abril 26, 2015

[Livros] A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras - Neil Gaiman

Título Original: The Truth Is A Cave In The Black Mountains
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 80
Gênero: Ficção, Graphic Novel, Contos
País: Inglaterra
ISBN9788580576672
Classificação★★★★★
_______________

Brilhante! Eu não poderia usar outro adjetivo para qualificar mais esta obra de Neil Gaiman. Significativa, genial, inteligente, essa história é mais do que apenas uma história. Em A Verdade é Uma Caverna nas Montanhas Negras, entendemos por que Gaiman é considerado um dos maiores autores da literatura inglesa contemporânea. Filosofia e ficção se fundem em uma narrativa rica e bem desenvolvida, que conduz o leitor de olhos fechados por uma trilha tortuosa em direção a uma caverna nas montanhas onde a verdade se esconde.

Quando vi o título do mais recente lançamento de Gaiman, associei-o ao mito da caverna de Platão e esperava que essa alusão ao conceito de verdade fosse nortear o livro. Acertei. De fato, o mito da caverna está representado no texto e a verdade é o ponto alto na narrativa. O que eu não esperava era que o autor conseguisse atar todo o conceito a uma belíssima história e que o resultado fosse tão absurdamente incrível.

Os personagens de Gaiman são propositalmente pouco descritos. Sabe-se pouco ou quase nada sobre cada um deles e essa superficialidade é o que nos prepara, ou melhor, não nos prepara para o que encontraremos na caverna. A caverna, que é uma metáfora para a ignorância e a sabedoria, esconde tesouros inimagináveis e com eles uma maldição. Aqueles que levarem de lá um pouco de ouro, pagarão com um pouco de sua alma.

Um anão, um border reaver e uma longa jornada. Duas histórias conectadas pela caminhada em busca da caverna. Não vou falar mais sobre a história, pois todo e qualquer detalhe deve ser compreendido em um determinado momento da narrativa. O caminho pelo qual os protagonistas seguem é perigoso e cada escolha pode mudar suas vidas para sempre. 

Com ilustrações fantásticas de Eddie Campbell, este livro de Neil Gaiman é mais que uma obra literária, é uma obra de arte. O projeto editorial dá uma maior complexidade ao todo e se me é permitido um derradeiro elogio, devo dizer que foi um dos melhores livros que eu já li na vida.

"Encontramos uma velha com um homem que ela dizia ser seu neto, descendo a colina. (...) Ela falou que leria nossa sorte na palma das mãos se tivéssemos moedas para as mãos dela. Dei à velhota um penny surrado, e ela leu minha mão.
- Vejo morte no seu passado e morte no seu futuro - disse ela.
- A morte aguarda no futuro de todos nós - respondi." (p. 18)

Sinopse: Publicada inicialmente em uma coletânea de contos do autor, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo. Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor.

"- A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras. Há somente um caminho até lá, e um caminho apenas. Um caminho árduo e traiçoeiro. E, se seguir na direção errada, vai morrer sozinho na estrada." (p. 27)


8 comentários:

  1. Oi Mariana!
    Nossa, não conhecia esse livro do autor =O


    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Mari, até que ponto devo sentir vergonha de não conhecer absolutamente nada do Gaiman? :( A verdade é que apesar de nem ao menos saber por onde começar, acredito que qualquer que seja a opção escolhida será suficiente para desejar ler outras obras. Suas palavras em relação a esse trabalho provam isso e, sendo um Graphic Novel, até dá para dizer que esse livro desperta uma atenção especial.
    Em todo caso, é bem provável que a minha primeira experiência com a obra do autor aconteça com a antologia lançada pela Saída de Emergência Brasil. A expectativa não poderia ser maior.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Genteee! quero ler esse livro Mari, ainda não li nada do autor :( Estou chateada comigo mesma por isso. Adorei a sua resenha como sempre, e pode ter certeza que quando for ler um livro do Gaiman começarei por esse sem sombra de duvida é o tipo de historia que gosto bastante. ;)

    Bjokas!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga olha eu nunca ouvi falar desse livro, mas depois de ter lido a sua resenha falando de uma tal caverna eu fiquei bastante curiosa para saber sobre o destino dos personagens em relação a isso. Não sei se eu entendi bem, mas que eu fiquei curiosa eu fiquei, até porque ainda não li nada do autor. Seria um ótimo livro para para começar eu acho. Eu adorei a maneira como você se expressou e você é bem esperta, porque quase não fala nada da história para deixar a gente ainda mais aflita hahahahaha....Mas amiga continue assim, porque adoro suas resenhas simples e objetivas.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-tenshi-um-anjo-sem-asas.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana, do autor eu só li O Oceano no fim do caminho e adorei bastante, fiquei bem curiosa para conhecer essa obra, gostei muito da sua resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!

    Tenho muita vontade de ler, mais livros do autor, só li Coraline e alguns contos. Adorei a resenha!

    Beijos

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari! Neil Gaiman é sempre brilhante. Não há outra maneira de classifica-lo! S2s2
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fui apresentada a este livro em um evento literário, o titulo chamou muito a minha atenção e quando fui procurar mais sobre o autor, vi que ele era magnífico.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...