junho 28, 2016

[Livros] Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum

Título Original: Tell Me Three Things
Autor: Julue Buxbaum
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Gênero: Ficção, YA
País: EUA
ISBN: 9788580415483
Classificação★★★★★
_______________

Um dos melhores young adults que eu li na vida, Três Coisas Sobre Você é divertido, comovente e apaixonante, e tudo isso ao mesmo tempo. Falando sobre amizade e superação, o livro de Julie Buxbaum conseguiu tocar meu coração, além me fazer chorar e rir descontroladamente - não necessariamente nessa ordem. É impossível não se identificar com os protagonistas e amá-los como se fossem seus melhores amigos, aliás, se há uma imagem que a autora soube construir foi a da amizade.

Com um enredo dramático, a narrativa traz questionamentos profundos que contrabalanceiam com toda a leveza e a fluidez cômica da narradora. O equilíbrio entre esses dois polos: o drama e a comédia é o que faz deste um dos livros mais incríveis e inteligentes do gênero. Há também muita influência da poesia e literatura modernas com referência à Gertrude Stein e sua subjetiva significação do ser. A visão da protagonista sobre seus próprios sentimentos é de partir o coração e cada pensamento destinado à saudade traz o peso esmagador da compreensão.

Jessie Holmes vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seu pai anuncia que vai se casar novamente e eles terão de se mudar para a Califórnia. Ainda se recuperando da morte da mãe, a garota não quer abandonar suas únicas lembranças da família unida, mas como não tem opção, acaba deixando para trás tudo o que já conheceu. Ela e o pai se mudam para a casa de sua nova madrasta na Califórnia e Jessie entende que sua vida nunca mais será a mesma.

Como se nada pudesse piorar, longe da melhor amiga Scarlett, Jessie se sente sozinha. Os jovens de sua nova cidade são esnobes, ricos e metidos e, por conta disso, muitos a tratam mal. Seu novo meio-irmão finge que nem a conhece para não afetar sua própria popularidade. Todos se importam excessivamente com a aparência, afinal, é Los Angeles - o lugar da perfeição. Nada para Jessie é perfeito, pelo contrário, tudo é imperfeito e estranho.

Mas nada é tão estranho quanto um misterioso e-mail anônimo que a jovem recebe após sua primeira semana de aula. Uma pessoa denominada 'alguém/ninguém' ou AN se propõe a ser seu guia de sobrevivência no colégio Wood Valley. Jessie estranha a atitude, mas aceita as dicas e elas, de fato, tornam sua vida mais fácil.

As conversas entre AN e Jessie se tornam mais frequentes e, enquanto na vida real tudo parece desmoronar, os dois parecem ter encontrado alguém em quem confiar e se apoiar. Curiosa, Jessie faz o possível para descobrir quem é seu amigo virtual, mas não obtém sucesso. O computador é uma forma de proteção, uma capa da invisibilidade, como uma barreira que os une e também os separa e, talvez por isso, sua amizade seja tão mágica.

Aos poucos, com a ajuda do virtual, o mundo real vai se tornando melhor e Jessie percebe que talvez sua mudança não tenha sido assim tão ruim. Ela faz novos amigos e até se encanta por um colega de classe que adora poesia. 

A paixão de Jessie pelos livros e seu sentimento de inadequação, foram duas características que fizeram com que eu me identificasse demais com a protagonista. Sua mentalidade e seus questionamentos também me são bastante familiares e, em diversos momentos, me senti novamente uma adolescente de dezesseis anos que não sabe o que fazer da vida. Infelizmente, ainda me sinto assim muitas vezes mais do que deveria.

A identidade secreta de AN tem uma relação muito interessante com a poesia moderna na narrativa. Julie Buxbaum cita várias vezes um trecho do poema Sacred Emily que remete a subjetividade do ser. Somos o que somos e o que somos depende de quem somos. O verso "Uma rosa é uma rosa é uma rosa..." retrata que somos simplesmente aquilo que se vê, mas somos algo diferente para cada um que nos vê. 

Apaixonante, inteligente e repleto de metáforas e ricas referências culturais, Três Coisas Sobre Você é mais do que um livro para adolescentes, é uma obra para todas as idades. Julie Buxbaum conquistou meu coração e minha admiração ao falar sobre amor e amizade de uma maneira tão bonita. Para finalizar, preciso escrever três coisas sobre este livro: 1) ele vai te fazer sorrir tanto que suas bochechas vão doer. 2) você vai amar cada capítulo e torcer para que não acabe nunca. 3) amor é amor é amor.

"Eu amava a minha mãe porque ela era minha. E eu era dela. 
E essa coisa de pertencer uma à outra nunca mais vai se repetir na minha vida.
Os dias perfeitos são para pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contém alguma coisa irrevogável ou irrecuperavelmente perdida." (p. 70)

Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

"Ethan está em outro lugar. Não como eu na maior parte do tempo - fora de mim mesma e olhando para dentro -, mas completamente fora de si. Reconheço essa expressão. Já me senti assim: permaneço fisicamente presente e reconhecível, mas depois, quando olho para trás, percebo que dias inteiros foram roubados. Um corpo sem alma. Na verdade, não é diferente da minha mãe: lá, em algum lugar - fisicamente localizável, enterrada -, mas nem um pouco lá. Ausente em todos os sentidos que importam." (p. 98)

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, e sem contar que seu blog é muito fofinho e delicado!
    PS: ganhou uma nova seguidora, hehehe!

    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...