abril 14, 2015

[Livros] Pausa - Collen Hoover (Slammed #2)

Título Original: Point Of Retreat
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 301
Gênero: Ficção, New Adult
País: EUA
ISBN: 9788501401892
Classificação★★★☆☆
_______________

Depois da leitura de Métrica, eu devorei Pausa esperando que Colleen Hoover me surpreendesse novamente com uma história incrível. Infelizmente, o segundo volume da trilogia deixou a desejar e a narrativa excessivamente dramática de Colleen Hoover, dessa vez foi previsível e forçada. É um bom livro, mas não se tornou uma das minhas leituras favoritas, nem de longe.

Tragédia é algo que sempre se encontra nos livros de Collen, porém, dessa vez, a autora pecou pelo excesso. [spoilerdolivroanterior] Como se já não bastasse matar os pais de Will e depois os de Layken, o segundo livro reserva ainda mais drama e sofrimento. Justamente quando o leitor acha que as coisas vão caminhar para um final feliz, tudo desmorona novamente. [/spoilerdolivroanterior]

Eu sou completamente apaixonada pelo personagem Will Cooper, e talvez goste tanto dele quanto odeio a Layken. A imaturidade da protagonista e suas crises são mais uma vez o ponto fraco da história. O grande impedimento nesse segundo volume de Slammed é que a ex-noiva de Will voltou do além, do inferno, sei lá de onde, querendo recuperar o 'amor da sua vida'. O casal Will e Lake, acaba, então, enfrentando a mais séria de todas as crises. Uma crise, aliás, completamente desnecessária e exagerada.

É bem aquela história de 'ah, logo agora?' Exatamente quando Will, Lake, Caulder e Kel estavam reconstruindo suas vidas. E esse joguinho de momento triste vs momento feliz dura o livro todo. A ex arrependida, o namorado que não sabe o que fazer e a namorada enciumada. Uma fórmula já batida e que dentro de uma trilogia tão bonita, intensa e inovadora, acabou ficando deslocada.

Enquanto Will tenta provar seu amor por Lake, ele sofre e sofre muito. A garota desconfiada do namorado o ignora completamente e a infantilidade da protagonista retorna em seu ápice. Pode-se dizer que Layken passa metade do livro esculpindo abóboras, de novo. E depois de grande parte do livro, temos a impressão de que ainda não aconteceu nada. E não aconteceu mesmo.

Quase como que em resposta às nossas súplicas, Colleen dá uma reviravolta na história. Essa reviravolta, porém, é revoltante e desnecessária. O drama excessivo e a previsibilidade dos acontecimentos estragam a beleza do livro e ofuscam o que o título 'Pausa' quer dizer. Em inglês o título original é 'Point Of Retrait', que significa ponto de recuo. Quem leu sabe que essa expressão faz todo o sentido durante a narrativa, e significa muito para o casal. Infelizmente, os pontos positivos do livro ficaram apagados em meio a tantas tragédias e desgraças. 

Apesar de tudo o que escrevi, eu não poderia terminar essa resenha deixando a impressão de que detestei Pausa. É impossível não gostar de Will Cooper e de suas poesias. O slam, sempre presente na trilogia, torna-se cada vez mais cheio de sentimento. É uma leitura que vale a pena por cada uma das composições únicas do personagem, e as três estrelinhas que reservei ao livro foram conquistadas especificamente nesses momentos. Espero que o terceiro e último livro da série nos reserve mais slam e menos drama.

"Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para você uma janela para minha alma. Mas eu deixaria a janela fechada e trancada, assim, toda vez que você tentasse olhar por ela... tudo o que você veria seria o seu próprio reflexo. Você veria que minha alma é um reflexo de você." (p. 64)

Sinopse: Destinados um ao outro, Layken e Will superaram os obstáculos que ameaçavam seu amor. Mas estão prestes a aprender, no entanto, que aquilo que os uniu pode se transformar, justamente, na razão de sua separação. O amor pode não ser o bastante.

Depois de testado por tragédias, proibições e desencontros, o relacionamento de Layken e Will enfrenta novos desafios. Talvez a poesia desse casal acabe num verão solitário... Sem direito a rimas ou ritmo. A ex-namorada de Will retorna arrependida de ter deixado o rapaz. E está disposta a tudo para reconquistá-lo. Insegura, Layken começa a ler novas reações no comportamento do rapaz. E na insistência para adiar a "primeira vez" de ambos. 

Presos em uma ironia cruel do destino, eles precisam descobrir se o que sentem é verdadeiro ou fruto da extraordinária situação que os uniu. Será que é amor? Ou apenas compaixão? Layken passa a questionar a base de seu relacionamento com Will. E ele precisa provar seu amor para uma garota que parece não conseguir parar de "esculpir abóboras". Mas quando tudo parece resolvido, o casal se depara com um desafio ainda maior - e que talvez mude não só suas vidas, mas também as vidas de todos que dependem deles.

"Antes de nós dois cairmos no chão. Antes da batalha, antes da guerra... você precisa saber que eu aguentaria mais cinquenta e nove. Faria o que fosse necessário para deixar você vencer. Recuaria tudo de novo e de novo e mais uma vez." (p. 96)


4 comentários:

  1. É difícil uma continuação chegar aos pés de seu antecessor, quando este é muito bom. Eu já sabia que você adora a Colleen e gostou bastante do primeiro volume de Slammed, fiquei triste quando vi que não aconteceu o mesmo com esse... ): Nunca li Colleen, mas tenho uma curiosidade. Talvez comece com Hopeless, mesmo.
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É difícil uma continuação chegar aos pés de seu antecessor, quando este é muito bom. Eu já sabia que você adora a Colleen e gostou bastante do primeiro volume de Slammed, fiquei triste quando vi que não aconteceu o mesmo com esse... ): Nunca li Colleen, mas tenho uma curiosidade. Talvez comece com Hopeless, mesmo.
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari =)
    Eu amei Métrica, mas realmente Pausa é muito dramático e dramas desnecessários, mas mesmo assim não deixou de me encantar, eu adoro as crianças, Layken realmente não convence muito, Will é puro amor.
    Adorei sua resenha e me diverti em algumas partes.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari não li nenhum livro deste autor apesar de ouvir falar muito dos livros dele,talvez por isso mesmo já que não sou muito fã ler livros que estão na "moda" porque sempre a expectativa é maior ai o livro acaba deixando a desejar mas adorei a resenha e devo deixar este livro para o fim da minha lista

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...