agosto 26, 2013

[Livros] Cadeira de Balanço - Nivaldo Joaquim

Título Original: Cadeira de Balanço
Autor: Nivaldo Joaquim
Editora: Quártica Premium
Páginas: 103
Gênero: Conto
País: Brasil
ISBN: 9788582210185
Classificação★★★★☆
_______________

É com muito prazer que venho lhes trazer essa resenha, afinal Nivaldo Joaquim foi um dos primeiros autores à solicitarem parceria com o blog e me senti muito honrada, claro que aceitei na hora e confesso que me surpreendi muito com o conto que recebi. Fiquei com vontade de ler mais, afinal o que são cem páginas quando se tem uma boa história? Foi assim com Cadeira de Balanço...

Nivaldo nos apresenta uma trama que me lembrou bastante o livro A Cabana, não sei porque, mas me senti remetida à uma história com um grau de sensibilidade muito parecido com o de William P. Young.

Nesse conto conhecemos o viajante Michel que vive mundo afora montado em seu cavalo Bragado, com o desejo de explorar o mundo, conhecer novas terras, novas histórias. É exatamente o que ele encontra quando se depara com uma senhora sentada em uma cadeira de balanço, essa senhora é Luz, uma mulher cheia de segredos que vive à espera da sua pequena, ela não diz quem é essa pequena que tanto procura, mas diz que ela lhe manda cartas, essas cartas são repletas de histórias que vão nos envolver, comover e surpreender.

Apesar de complexo é uma leitura rápida, as páginas fluem facilmente, encontrei alguns erros de revisão, mas nada que incomode ou dificulte a leitura. Recomendo muito, e fiquem atentos pois o lançamento oficial do livro será na Bienal do Livro do RJ! Acompanhem o autor em sua página na web: Sonhos e Ilusões (nome inclusive, de seu primeiro livro publicado).

O livro trata de temas atuais e importantes como o bullying, a bulimia, a agressão doméstica, entre outros, somos levados à histórias que a pequena conta como se as tivesse vivido e quem sabe se não viveu? Luz está envolta de mistérios e é difícil saber o que é verdade e o que é fruto da sua imaginação e Nivaldo vai mais além, por que o que é fruto da nossa imaginação não pode ser a verdade? Ah, e se eu pudesse, sentaria numa cadeira de balanço e leria mais cem páginas narradas por Luz tranquilamente.

"A vida vai nos pregando algumas peças e a gente também prega peças à vida. Muitas vezes planejamos tanto alguma coisa e a deixamos de lado por um pequeno obstáculo, por algumas decisões que tomamos sem planejar antecipadamente. Mas, tem algumas decisões que tomamos por impulso, motivados pela paixão muito mais do que pela razão. Tem até quem diga que tais decisões são errôneas. Então me pergunto: Quem disse que a vida é toda razão? Que nossas decisões devem ser voltadas totalmente pela a razão e não pela emoção? A vida é emoção, paixão, dedicação. Só vive plenamente quem não tem medo de arriscar, que vai atrás daquilo que acredita, que ama, que deseja."

Sinopse: Cadeira de Balanço apresenta contos que relatam histórias supostamente vividas por uma única pessoa. Pelo menos é o que Luz, uma velha senhora, tenta mostrar para seu novo amigo Michel Strass durante a visita dele à sua fazenda. Luz vai ler e comentar os contos que sua pequena escreveu nas aventuras em que viveu mundo afora. Fica um clima de mistério, pois ela não fala quem na verdade era sua pequena, se era filha, neta, sobrinha. Somente fala várias vezes nela. Luz e Michel passam o dia conversando na varanda da casa onde ele a encontrou descansando na sua cadeira de balanço.
Os contos que Luz lê para seu amigo trazem temas importantes, que são constantemente discutidos pela sociedade, todos abordados de forma simples, uma leitura gostosa que deixa o gosto de quero mais.
Exploração Sexual, Bulimia e Anorexia, Bullyng, Violência e por último, mas não menos importante, Violência no Lar, são temas apresentados neste livro. Contos com histórias comoventes, de superação, trazendo à tona também valores esquecidos por muitos: Amor, amizade, perdão, persistência, entre tantos outros.
Tudo isso rodeado por um grande mistério: Quem de fato é a pequena da Luz? E até mesmo podemos perguntar: Quem é Luz? Uma visão, um fantasma ou foi tudo loucura da cabeça de Michel? Ah... Isso meu amigo leitor, você terá de descobrir. O que está esperando? Ainda não pegou sua cadeira?
Agora sim... Está confortável? Então viaje pelos contos de Estela, Clara, Ruth, Silvana e Letícia.

