agosto 05, 2013

[Livros] A Menina que Não Sabia Ler - John Harding

Título Original: Florence & Giles
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
Gênero: Ficcão, Romance, Suspense
País: Reino Unido
ISBN: 9788562936111
Classificação★★★★☆
_______________

A Menina que Não Sabia Ler é um livro difícil de classificar, eu confesso que a tradução do título para o português nos ilude um pouco a respeito da história, afinal somos induzidos a compará-lo com A Menina que Roubava Livros, e esse foi um dos maiores motivos pelos quais li o livro. Mas ao virar as primeiras páginas, percebemos que o tipo de leitura é completamente diferente e vemos que não há semelhança alguma na escrita de Markus Zusak e John Harding.

Obviamente foi algum tipo de marketing para gerar interesse nos leitores brasileiros. O título americano tem mais a ver com a história, Florence e Giles, em sua linguagem original, nos explica mais sobre nossa protagonista Florence, uma menina orfã, que é proibida pelo tio de aprender a ler, e mantém a paixão pelos livros em segredo. Flo, como é chamada pelo irmão Giles, é apaixonada pela ala proibida da casa, a biblioteca. Lá ela fica por dias, horas, escondida dos criados da casa e os livros se tornam a coisa mais próxima de família que ela já teve.

Seu irmãozinho é mandado para a escola, mas não se adapta à rotina dura do colégio, tendo assim que voltar para casa, obrigando seu tio a contratar uma preceptora para ensiná-lo em casa. É aí que a história realmente começa, pois a menina de doze anos nos conta seus temores, suas visões e os segredos da tal preceptora.

Toda a história passa a ser apenas descrita do seu ponto de vista, ficando assim difícil de discernir o que é real e o que foi fabricado pela imaginação fértil de Florence. Única coisa que sabemos de fato é que essa era a real intenção do autor, confundir e deixar aos leitores uma interrogação. A trama termina cheia de pontas soltas e fatos desconexos, que acabaram por decepcionar muitos leitores, comigo foi diferente, depois de superada a frustração com o final, consegui entender melhor o que tinha lido, só foi decepcionante porque o título nos faz esperar outra coisa.

Confesso que reli as últimas páginas algumas vezes, na esperança de ter deixado algo escapar, mas entendi que essa era a intenção de Harding, deixar dúvidas e questionamentos para que o livro pudesse ser interpretado por cada um de maneira diferente. No final do livro chegamos a uma conclusão: Florence é capaz de tudo para proteger seu irmão, você não seria? E o melhor de tudo, é ver que os livros podem te fazer perder a cabeça, não podem?

"Ninguém passa por essa vida ou mesmo por parte dela sem que algo esteja escrito em algum lugar."

Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

"Amaldiçoei-o por ter entrado em minha vida e por todos os inconvenientes e, ao mesmo tempo, vi-me sentindo sua falta e desejando que estivesse ali."

27 comentários:

  1. Eu baixei o pdf desse livro mas ainda não li.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Beijinhos
    http://llaranjas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! =D
    Já tinha visto o livro mas ele não tinha me interessado muito, ao contrário de você {eu acho} eu não gosto de estórias que não tem um ponto final, mas quem seba esse não pode ser bom? Fiquei bem curioso e adorei a resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também me enganei com o livro devido ao título. E foi uma enorme decepção literária. Enorme, mesmo. Odiei o livro.

    Beijinhos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei nem um pouco desse livro, foi o livro que eu me arrependi muito de ler, achei a história um pouco sem nexo.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha,mas te confesso que nunca tive interesse por esse livro :s
    E mesmo assim acho que não leria !

    :*

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca tive muito interesse nesse livro. Nem a sinopse e a capa me atrai. Mas você quase, quase mesmo, me fez ter vontade de ler. uashuasuash Tenho tantos livros não-lidos na minha estante que nem consigo pensar em comprar outros. asuhasuasuas
    Beijoos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro costuma sempre dividir opiniões. Nem todas as pessoas gostam de ler um livro, terminá-lo e ver que ficaram pontas soltas, pois sempre há o desejo de uma revelação que conecte todos os fatos, como uma explicação.
    Achei o livro muito bem resenhado e já até pensei em comprar uns tempos atrás, pois estava mto barato em um site de vendas. Ele é edição pocket ? Pois o que eu vi estava.
    PS: Como não há explicações, não sei se leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, não é pocket não .. Também comprei ele em oferta, acabei pagando R$ 10,00.. é uma boa leitura, mas confesso que o final é frustrante. Minha primeira impressão foi que tinha odiado o livro, mas depois pensei um pouco mais e vi que só me decepcionei porque estava esperando um outro livro, visto que o título nos engana.. rs.

      Excluir
  8. Olá!

    Li outras resenhas desse livro e todas dizem o mesmo, que o marketing foi bem enganoso e a maioria também não gosta do seu final. Acho a história bem interessante, pois gosto de mistério. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiiii!!
    Sempre que tem promoção na submarino eu penso em comprar esse livro maaaas eu sempre vejo outros que chamam mais a minha atenção, assim como você também me iludo que vai ser algo na linha de A Menina Que Roubava Livros, que é um livro lindo *-* gostei da sua resenha, mas ainda não decidi se vou ou não comprá-lo :p haha
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo em uma promoção! rs

    Seguindo de volta seu blog, obrigada pela visita!
    Beijinhos!

