maio 14, 2014

[TAG] Como você escolhe seus livros?

Oi pessoal, tudo bem? Fui indicada pela Maiah, do blog Just One Moment, para responder uma TAG chamada “Como você escolhe seus livros?” Ela consiste em pontuar cinco aspectos que levamos em consideração na hora de escolher um livro para ler. Venha ver o que eu respondi:

Alguns dos meus livros <3
  • Gênero: Acho que escolher uma leitura pelo gênero é uma atitude unânime entre os leitores. Vocês sabem, claro, que eu sou uma romântica e sou louca por histórias de amor. Então romances dramáticos sempre estão no topo da minha lista de leituras prioritárias.
  • Autor: Escolher o livro por autor é um crime do qual eu me considero culpada. Se eu tiver 78 livros (o que no caso tenho no momento) para ler e tio Nicholas Sparks lançar mais um livro clichê, romântico e em que alguém morre no final, eu largo tudo pra correr atrás desse romance. Os autores que instantaneamente furam a fila são Nicholas Sparks, Kristin Hannah, John Green, Richard Paul Evans, Mauricio Gomyde, Khaled Hosseini, Markus Zusak, Cecelia Ahern, Samanta Holtz e J.K. Rowling.
  • Indicações: Se um livro está sendo muito comentado na blogosfera, nos grupos literários ou mesmo no meu círculo de amigos eu compro na hora. Sim, isso é o que faz o nosso trabalho como blogueiros ter recompensas e isso de fato, acontece. As editoras nos dão livros para que nós opinemos e façamos o marketing deles, se a história é boa, faço questão de anunciar para Deus e o mundo.
  • Capa/Sinopse: Coloquei dois elementos nesse item porque apesar de uma capa bonita influenciar e muito na minha escolha por livros, só uma capa bonita não me faz desembolsar $$. Uma capa bonita me faz pegar o livro, folheá-lo, cheirá-lo, ler a sinopse e aí sim, deduzir se vou ou não gostar da história. Dificilmente me engano, por isso o Love Lovers tem tantas resenhas positivas, é muito raro eu escolher um livro pela sinopse e acabar detestando. Esse ano isso aconteceu poucas vezes.
  • Humor: Sim, eu escolho livros de acordo com meu humor. Tem dias em que estou naquela bad e aí tudo o que eu quero é ler um livro mais leve, talvez até um YA para desanuviar. Nos dias em que estou muito sentimental, me jogo de cabeça num bom drama e deixo minha tristeza transbordar pelos olhos, acompanhada de um bom pote de sorvete, claro. 

Bom queridos, é isso! Essas foram as minhas respostas, espero que vocês tenham gostado. Para responder a TAG indico as lindas Silvana do Love Read My Books, a Ariana do Ária Books e a Pétala do Expressão Moda e Literatura.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da TAG :D Mas fiquei me perguntando na parte dos Autores se você não compra livros dos nossos autores brasileiros. E eu escolho meus livros por indicações tb :D

    Abraço,
    http://interessantedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu certamente concordo com a seleção por Capa e Gênero, apesar de estes serem métodos frequentemente criticados. Vou postar a TAG também!

    www.cafecomletras.tk

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas respostas Mariana! Fico feliz que tenha respondido a tag. Adorei a foto que você colocou :D
    Suas escolhas foram até um pouco parecidas com as minhas, minha primeira opção é o gênero, acho que isso é meio que unânime! Também dou muita importância a opinião dos meus colegas blogueiros, sempre que um livros está sendo bem comentado coloco ele imediatamente na minha listinha :D

    Beijo :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você é muito parecida comigo. Escolho da mesma forma e temos preferência pelos mesmos autores. Muito boa sua postagem :3
    http://nosnosdavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha aqui, D. Mari, estou desgostoso por não ter me indicado. Relações cortadas, viu? Hahahahaha! <3 Gostei dos seus aspectos, eu particularmente escolho por identificação com a história. Só não faço isso quando tenho milhões de pendências de parceria. Hahahaha!

    Beijo enorme,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da tag, quem sabe um dia eu responda ela também. :D
    Também utilizo critérios parecidos, mas atualmente eu tenho dado mais atenção aos livros indicados/resenhados.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a tag, o que não é nenhuma novidade, mas achei muito interessante e me identifiquei muito com o que você respondeu. Principalmente em relação ao que você diz sobre os livros de determinados autores, já que sempre dou prioridade aos meus autores favoritos e às vezes fico até com receio de pegar um livro quando sei que vou receber obras de tais autores, já que vou acabar deixando de lado de qualquer forma. Aliás, gostei de ver você citando a Samanta Holtz. *-*
    Também me identifiquei sobre a sinopse e exatamente por ela que costumo ter boas experiências. Raramente as leituras são ruins.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Mariana,

    Não conhecia essa TAG, achei bem legal e diferente, escolho livros pela sinopse, indicações e por autores que já estou acostumado a ler, mais as belas capas me atraem e por esse motivo conheci o excelente livro A Montanha e o Rio......abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sempre fico entre o suspense e o terror, risos...

