junho 15, 2015

[Eventos] Mochilão da Record - São Paulo #1


São Paulo foi a última parada do Mochilão da Record e o Love Lovers marcou presença lá. O evento, que aconteceu em sua primeira edição na Saraiva Mega Store do Shopping Center Norte trouxe novidades literárias, autora internacional, muitos brindes e um bate-papo bem descontraído. Vem conferir o que rolou! 

Thay Lima do blog Imperiódico
Minha companheira de eventos literários, a Thay Lima do blog Imperiódico estava lá comigo, mais uma vez. Nos perdemos, ficamos com fome, em filas intermináveis, e claro, nos divertimos muito. Por pouco nós não ficamos para fora do evento. Chegamos meia hora antes do evento e as senhas já estavam esgotadas, mas a galera da Record (perdão pelo trocadilho infame) nos colocou pra dentro e sentamos ali, bem na frente. Ou seja, foi incrível e vimos tudo de camarote. Um salve para o busão que não passava de jeito nenhum. 

O Mochilão da Record passou por outras nove cidades durante os meses maio e junho e quem apresentou todos os eventos foi o Guilherme Filippone e a Shirley Higaki. Essa dupla arrancou risadas da plateia do começo ao fim e se mostrou afiadíssima ao lidar com os fandons descontrolados e a histeria coletiva, mas principalmente com as perguntas do público. Guilherme literalmente sabia responder tudo, sobre quaisquer livros da editora (e até dos concorrentes). 

Já no início do evento, ouvimos sobre o novo guia ilustrado de Harry Potter chamado "Os Lugares Mágicos dos Filmes de Harry Potter" e claro, que potterhead como sou, não poderia deixar de ficar com os olhos cheios de lágrimas ao lembrar de Leavesden. Se eu vou chorar quando tiver o livro em mãos? Sim, muito. Saudade define tudo.

Shirley e Guilherme falaram sobre as reedições dos livros da Jojo Moyes, das capas holográficas da saga Instrumentos Mortais, do motivo de ser tão difícil conseguir marcadores da editora, dos livros que vão virar filmes, entre outras coisas. Vimos também os booktrailers exclusivos de Memórias da Água e Red Hill e olha, é difícil dizer o que nos agradou mais. Ah, teve também mensagem da Sophie Kinsella para os fãs brasileiros. 

A Record divulgou os próximos lançamentos de Colleen Hoover e David Levithan, dois dos muitos carros-chefes da editora. Vale ressaltar que o Guilherme deu várias dicas e contou pra gente como funciona o mercado editorial. Ele relatou que são publicados aproximadamente 100 novos títulos todos os dias (acredite!) e que o mercado literário não absorve mais de quatro livros de um mesmo autor por ano. Curiosidades que amantes de livros e estudantes de Letras (que pretendem entrar no ramo) adoraram descobrir. 

Muitos livros entraram na minha wishlist, entre eles: Beleza Perdida, Ugly Love (que eu não lembro como ficou aqui no Brasil), Red Hill, Entrelinhas,Naomy & Ely e, A Garota no Trem, Memórias da Água. Ou seja, quase todos os livros apresentados. Fazer o quê, esse pessoal do marketing sabe ser persuasivo. 

O Mochilão da Record em São Paulo contou com a presença de duas autoras da Editora. Uma delas foi a Bianca Briones, autora de As Batidas Perdidas do Coração. Ela falou sobre seu novo livro: O Descompasso Infinito do Coração. Uma fofura, a Bianca contou sinopse do livro e claro, nada mais bacana que uma mãe falando do filho, né?

A Record trouxe também a fofa da Brittainy C. Cherry,autora de Sr. Daniels. Uma simpatia só, a americana era só sorrisos aos fãs brasileiros. Ela contou sobre seus personagens apaixonantes, a musicalidade presente em sua narrativa e seus processos criativos. 

Além de falar sobre seu livro e responder perguntas da plateia, ela ainda autografou os livros dela por quase duas horas depois do evento. Por ter sido uma das últimas da fila, a vi autografando centenas de exemplares e quando chegou a minha vez, perguntei se ela estava cansada. Com um sorrisão no rosto, Brittainy respondeu que 'nem um pouco'. 

Já tietei muito e poucos autores são simpáticos com a Brittainy. Ela tirou foto com os fãs, sentou no meio da galera, resumindo: uma diva de simplicidade. Comprei meu Sr. Daniels lá no evento e espero poder ler em breve. Logo conto pra vocês o que eu achei.

Thaís Pereira do blog Amiga da Leitora
Encontrei amigas antigas, fiz novas amizades e cumprimentei várias pessoas de quem eu nem sabia o nome. Conheci uma guria chamada Serena na fila, uma linda, ela me falou que adora ler e me deixou seu IG literário.(Infelizmente esqueci de tirar foto com ela, mas nos próximos eventos a gente tira, prometo!). Gente, minha memória é péssima e eu sou míope, então, se vocês me encontrarem e eu não reconhecer de imediato é normal, tá? Foto com a linda da Thaís Pereira do Amiga da Leitora.

Resumindo, o evento foi muito bom. Bem organizado e bem executado, não tenho nada a reclamar. A Saraiva Mega Store comportou a quantidade de presentes e mesmo o pessoal que sentou no chão ficou super confortável. Aliás, adoramos sentar pertinho do palco! Houve um bocado de sorteios, mas como eu não sou a pessoa mais sortuda do mundo, não ganhei nenhum deles. É preciso saber que nem sempre a gente pode ganhar, infelizmente, grande maioria lá parecia não saber disso e reclamava após cada número escolhido. Esse tipo de atitude, bastante típica nesse tipo de evento, sempre me deixa muito chateada, afinal, muita gente vai só pra ganhar brindes.

Nesse evento, eu resolvi lançar o projeto 'Aceita um Livro?'. Escolhi uma pessoa aleatoriamente na plateia e fui até ela perguntando se a mesma aceitava um livro. Surpresa, a garota aceitou e agradeceu sem entender. A intenção era essa mesmo, ser gentil sem explicação. Eu recebo muitos livros de parceria e vários deles estão ali na estante esperando por um leitor. Tempo e mundo insuficientes para que eu dê conta de todos, então por que não compartilhar? Gentileza gera gentileza. 

Espero que a sortuda que ganhou não um, mas dois livros tenha gostado da surpresa e claro, não me ache completamente maluca. HAHA'. Postei o vídeo da ação no canal do blog e em todos os eventos literários que eu for, vou fazer a mesma coisa. Assim, do nada. Você pode conferir o vídeo aqui.

Só tenho a parabenizar a editora Record pelo evento, pelo excelente trabalho do marketing. Ao final do evento todos ganhamos uma eco-bag fofinha com marcadores, bloquinho e botton. Evento nota mil! Segundo a editora, há a intenção de produzir pelo menos um encontro destes por semestre. Torcendo para que esse projeto se torne realidade e para que possamos ver Guilherme e Shirley de novo em breve.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...