    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariana, tudo bem?

    Não sabia sobre isso do título, realmente essa mudança nos faz esperar por algo diferente do que o livro parece apresentar, isso é muito ruim pq. criamos expectativas falsas né?
    O final tão aleatório também parece ser um ponto negativo, mas o que importa mesmo é a mensagem que o autor passou, e essa parece ser bem bonita.

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  12. Também li ele depois de ler "A Menina Que Roubava Livros", que claro, há um marketing por tras disso. Mas, eu achei o livro sensacional. O final é meio louco, mas ainda assim gostei. Vale ser lido =)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sempre que leio resenhas desse livro fico dividida, porque o que mais me desperta é o título, mas após ler a resenha fica claro que não é aquilo que eu esperava. Ainda assim, acho que gostaria de ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Ótima resenha!

    Beijos!
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já vi varias pessoas falando que é um otimo livro, mas ainda não tive vontade de lê ele..http://entreamorelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ai Mari, confesso que pra mim foi super complicado terminar esse livro. Mas sempre gosto de terminar um livro pra ter uma opinião completa. Achei muito confuso, como você disse não dá pra saber o que a Florence pensa e o que é imaginação dela...Não gostei. Também acabei me iludindo com o título do livro e pensando no Zusak.

    Beijos!!

    Ka com K

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Nunca tive vontade de conhecer esse livro, os leitores, principalmente os blogueiros, vivem dizendo que a leitura é um pouco dificil, e muitos deles acabaram não gostando do livro. Tenho medo de começar a lê-lo e me arrepender depois...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei esse livro há um tempo e ainda está na minha lista de "Leituras futuras."
    A sinopse me chamou a atenção e eu descobri que precisava lê-lo.
    Eu gosto quando histórias terminam com "Pontas Soltas" mexe com a imaginação do leitor, e eu gosto de testar a minha.
    Espero não me arrepender de tê-lo comprado.

    ResponderExcluir
  18. Oi Mariana!!

    Acabei ganhando este livro da minha irmã ano passado e não li ainda. Sempre que vejo resenhas do livro todas descrevem a mesma coisa em relação ao título. Estou curiosa pelo livro,mas acabo sempre " pulando" ele. Mas como você gostou e disse que cada um tem sua forma de percepção do livro, vou tentar ler o mais breve possível, sua resenha foi clara e simples, gostei bastante!!
    Bjuss querida =)

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não consigo entender este livro, naca contra sua resenha ele está ótima. Mas sei lá, ele me parece tão confuso. Odeio essas mudanças bruscas no título, algumas são necessárias, mas no caso dessa acho que nem tanto e não gosto de finais com pontas soltas, acabei de ler Questões do Coração e estou pela hr da morte --'.
    Super Abraço, Victor Rosa!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Já li esse livro, mas já faz algum tempo e lembro de ter gostado dele. Hoje quando vejo algumas resenhas, fico com vontade de ler novamente só pra poder dar uma opinião concreta.

    ResponderExcluir
  21. Ai cara, já tive muita vontade de ler esse livro, mas li tantas resenhas e comentário ruins sobre ele que fui perdendo a vontade, sabe? A maior reclamação foi que ele acaba meio que do nada, aí complica!

    ResponderExcluir
  22. Hmmm, sei não. Nunca tive interesse por ele, agora, então, acho que não vou ler. Parece que todo mundo achou ele meio "frustrante"...

    ResponderExcluir
  23. Pelo que vejo por ai muitas pessoas não gostaram muito dele não, mas cada um tem sua opinião, talvez quando nos mesmos lermos ele, podemos até gostar. Sua resenha foi bem explicita do seu ponto de vista do livro, o que me estimou ainda mais querer lê-lo. Beijinhos Mari!!

    ResponderExcluir
  24. Confesso que também fiquei muito frustrada com o final do livro. Mas depois fiquei me questionando se realmente Florence faria qualquer coisa por Giles. E cheguei a conclusão que sim, pois caso contrário ela não teria feito o que fez. E como você disse, realmente é um livro muito difícil de classificá-lo. Adorei a resenha, me fez compreender mais um pouco da história.
    Nova seguidora. Adorei o blog Mariana. ;)

    ResponderExcluir
  25. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  26. Já li o primeiro livro e pode-se dizer que comi ele. Logo que para lê-lo eu sabia de uma coisa: ou eu iria amá-lo ou iria abandoná-lo. Não são todas as pessoas que amam esse livro e também não são todas que não gostam. Gostei muito desse livro <3 Realmente seu final foi de tirar o fôlego. Havia partes dele que eu tinha medo de ler a noite (HAHAHAHA).
    Encontrei ele para baixar (aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Menina-Que-Nao-Sabia-Ler), mas nao encontro o segundo, help???

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...