho, amo tudo que ele escreve!! Esse parece ser especialmente triste, com as cartas e tudo mais. Acho que já vou providenciar os lencinhos, rsrs

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Ler Nicholas Sparks é morrer de diabetes. Li apenas um livro dele, Diário de uma paixão, e ás vezes acredito que tenha sido o suficiente. (?) Sempre que leio resenhas a respeito de seus livros, tenho a impressão de que estou sempre lendo a mesma sinopse. Mas enfim, não posso negar que embora seja tudo muito "doce", ele sabe usar as palavras e vez ou outra você suspira com a escrita simples, mas linda, que ele tem. Sobre esse livro, já ouvi falar a respeito da adaptação e até então não sabia que era baseado em sua obra.

    ResponderExcluir
  9. É a segunda pessoa que fala muito bem desse livro. Acho que vou dar uma chance muito em breve. Já li três livros do autor e só não fiquei muito fã de um. Acho que nossas opiniões serão iguais quanto a esse. Hahahah!

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  10. Que linda história em?Fiquei bem instigada a ler, adoro paixonitis assim, colocando em minha listinha.
    bjs
    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee..
    Mas uma resenha do Nicholas, e mais uma resenha maravilhosa.
    Nicholas sempre apaixonado e nos deixando acreditar no amor perfeito.
    Estou muito tempo sem ler Sparks, acho que vou fazer dele uma das minhas próximas leituras HAHAHA

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  12. Achei a história linda, assim como a maioria dos livros do tio Nicho ♥.♥
    Ele já estava na minha lista de leitura (que ta enorme, por sinal), quero leeeer. Mas cadê a grana ? E o tempo ? )):
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,
    tudo bem?
    Eu adoro cartas, geralmente todos os livros e filmes com cartas, são sensíveis, lindos e apaixonantes. Eu já esse filme e adorei!!!!!! Imagine, no tempo atual, encontrar uma carta dentro de uma garrafa??? É ou não é para sonhar??? É mágico!!!!!
    Quando disse que foi o melhor que leu até agora, eu acreditei, e fiquei com muita vontade de conhecer a escrita do autor começando por esse livro.
    Sua resenha inspirou o meu dia!!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa Mariana, que lindo! Amei sua resenha :D
    Eu também adoro os livros do Sparks, sei que muita gente fala que é clichê e bla, bla, bla...Mas eu nem me importo, adoro a maneira com que ele trata o amor <3.
    Fiquei muito, mas muito curiosa mesmo para ler esse livro! Parece ser incrível.
    Amei demais sua resenha, adoraria ter pedido de parceria com a editora, mas acho que não posso mais já que esse lançamento é do mês passado e só comecei a parceria esse mês! Mas com certeza quero compra-lo em breve.

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A escrita e o romance do Sparks não possuem efeito sobre mim! haha
    Não sou nenhum um pouco fã de seus livros que me parecem todos iguais, personagens repetidos, histórias de amor muito água com açúcar, algo que eu tento evitar ao extremo.
    Falemos desse livro, Theresa é totalmente carente e se apega a uma carta que ela achou no mar, que o autor escreve para sua mulher falecida, como se isso já não bastasse ela vai atrás dele e o encontra, os dois ficam no vai e não vai até desenrolar e surgir um amor que vai enfrentar dramas e traumas para que no fim fiquem felizes para sempre unidos por um amor...
    Enfim, tudo bem que é legal escrever cartas e histórias com cartas, só que por não gostar do autor, julgo antes mesmo de ler, eu sei e não creio que leria esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu li dois livros do Nicholas e não gostei muito não. Achei a escrita um pouco forçada e previsível. A história desse livro parece interessante, mas não me instigou para ler.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  17. Suspiros eternos por Nicholas... como ele consegue? *-*
    Vou acrescentar este livro na minha lista de compras, futuramente terei minha coleção Nicholas Sparks <3
    Amei a resenha!
    Ah Mari, lembro que eu conheci o livro "Como eu era antes de você" no seu blog, uma amiga vai me emprestá-lo! Já estou até imaginando minhas lágrimas no final . :'(
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro o Nicholas, então nem preciso dizer que esse livro está na minha listinha de desejados né? kkkkk' Adorei a sua resenha, tudo o que eu precisava saber da história você escreveu, estou super interessada nesse livro, quero conhecer a história de Therena e Garret, quero saber o que irá acontecer com esses dois, sem contar que o livro tem capítulos curtos e eu amo isso, pois assim a leitura flui mais rápido para mim *-*
    Enfim, adorei mesmo a resenha, agora quero muito ler o livro, espero ter a oportunidade logo ooo/
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mari!
    Para tudo! O sobrenome dela é Osbourne? Like Ozzy Osbourne? hahahaha Não consegui evitar, quando vi o nome logo lembrei do Ozzy.
    Enfim, não consigo me sentir atraída pelos livros do Nicholas, já li dois livros dele e não gostei, não é pra mim. Tem muito drama e nada de fantasia, além de alguns finais serem tristes. Esse enredo não chamou minha atenção, então não pretendo ler. Mas sua resenha está ótima, como sempre :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Mari! Como vai?
    Já tinha pesquisado sobre esse livro do Sparks, mas nunca sei o que esperar dele. Pelo menos uma morte, lágrimas, amor, mais lágrimas, frases fofas, e lágrimas, Bíblia, talvez... Ai, ai. Mesmo as obras do Tio Nick sendo, ao ver de alguns, "a mesma coisa", creio que cada história é diferente, e isso é óbvio, mas essa resenha realmente me impressionou. Espero ler em breve!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amei esse livro! Sua resenha é muito boa! Se eu não tivesse lido este livro, concerteza depois desta resenha eu iria ler.

    http://opsgarotaliterariaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...