    Bjos

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Mari *-*
    Adorei a TAG, nunca tinha visto. Adorei suas respostas! *-*
    Também sou que nem você, se gosto de um livro, indico para todos, e raramente me decepciono com os livros que compro pela capa e pela sinopse. kkk

    Beijos,
    Denise Valente
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da TAG, principalmente da foto que achei linda <3.
    Também tenho alguns autores que são prioridades, nem preciso ler a sinopse do livro e já quero comprar, hahaha.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. A maioria das vezes eu os escolho pela capa. Ou as vezes por recomendações.
    Não vou muito pelo gênero. Gosto de todos se for pensar...
    Boa Semana.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  14. Ah que coisa linda! Eu lendo a tag aqui e eis que vejo no fim que fui indicada pra responder hahah
    Adorei suas respostas! Vou responder em breve ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da tag e de conhecer mais sobre hábitos literários.
    Ainda não li nada do Sparks, acredite.
    Mas um dia isso vai mudar.
    Meu negócio é fantasia e quase não leio romance.
    Adorei.
    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Mariana! Primeiro, obrigado por me inserir no grupo [II]Blogueiros que Retribuem, bacana a ideia de interação com o pessoal.

    Sobre a Tag, acho que meus 5 pontos não diferem muito dos seus. Na ordem, acho que seria: Capa/sinopse, autor, gênero, indicações e (agora sim, diferenciando um pouco das suas escolhas) originalidade da trama, porque apesar de ser de um tipo de gênero que gosto, vejo se já não é um tipo de história já batida ou clichê.

    Muito bonito o seu espaço. Eu faço parte de um blog e podcast chamado Leituracast

    ResponderExcluir
  17. Olá Mari!
    Não conhecia a tag, gostei bastante das suas respostas e me identifiquei com várias, amei o blog, esta lindo, parabéns! Estou te seguindo.
    Beijos!
    www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie :)
    Adorei a tag ♥
    Também levo o gênero bem em conta quando vou escolher um livro, mas confesso que a Capa também conta para mim! Se a capa não me interessar tanto é raro eu comprar o livro, a não ser que eu já tenho lido comentários sobre ele ou algo do gênero!!!!! Sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas é quase que impossível eu não fazer isso :/
    Beijos
    Cupcake de letras

    ResponderExcluir
  19. Muito boa essa TAG Mariana. Também gostei muito das tuas respostas. Algumas coincidem comigo. Gostei muito também porque ela nos permite conhecermos melhor a blogueira e um pouco de aproximação não faz mal a ninguém não é mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Adorei essa tag... Tenho o gosto bem parecido com o seu, rs
    Um beijo, amei o blog
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amo tags!! O primeiro aspecto para eu escolher um livro é pela sinopse. Se eu ler a sinopse e gostar eu leio. A capa também influencia muito em mim.
    Amei essa tag e nooooooooooooossa, quantos livros hein? beijo

    ResponderExcluir
  22. Legal a tag,
    no momento não estou estou escolhendo minhas leituras, tenho lido por ordem de chegada, para dar uma organizada e não deixar nenhum empacar na estante.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu escolho meus livros pela sinopse, depois pela capa e depois por indicação. Por autor também.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  24. Oi, Mari, como vai?
    Eu escolho... de formas hiper variadas kkk mas geralmente é Título e capa.
    PRINCIPALMENTE, título *-*

    http://incriativos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Vishi, achei que fosse a única que escolhia livros pelo meu humor hahah
    Me sinto até envergonhada de dizer isso, mas seguidamente eu escolho livros pela capa também e.e
    Beijos,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari linda!
    Eu tinha visto essa TAG e adorado!
    Eu também escolho livros pelo meu humor! rs
    E também pela capa, mas assim como você, leio a sinopse, pois só a capa não é suficiente para determinar a compra.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Mari!!!
    Primeiramente, obrigada por me indicar na tag!!! Responderei mais do que breve :D
    É sempre maravilhoso compartilharmos com os leitores como escolhemos os livros... Amei de fato essa tag!
    E posso te afirmar com toda certeza do mundo!!! Você é culpada por meu envolver no mundo do tio Nicholas!!! Tenho mais 3 livros na estante me aguardando para serem lidos... Mas, pelo que você pode notar, estou me preparando psicologicamente rsrsrs Se lê-los um atrás do outro é capaz de acabar com o papel higiênico de casa de tantas lágrimas capazes de cair :D
    O casamento acabou comigo menina!!! Que livro de história linda :D Mal posso perder pelos outros :D
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...