maio 26, 2016

[Eventos] Semana Geek - Editora Novo Século


Esta semana (nos dias 23, 24 e 25) a editora Novo Século em parceria com a Saraiva realizou encontros para falar sobre "Guerra Civil" e o impacto dessa história para o Universo Marvel. Estive presente no encontro do dia 25 que aconteceu na Saraiva Mega Store do Shopping Center Norte em São Paulo.

Uma data mais que especial para os nerds, e também para os fãs da cultura nerd, o dia 25 de maio é a data em que se celebra o Dia do Orgulho Nerd, assim como o Dia da Toalha (em homenagem ao gênio Douglas Adams). Como não poderia ser diferente, o evento reuniu os fãs das HQ's, dos filmes e/ou dos romances da Marvel. 

Um evento bem-humorado e interativo, o bate-papo foi interessante e trouxe novos pontos de vista para a discussão sobre a escolha de lados da Guerra Civil. Tais pontos de vistas podem também ser representados como leituras de uma mesma história, contada de maneiras diferentes, em mídias diferentes e para atrair públicos diferentes. 

Time Capitão América desde criancinha, tive ainda mais certeza de que escolhi o lado certo e me preparei para as consequências dessa escolha. Os interesses pessoais, financeiros e/ou políticos de Tony Stark são bem evidentes em qualquer uma das versões: cinematográfica, quadrinhos ou romance. A manipulação e a hipocrisia que cercam suas intenções só não enxerga quem não quer. Mas ok, você pode escolher o outro lado e ainda assim vou te amar. Prometo não te dar um tiro à queima-roupa no estômago, tá? ;) 

Deixando de lado a escolha de lados, Guerra Civil traz um tema bastante complexo: o posicionamento. Quando Capitão América e o Homem de Ferro decidem ficar de lados opostos gerando uma guerra, tal atitude gera um efeito cascata que corrói não só uma amizade, mas também um ideal. O ato de discordarem um do outro faz com que eles se tornem inimigos e sem lados certos ou errados, ambos têm suas razões para tomarem suas decisões. 

Com a presença de Marcelo Campos (que "apenas" desenhou para a Marvel e para a DC Comics), Bruno Fonseca do site Proibido Ler e Vitor Donofrio do editorial da Novo Século, o evento foi mais do que espetacular - sem referências para o nada espetacular Homem-Aranha. Aberto a perguntas e discussões, o encontro foi agradável e o tempo passou mais rápido que Pietro Maximoff. 

Ao final, houve sorteios de brindes e nós, blogueiros, ganhamos um mimo lindo - uma caneca de Guerra Civil. A editora Novo Século reservou nossos assentos com plaquinhas para cada blogueiro, foi a coisa mais linda que uma editora já fez por nós. É tão bom sentir esse reconhecimento, esse carinho recíproco. Foi, definitivamente, o melhor Dia do Orgulho Nerd ao lado de pessoas incríveis e que são tão fãs desse universo quanto eu. Podemos não ser dignos de segurar o Mjölnir, mas sabemos entender referências como ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...