agosto 05, 2013

[Livros] A Menina que Não Sabia Ler - John Harding

Título Original: Florence & Giles
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
Gênero: Ficcão, Romance, Suspense
País: Reino Unido
ISBN: 9788562936111
Classificação★★★★☆
_______________

A Menina que Não Sabia Ler é um livro difícil de classificar, eu confesso que a tradução do título para o português nos ilude um pouco a respeito da história, afinal somos induzidos a compará-lo com A Menina que Roubava Livros, e esse foi um dos maiores motivos pelos quais li o livro. Mas ao virar as primeiras páginas, percebemos que o tipo de leitura é completamente diferente e vemos que não há semelhança alguma na escrita de Markus Zusak e John Harding.

Obviamente foi algum tipo de marketing para gerar interesse nos leitores brasileiros. O título americano tem mais a ver com a história, Florence e Giles, em sua linguagem original, nos explica mais sobre nossa protagonista Florence, uma menina orfã, que é proibida pelo tio de aprender a ler, e mantém a paixão pelos livros em segredo. Flo, como é chamada pelo irmão Giles, é apaixonada pela ala proibida da casa, a biblioteca. Lá ela fica por dias, horas, escondida dos criados da casa e os livros se tornam a coisa mais próxima de família que ela já teve.

Seu irmãozinho é mandado para a escola, mas não se adapta à rotina dura do colégio, tendo assim que voltar para casa, obrigando seu tio a contratar uma preceptora para ensiná-lo em casa. É aí que a história realmente começa, pois a menina de doze anos nos conta seus temores, suas visões e os segredos da tal preceptora.

Toda a história passa a ser apenas descrita do seu ponto de vista, ficando assim difícil de discernir o que é real e o que foi fabricado pela imaginação fértil de Florence. Única coisa que sabemos de fato é que essa era a real intenção do autor, confundir e deixar aos leitores uma interrogação. A trama termina cheia de pontas soltas e fatos desconexos, que acabaram por decepcionar muitos leitores, comigo foi diferente, depois de superada a frustração com o final, consegui entender melhor o que tinha lido, só foi decepcionante porque o título nos faz esperar outra coisa.

Confesso que reli as últimas páginas algumas vezes, na esperança de ter deixado algo escapar, mas entendi que essa era a intenção de Harding, deixar dúvidas e questionamentos para que o livro pudesse ser interpretado por cada um de maneira diferente. No final do livro chegamos a uma conclusão: Florence é capaz de tudo para proteger seu irmão, você não seria? E o melhor de tudo, é ver que os livros podem te fazer perder a cabeça, não podem?

"Ninguém passa por essa vida ou mesmo por parte dela sem que algo esteja escrito em algum lugar."

Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

"Amaldiçoei-o por ter entrado em minha vida e por todos os inconvenientes e, ao mesmo tempo, vi-me sentindo sua falta e desejando que estivesse ali."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...