junho 05, 2015

[Livros] Evoluir é Simples, Nós é que Complicamos - Manolo Quesada

Título Original: Evoluir é Simples, Nós é que Complicamos
Autor: Manolo Quesada
Editora: Petit
Páginas: 184
Gênero: Espírita, Religioso, Autoajuda
País: Brasil
ISBN: 9788572532860
Classificação★★★★☆
_______________

Neste belíssimo livro de Manolo Quesada, encontramos diversas lições de vida. Com uma escrita leve, fluida e informal, o autor conversa com o leitor como numa palestra espírita. Conselhos valiosos para o desenvolvimento pessoal, teologia e preceitos da doutrina kardecista permeiam toda a narrativa. É um livro destinado a um público específico e cumpre seu papel como tal.

Evoluir é Simples (...) é um convite a entender e conhecer mais sobre o espiritismo. Partindo da ideologia de que todos nós estamos na Terra com uma missão, o autor nos mostra os caminhos que devemos seguir para atingir nossos objetivos. Se a principal das nossas missões é evoluir e isso depende exclusivamente de nós mesmos, como podemos começar?

A evolução de que se fala neste livro não é aquela darwinista, mas sim a evolução espiritual. A espiritualidade, como o próprio nome já diz, acredita que nossa essência é nosso espírito e que este é imortal. O espiritismo fala sobre carma, reencarnação e o fato de que viemos a este planeta de provas e expiações para aprender, pura e simplesmente. 

Como eu disse anteriormente, não é um livro para todo o público por conta da forte influência espiritualista, mas poderia, deveria ser. Basicamente, assim como a Bíblia, o Alcorão e outros livros religiosos sagrados, este fala sobre o amor. O amor que está tão em falta nos dias atuais, o amor que transcende crenças e religiões. É um livro que ensina a sermos pessoas melhores de uma perspectiva espiritual e moral, isso é fundamentalmente o que todos nós deveríamos buscar. 

"Felicidade não é um destino, mas sim um caminho. Podemos ser felizes em todas as situações, pois essa felicidade independe do quanto temos de material; ela depende, basicamente, do quanto fazemos nosso próximo feliz, pois fica muito difícil ser feliz vendo tanta infelicidade ao nosso lado." (p. 37)

Sinopse: Evoluir é simples, nós é que complicamos - "Evoluir é simples, nos é que complicamos" é um convite para estarmos abertos às ocasiões e aos momentos oportunos que a vida nos oferece. “Passamos por diversas fases, todas necessárias, pois precisamos aproveitar todas as oportunidades para efetivar em nós todas as coisas que já temos e que ainda não descobrimos”, nas palavras muito generosas do autor.

Manolo Quesada se apoia em conhecidos textos bíblicos, significativas passagens das obras básicas de Allan Kardec e pensadores em geral, convidando a todos a ter uma postura de reflexão e mudança perante sua existência terrena, sempre com um único objetivo: progredir, melhorar e evoluir.

"A dor é mais uma das potências que temos dentro de nós e que é determinante na maneira como entendemos a vida.
Mas não entendamos a dor como um castigo, porque Deus não nos castiga, mas nos oferece oportunidades para façamos de maneira diferente o que não fizemos tão bem no passado." (p. 69)


14 comentários:

  1. Olá!

    Livros religiosos são muito bons em nos fazer refletir... gostei desse, é a primeira resenha que vejo dele.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de livros relacionados a religião e me interesso bastante pelo espiritismo. Tenho alguns livros, mas ainda não tive tempo de ler.
    Esse livro me parece bem interessante e eu provavelmente aproveitaria MUITO a leitura. Concordo que todo mundo deveria ler, independente da religião. É importante ter a mente aberta quando se trata do amor

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. Numca li.nada do genero .auto ajuda oubreligioso parece interresante

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Não importa para mim o nome da doutrina ou religião, se ela falar sobre amor, sobre tratar os outros com respeito ela me terá como ouvinte. Aprender parece ser uma tarefa fácil, mas o aprendizado da alma não é. Como começar? Sabendo o que está errado? Como descobrir o que está errado? Como acertar quando todos ao seu redor contribuem para o erro? Viver em sociedade é muito difícil. Parece ser uma obra que tem muito a acrescentar.
    Gostei muito da indicação.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Sou adepta da doutrina espírita e gostei bastante de saber do que esse livro se trata.
    Gosto de livros assim, em que o autor conversa conosco e nos fazem refletir, sobre muitos aspectos. Acho que independente de religião tem livros que todos deveriam ler, e esse parece ser um deles.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha eu sinceramente nunca tive contato com livros espiritas.
    Tenho bastante curiosidade sabe? Mas eu ainda não tive assim vontade de ler alguma coisa embora tenha vários titulos da editora que me agradam. Mas mesmo assim confesso que gostei bastante da sua resenha. Achei que tu desenvolveu muito bem e sincera no seu ponto de vista. Isso é muito legal para que as pessoas possam entender também. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/caixinha-de-correio-parte-2.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari! Nossa, muito obrigada pela dica, minha mãe vai amar este livro. Ela e as amigas estão sempre trocando dicas sobre livros assim, e esse me pareceu que vai fazer sucesso! :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari linda, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda e apesar de não me interessar pelo gênero achei bem interessante tudo que você pontuou.
    Amor é algo que realmente está um pouco em falta independente de religião.
    Uma ótima dica para quem curte livros sobre espiritualidade.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie Mariana! ^^
    Já li livros espíritas, mas não como esse. Achei interessante a proposta porem no momento eu não leria, quem sabe mais para frente né?

    Beijos e até logo! ;
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari! Livros de auto-ajuda e religiosos nunca me atraem. Porém, gostei do que você disse sobre Evoluir é simples (...). Sou agnóstica, já frequentei de tudo (tudo mesmo) e onde mais encontrei respostas para minhas perguntas foi no espiritismo. Fora que lá não existe tanto essa coisa de preconceito para com a sociedade, eles sempre aceitam todo mundo do jeito que são. Então eu entendo quando você diz que Quesada prega o amor quando fala de espiritismo nesse livro, realmente entendo e super concordo. Não que as pessoas de outras religiões não sejam, mas as pessoas espiritas costumam ser, além de bondosas e generosas, muito amorosas também.
    Beijão!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  11. Acredito em muitas das premissas do espiritismo, principalmente na que fala que todos temos uma missão na Terra e que estamos aqui para evoluir. Os livros são muito bonitos, não conhecia esse, mas achei interessante. Como você falou, independente da religião, se o livro fala sobre amor e fazer coisas boas para o próximo, todos deveriam ler :)

    http://www.thaisnacidade.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bem?

    Ainda não conhecia esse livro.

    Não sou fã de livros religiosos e nem de auto-ajuda, por isso, não leria.

    Mas, parece ser bom. Com certeza deve agradar quem gosta.

    Beijos!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  13. Oiiii.
    Eu não conhecia o livro.
    Não faz meu estilo, mas gostei da resenha e acho que algumas coisas eu acabaria refletindo muito, e me deixaria pensativa, mas infelizmente não me interessou =(
    Mas adorei mesmo a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mari! Como vai?
    O livro não é muito minha praia por eu não gostar de leiturar nesse estilo, contuuuudo me pareceu bastante interessante. Acho legal essa coisa de nós evoluirmos espiritualmente e às vezes até converso sobre essas coisas com uma amiga minha, que é espírita. E, infelizmente, está faltando mesmo muito amor no mundo. Adorei a resenha!
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...