março 29, 2016

[Resenha] Uma História Incomum Sobre Livros e Magia - Lisa Papademetriou

Título Original: A Tale Of Highly Unusual Magic
Autor: Lisa Papademetriou
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
Gênero: Ficção, Romance, YA
País: EUA
ISBN: 9788580415063
Classificação★★★★★
_______________

Mágico! Com uma história, de fato, incomum, o livro de Lisa Papademetriou é fantástico em todos os sentidos. Sua narrativa sensível, rica em detalhes, apaixona e encanta. Já nas primeiras linhas algo estranho acontece, um sentimento preenche nossos corações e a magia toma a forma de palavras.

Uma História Incomum Sobre Livros e Magia é, como seu próprio título adverte, diferente de qualquer coisa que você já tenha lido. Peculiar e único, este é um conto mágico sobre pessoas absolutamente ordinárias. Pessoas que como nós, leitores, buscam um pouco de aventura para suas realidades e vivem nas páginas de um livro mil vidas diferentes.

Entrelaçando a vida de duas garotas que estão separadas por oceanos de distância, esta história mostra como nossas escolhas podem afetar pessoas que nem sequer conhecemos. Lisa Papademetriou mistura mitologia e ciência com absoluta perfeição, duas teses distintas e complementares fundamentam sua obra. O destino, como na lenda de Akai-Ito, nos une por fios invisíveis e as nossas escolhas, como na Teoria do Efeito Borboleta, podem gerar efeitos grandiosos.

Kai e Leila não se conhecem, mas as duas têm muito em comum. Ambas estão passando um tempo com parentes distantes. Solitárias, elas tentam se adaptar às suas novas realidades. Kai em uma cidade pequena no interior dos Estados Unidos e Leila no Paquistão. A sede por aventuras as motiva a explorar os ambientes que serão seu lar pelos próximos meses e nessas explorações elas encontram, cada uma à sua maneira, um exemplar de O Cadáver Excêntrico.

O misterioso livro está em branco e pede que uma história seja escrita por aquele que o encontrar. Porém, não uma história qualquer. Cada um deve escrever a partir do ponto de onde o último escritor parou, complementando o trecho com suas próprias palavras. Simultaneamente, as duas garotas percebem que a história se conta, mas que elas precisam continuar escrevendo para descobrir o final. Afinal, o que somos além de um apanhado de experiências, de conhecimentos construídos em conjunto?

O Cadáver Excêntrico conta sua própria história de forma mágica, mas precisa da fé dessas duas garotinhas para existir, assim como precisa da nossa fé para fazer sentido. Lendo o livro dentro do livro, conhecemos a história de Ralph Flabbergast e sua jornada em busca da mágica, aquele momento especial em que algo extraordinário se torna realidade. 

Repleto de metáforas é um livro que fala, sobretudo, de amor. Amor pelas mariposas, pela mágica, pela música e pelos livros. Cada um de nós é apaixonado por alguma coisa e é nesse amor que reside nossa própria magia. Vivemos tão presos em caixas, caixotes e caixões, esperando pelo final que esquecemos o quanto a vida é bonita, especial e imprevisível. Devemos escrever nosso futuro com sonhos e abrir nossas asas para encontrá-lo, como mariposas, sem medo da luz.

"- É uma história maravilhosa. Quase como música. Uma combinação de melodias diferentes. 
- Ou como um passe de mágica.
- É verdade." (p. 112)

Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. 

Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes. 

Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.

"Ralph acreditava em magia e, embora as garras do temor e do amor o prendessem, ele se permitiu voar para longe nas asas da esperança." (p. 122)

14 comentários:

  1. Olá Mari :) Tudo bem?
    Eu vi esse livro na Saraiva semana passada e estava até querendo ler alguma resenha dele para ver se valia a pena comprar e vi que vale sim *0* Livro que fala de amor já me conquistou haha
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari,

    esse livro é lançamento da Arqueiro, se não me engano saiu esse mês, pode confirmar? Acho legal quando o livro tem bastante detalhes, enriquece a obra, mas talvez para alguns possa se tornar enfadonha. Nossa essa ideia do livro em branco, ter que escrever uma história e cada pessoa continuar do ponto em que o último parou, doideira. Gostei da sua resenha, pelo visto você gostou da obra e ainda fala de amor, muito legal. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Que coisa mais linda este livro :o fiquei completamente encantada. Achei a história meio louca, mas com toda certeza irei ler :o gostei muito da sua resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Ooi
    Não conhecia o livro. Que lindoooo!
    Que bom que gostou do livro, confesso que depois dessa sua resenha até fiquei com vontade de ler ele. A história parece ser bem interessante, tentarei ler em breve.
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa tão linda! Gostei bastante da sinopse também. Parabéns pela resenha, ficou tão bem explicada e detalhada que me deu vontade de começar a ler para ontem. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  6. O meu exemplar chegou tem dois dias, estou louca para iniciar a leitura, adoro a temática. E que resenha maravilhosa é esta sua, hein... um livro de amor pela magia, foi exatamente o que senti lendo sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oieeee! Eu tinha visto esse livro nos lançamentos da arqueiro e já havia ficado interessada ( o próprio título já causa interesse ne?), mas lendo a tua resenha fiquei ainda mais. A história parece bem original e tudo que eu preciso agora é de um livro assim! Já quero! Bjossss


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oieeee! Eu tinha visto esse livro nos lançamentos da arqueiro e já havia ficado interessada ( o próprio título já causa interesse ne?), mas lendo a tua resenha fiquei ainda mais. A história parece bem original e tudo que eu preciso agora é de um livro assim! Já quero! Bjossss


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. QUE CAPA LINDA *-* E a trama também chama a atenção. Fiquei com vontade de ler. Ótima resenha! <3 Adicionando now na estante do Skoob.

    ResponderExcluir
  10. Dos lançamentos da Arqueiro desse último mês, esse foi o livro que fiquei com mais vontade de ler, e agora depois de conferir essa resenha, quero mais ainda ;)

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Vi esse lançamento, mas acabei não dando muita importância nem sei porquê. Se eu soubesse que a premissa era tão linda, com certeza eu já teria lido. A capa é linda demais, chama a atenção pela delicadeza dos contornos...

    ResponderExcluir
  12. apesar de não ser fã de YA e romance, encontrei uma trama aqui que me despertou interesse... gsto do elemento mágico inserido na hsitória, o lance de contar a história do livro a partir de onde ele parou... duas perspectivas diferentes de dois lugares distantes por pessoas que não se conhecem... anotei a sugestão e espero me encantar com a leitura tanto quanto vc...

    ResponderExcluir
  13. Oioi!
    Desde o lançamento que eu achei a capa linda do livro Uma História Incomum Sobre Livros e Magia.
    Ainda nao sabia direito do que se tratava e pude ler agora em sua resenha.
    Adorei saber mais sobre o livro e sinto que vou gostar mto, o livro todo parece ser magico mesmo.
    Fiquei curiosa com o trabalho da Lisa Papademetriou.
    Quero ler sim
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oii eu vi o lançamento e confesso que fiquei muito curiosa, mas não tinha lido nada sobre ele até agora.
    Sua resenha está show e me deu uma vontade de conhecer mais da historia que pra falar a verdade ja tinha me conquistado pelo nome e pela capa;

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...