maio 02, 2016

[Resenha] PSI-Q - Ben Ambridge


Título Original: Psy-Q
Autor: Ben Ambridge
Editora: Sextante
Páginas: 272
Gênero: Psicologia, Testes de Inteligência
País: EUA
ISBN: 9788543103372
Classificação★★★★☆
_______________

Um livro interativo diferente de tudo o que você já viu, PSI-Q nos leva a uma viagem consciente pelo nosso inconsciente. Com testes incríveis, Ben Ambridge nos mostra o quanto o nosso cérebro é fascinante e como podemos nos conhecer melhor a partir desses experimentos. O leitor encontra em suas mais de duzentas páginas: questionários, piadas, histórias, estudos, diagramas, ilusões de ótica e muito mais.

Uma proposta tão descontraída quanto científica faz com a leitura seja agradável e interessante. Discutindo padrões de comportamento e tendências psicológicas, o livro nos ensina a observar  que pequenas decisões ou hábitos podem ser examinadas e revelar muito sobre nosso psicológico.

Temas complexos como estímulo, motivação, padrões comportamentais, racismo, entre outros, são dissecados e expostos de uma maneira inovadora. Sob a luz de pesquisas conceituadas pela ciência, Ambridge traz uma infinidade de teorias a serem discutidas e, se for o caso, aplicadas. O autor também desconstrói alguns mitos impregnados em nossa sociedade e nos desafia a romper paradigmas estabelecidos há séculos. 

Com uma análise detalhada do comportamento humano podemos perceber os padrões para os quais nos encaminhamos de maneira automática e, assim, tentar modificá-los. Um dos livros mais desafiadores e esclarecedores sobre psicologia - para leigos -, PSI-Q deveria ser lido, discutido e aplicado por todos, afinal, se nos conhecêssemos um pouco melhor poderíamos evitar muitos dos nossos problemas.

"Na verdade, o paradoxo é uma ferramenta bem útil não apenas para entendermos o comportamento humano, mas para podermos criar ideias de como mudá-lo para melhor." (p. 242)

Sinopse: A psicologia tem um objetivo bastante ambicioso: desvendar as motivações ocultas por trás de absolutamente tudo que fazemos. Em Psi-Q, Ben Ambridge nos mostra o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo revelam sobre nós mesmos, traduzindo para uma linguagem fácil, acessível e divertida os conceitos mais básicos da psicologia.

Com testes interativos, piadas e jogos, você vai identificar os traços marcantes da sua própria personalidade, avaliar sua inteligência e descobrir quais valores morais determinam o seu comportamento. Quando chegar ao fim do livro, vai se dar conta de que passou a se conhecer muito mais e a tentar compreender melhor as atitudes dos outros.

"(...) Ao se deparar com um dilema, tente pensar se existe alguma situação familiar que possa servir como analogia. Tente encontrar saídas por meios menos convencionais." (p. 101)

Cortesia:EditoraSextante

Um comentário:

  1. Amo livros assim, que testem nosso cérebro, que tente desvendar os motivos de nosso comportamento,ainda mais para mim que quero ser psicológica rsrs

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...