junho 21, 2015

[Livros] Uma Curva no Tempo - Dani Atkins

Título Original: Fractured
Autor: Dani Atkins
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Gênero: Ficção, Romance
País: Inglaterra
ISBN: 9788580414134
Classificação★★★★★
_______________

Emocionante, fantástico e extremamente sensível, Uma Curva no Tempo foi uma das melhores leituras deste ano, desta vida. O livro de estreia de Dani Atkins não só comove, como também nos faz questionar os tantos ..e se? da nossa vida. E se as coisas fossem diferentes? Se não tivessem acontecido desse jeito? E se pudéssemos voltar atrás e fazer outras escolhas? 

O título original seria algo como Fragmentada, e apesar de não ter nenhuma relação com o escolhido no Brasil, desta vez, eu posso dizer que a adaptação brasileira fez jus ao livro. A expressão científica 'uma curva no tempo', dá maior complexidade à história, tenta explicar a narrativa e conduz o leitor por um caminho sem volta, o do tempo, irreversível, imutável. Atkins nos traz um livro brilhante, que convence, surpreende e faz chorar, muito.

Uma Curva no Tempo nos conta a história de Rachel, uma jovem que teve a sua vida destruída após um acidente. Seu melhor amigo, Jimmy, morreu tentando salvá-la, mas ninguém nunca poderia imaginar que uma vida sem ele seria como a morte para ela. Sem nunca se recuperar da perda do amigo, Rachel não consegue seguir em frente. Os anos passam, seus amigos seguem suas vidas, mas ela continua sentindo dor. Física, por conta das sequelas, e principalmente, emocional.

Depois de anos fugindo de sua cidade natal, local onde tudo aconteceu, Rachel se vê obrigada a voltar para casa para o casamento da melhor amiga. Rever os velhos amigos, sentir os olhares de pena e admitir seu próprio fracasso não são a parte mais difícil, o difícil é fazer tudo isso sem o Jimmy. O melhor amigo, que sempre foi apaixonado por ela, já estava morto há cinco anos e a dor não diminuía, pelo contrário. 

Apesar de todo o conforto oferecido pelas pessoas a seu redor, Rachel se sente cada dia pior. Desfigurada pelo acidente, ela foi tomada pela depressão, o vício em remédios, e principalmente a enxaqueca que não cessa. Tomada pelo desespero, saudade e dor alucinante, a jovem decide visitar o túmulo de Jimmy. Ao chegar lá, a dor de cabeça fica ainda mais forte e ela cai, junto à sepultura do amigo. Em meio às lágrimas, ela sucumbe à dor e desmaia.

Ao abrir os olhos, Rachel se vê num hospital, exatamente como há cinco anos, quando foi salva por Jimmy. Algo, porém, não se encaixa. Ela vê seu pai, seus amigos e até mesmo seu antigo namorado, Matt. Rachel descobre que desde o acidente se passaram cinco anos, mas eles não aconteceram da forma como ela se lembra. Naquele dia, ela não perdeu metade do rosto e Jimmy não morreu. Sua vida seguiu outro rumo, completamente oposto ao que ela se lembra.

Encontrar uma nova vida, aparentemente perfeita, faz com que Rachel questione sua própria sanidade. Em meio às tentativas dos familiares de entender o que está acontecendo, ela se pergunta se em algum ponto, o tempo se curvou, criando duas realidades. Nessa realidade, ela descobre que tem uma chance, uma oportunidade de fazer as coisas diferentes, afinal, Jimmy está vivo. O problema é que não há como saber qual das duas realidades é verdadeira, nem se alguma delas é, de fato, real.

Num intrincado jogo de realidades paralelas, o leitor tenta entender o que aconteceu com a protagonista. Loucura, ciência, ilusão, nada explica os estranhos eventos. Nada faz sentido, e ao mesmo tempo, o amor da sua vida está na sua vida, faz todo o sentido do mundo. Com toda a paciência de quem esperou por ela a vida toda, Jimmy ama sua melhor amiga, ele sempre amou. Quando ninguém mais acredita em Rachel, ele é o único que a apoia.

Eu queria que essa resenha pudesse expressar o que eu senti por esse livro, mas sei que, definitivamente, falhei. Não existem palavras que possam explicar essa história, nada pode preparar o leitor para o que ele vai encontrar neste livro. O título original, Fragmentada, talvez não esteja falando sobre a história, mas sim sobre o próprio leitor, sobre a sua reação. Impossível não sentir seu coração se fragmentar em mil pedaços, essa é a minha realidade. 

"- Ah, eu chorei um bocado nos últimos cinco anos, mais do que você imagina.
- Por quê?
Ali estava. O momento de recuar ou mergulhar sem reservas.
- Por perder você. Quando salvou minha vida e perdeu a sua. Você não tem ideia do que isso fez comigo. Não tem ideia de como senti a sua falta.
E ali estava a oportunidade dele de vir com ladainha da batida na cabeça, amnésia, logo tudo vai passar. Mas ele não fez isso. Assim era Jimmy; o garoto que me amara quando éramos crianças e o homem que havia se tornado. Eu podia confiar nele com relação a tudo. Eu podia confiar nele com relação à verdade." (p. 113)

Sinopse: A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?

A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

"Duas metades complementando-se: era como se nada no mundo jamais tivesse sido certo até aquele único instante perfeito. Trêmula, eu sentia o coração acelerado dele ecoando contra o meu. Olhei dentro de seus olhos e encontrei ali tudo o que vinha procurando e uma manifestação de amor tão patente que arrancou o que me restava de ar. Então sua boca encontrou a minha, e me apaixonei ainda mais pelo homem a quem sempre havia sido destinada." (p. 220)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...