"- É, pode ter certeza que sua pequena é uma guerreira. Conseguir sair viva de uma situação desta não é para qualquer um.
- Outra coisa meu filho: devemos acreditar em nossos sonhos, correr atrás deles, mas tomar cuidado com os caminhos e os caminhantes desta vida."

40 comentários:

  1. Oie minha amiga =)
    Conhecendo esse livro agora, gostei da tua opinião, quero ler esse livro e ver como foi tratado esse problema tão visualizado e infelizmente faz parte do nosso cotidiano :s
    beliscões carinhosos da Máh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria, tudo bem? Queres conhecer um pouco mais do Cadeira de Balanço? Visite a fanpage www.facebook.com.br/livrocadeiradebalanco aguardo você lá. Abraços.

      Excluir
  2. Livros com esses tipos de tema são meio que raros para mim.Não vejo muitos nas livrarias :/
    Achei interessante,vou pesquisar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele. Vem pesquisar no meu blog www.nivajoaquim.blogspot.com.br e na fanpage do livro www.facebook.com.br/livrocadeiradebalanco Estou esperando sua visita. Abraços.

      Excluir
  3. Que legal, livros que retratam os problemas atuais da humanidade são realmente difíceis de ver nas livrarias, principalmente em formato de contos. Gostei bastante.

    GFC: Rayssa Gimenes

    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa. Cadeira de Balanço descortina este universo de problemas atuais, moldados com muito sentimento, angústia, alegria e tantas outras coisas que só vivendo o livro para entender. Quer conhecer um pouco mais? visite a fanpage www.facebook.com.br/livrocadeiradebalanco , espero sua visita. abraços.

      Excluir
  4. Gostei da resenha não conhecia o autor mais acho esses temas: bullying, a bulimia, a agressão doméstica, muito interessantes e delicados para lidar
    http://entreamorelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, muito prazer Nivaldo. Pronto agora já me conhece. (risos) Realmente estes temas são delicados e interessantes, mas a escrita fluiu de tal forma que torna a leitura gostosa e nos transporta facilmente ao centro das histórias narradas. Venha conhecer um pouco mais do Cadeira de Balanço na fanpage www.facebook.com.br/livrocadeiradebalanco . Abraço

      Excluir
  5. Oi Mariana. Primeiramente muito obrigado pela resenha. Fico feliz que tenha gostado, sinceramente até emocionado com a possibilidade de conseguir remetê-la a uma situação comparada com a leitura de A Cabana. Já estou postando um link para compra do livro, que poderá ir autografado (Caso o comprador queira). Sucesso e paz.

    ResponderExcluir
  6. "histórias supostamente vividas por uma única pessoa" como assim supostamente? O que quer dizer isso? aaah estou curioso --'
    Não conhecia nem o autor nem sua obra e parece ser mt bom (mesmo sendo o primeiro conto de 100 páginas que já vi '-' )
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor. Na verdade são cinco contos que formam o livro de 104 páginas. Visite a fanpage do livro, postei mais informações lá. www.facebook.com.br/livrocadeiradebalanco abraços.

      Excluir
  7. Concordo plenamente com o que foi colocado na discrição do livro. Cadeira de balança nos remete a pensar e analisar vários problemas sociais que são muitas vezes abordados somente nos programas sensacionalistas da tv. A abordagem dos temas são apresentadas através das vivencias dos personagens, demonstrando o inicio e consequência de tudo, sempre com uma mensagem de esperança focando principalmente para evitar que caiam nesses problemas que assolam tanto nossa sociedade. Como pedagoga, indico esse livro para ser usado em sala de aula. Estou fazendo um trabalho com meus alunos de quinto ano e eles adoraram as histórias e fizeram relatos surpreendentes, tendo até um assunto que causou na escola, que é a exploração sexual. Realmente recomendo. Nivaldo, meu amigo, você está de parabéns, pois além de divulgar um assunto com pouca publicação estará lançando uma sementinha de esperança aos nossos jovens para que não caiam nos mesmos erros das personagens do livro Cadeira de balanço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi obrigado pelo comentário. Precisamos espalhar mensagem aos quatro ventos. Bj

      Excluir
    2. Sabes que sempre vou torcer por você...Bjs...

      Excluir
  8. Oi Mariana,
    tudo bem?
    Primeiro quero falar dessa capa. Eu compraria o livro só por causa dela. A sensação é de uma tarde de domingo com seus avós contando histórias. Muito sensível, já me conquistou por aí.
    E gostei muito do livro "A Cabana", pronto, me convenceu.
    Parabéns pela resenha e sucesso para o autor!!!!!
    Já estou te seguindo
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila. Tudo bem? Que tal passar uma tarde sentada nesta Cadeira de Balanço contemplando e vivendo as histórias que nelas se escondem? Visite a fanpage para mais detalhes do livro https://www.facebook.com/livrocadeiradebalanco Abraços e muito obrigado.

