Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 80
Gênero: Ficção, Graphic Novel, Contos
País: Inglaterra
ISBN: 9788580576672
ISBN: 9788580576672
Classificação: ★★★★★
_______________
Brilhante! Eu não poderia usar outro adjetivo para qualificar mais esta obra de Neil Gaiman. Significativa, genial, inteligente, essa história é mais do que apenas uma história. Em A Verdade é Uma Caverna nas Montanhas Negras, entendemos por que Gaiman é considerado um dos maiores autores da literatura inglesa contemporânea. Filosofia e ficção se fundem em uma narrativa rica e bem desenvolvida, que conduz o leitor de olhos fechados por uma trilha tortuosa em direção a uma caverna nas montanhas onde a verdade se esconde.
Quando vi o título do mais recente lançamento de Gaiman, associei-o ao mito da caverna de Platão e esperava que essa alusão ao conceito de verdade fosse nortear o livro. Acertei. De fato, o mito da caverna está representado no texto e a verdade é o ponto alto na narrativa. O que eu não esperava era que o autor conseguisse atar todo o conceito a uma belíssima história e que o resultado fosse tão absurdamente incrível.
Os personagens de Gaiman são propositalmente pouco descritos. Sabe-se pouco ou quase nada sobre cada um deles e essa superficialidade é o que nos prepara, ou melhor, não nos prepara para o que encontraremos na caverna. A caverna, que é uma metáfora para a ignorância e a sabedoria, esconde tesouros inimagináveis e com eles uma maldição. Aqueles que levarem de lá um pouco de ouro, pagarão com um pouco de sua alma.
Um anão, um border reaver e uma longa jornada. Duas histórias conectadas pela caminhada em busca da caverna. Não vou falar mais sobre a história, pois todo e qualquer detalhe deve ser compreendido em um determinado momento da narrativa. O caminho pelo qual os protagonistas seguem é perigoso e cada escolha pode mudar suas vidas para sempre.
Com ilustrações fantásticas de Eddie Campbell, este livro de Neil Gaiman é mais que uma obra literária, é uma obra de arte. O projeto editorial dá uma maior complexidade ao todo e se me é permitido um derradeiro elogio, devo dizer que foi um dos melhores livros que eu já li na vida.
"Encontramos uma velha com um homem que ela dizia ser seu neto, descendo a colina. (...) Ela falou que leria nossa sorte na palma das mãos se tivéssemos moedas para as mãos dela. Dei à velhota um penny surrado, e ela leu minha mão.
- Vejo morte no seu passado e morte no seu futuro - disse ela.
- A morte aguarda no futuro de todos nós - respondi." (p. 18)
Sinopse: Publicada inicialmente em uma coletânea de contos do autor, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo. Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor.
"- A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras. Há somente um caminho até lá, e um caminho apenas. Um caminho árduo e traiçoeiro. E, se seguir na direção errada, vai morrer sozinho na estrada." (p. 27)
Fonte:EditoraIntrínseca|Skoob