      Excluir
  9. É primeira vez que vejo esse autor e fiquei bastante curiosa para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika. Visite meu blog e a página do livro, assim pode conhecer um pouco mais do meu trabalho. Obrigado pelo comentário. www.niva.joaquim.blogspot.com.br e www.facebook.com.br/cadeiradebalanco

      Excluir
    2. Corrigindo fanpage www.facebook.com/livrocadeiradebalanco

      Excluir
    3. Vou lá visitar a fanpage.

      Excluir
  10. Gosto muito do livro A Cabana, legal saber de um que tenha uma trama parecida. Não tinha conhecido nenhum livro do autor, e esse me chamou a atenção! ^^
    E concordo com comentários anteriores: a capa é linda demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela. Este é meu segundo trabalho.A capa retrata o ambiente onde são narradas as histórias, espero que gostem do conteúdo também. Visite a fanpage e o meu blog www.niva.joaquim.blogspot.com.br e www.facebook.com.br/cadeiradebalanco

      Excluir
    2. Corrigindo fanpage www.facebook.com/livrocadeiradebalanco

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, tudo bem?? Não conhecia o livro, nem o autor, mas é difícil encontrarmos um livro que trata de temas sérios de uma forma mais descontraída como você diz que a Luz narra. Também preciso comentar o quanto gostei da capa, linda!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka. Obrigado pelo comentário. Luz é uma encantadora contadora de histórias, certamente irá surpreender os/as leitores/as. Espero que você seja uma delas. Visite a fanpag e o blog para conhecer um pouco mais do autor e do livro. www.niva.joaquim.blogspot.com.br e www.facebook.com.br/cadeiradebalanco abraço.

      Excluir
    2. Corrigindo fanpage www.facebook.com/livrocadeiradebalanco

      Excluir
  14. Não conhecia o livro nem o autor, mas parece ser um livro mt bom! Fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. Obrigado pelo comentário. Quem tem lido está gostando bastante. Espero matar sua curiosidade. Mas, por enquanto vou aguçá-la um pouco mais: Que tal conhecer minha fanpage e meu blog? Abraços
      www.niva.joaquim.blogspot.com.br
      www.facebook.com/livrocadeiradebalanco

      Excluir
  15. O livro parece ser bem tenso, mas legal! Adorei a resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. Como a Mariana comentou "Apesar de complexo é uma leitura rápida, as páginas fluem facilmente..." Cadeira de Balanço é um misto de sentimentos e ensinamentos, quem ler certamente tirará uma bela mensagem. Pelo menos esta é a minha intenção, deixar uma boa mensagem aos leitores. Venha conhecer um pouco mais do Cadeira de Balanço.
      www.niva.joaquim.blogspot.com.br
      www.facebook.com/livrocadeiradebalanco

      Excluir
  16. Oi Mariana!!
    Não conhecia a obra, mas gostei da sua resenha. A cabana, foi uma das minhas últimas leituras e simplesmente amei, me tocou, me emocionou mesmo. E fiquei animada pela sua comparação em relação aos escritores. Espero poder adquirir depois do lançamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli. Você pode conhecer um pouco mais do Cadeira de Balanço no meu blog e na fanpage do livro, ficarei feliz com a visita. abraços
      www.nivajoaquim.blogspot.com.br
      www.facebook.com/livrocadeiradebalanco

      Excluir
  17. Oi Mariana

    Super interessante esse livro de conto, gostei muito de tua resenha e também eu, não conhecia o autor. Misteriosa essa Luz, hein? E dissertar sobre temas atuais nos fazendo pensar é sempre um lucro, é um filosofar suave. Adorei.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. OiJuliana. Realmente Luz é uma mulher cheia de mistérios, veja só como ela se apresenta ao seu novo amigo Michel:
      "... Por favor, qual seu nome?" Questiona Michel
      " Nome? Pra que nome? Quem precisa de nome? Diga-me, que nome gostaria que eu tivesse?..." Responde Luz.
      Venha conhecer um pouco mais do Cadeira de Balanço
      www.nivajoaquim.blogspot.com.br
      www.facebook.com/livrocadeiradebalanco
      Abraços.

      Excluir
  18. Oi Mariana.
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei de saber que te lembrou A Cabana, e principalmente que trata de assuntos da realidade atual.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty. Conheça um pouco mais no meu blog www.nivajoaquim.blogspot.com.br e www.facebook.com.br/livrocadeiradebalanco

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...