Título Original: Acima do Salto Agulha
Autor: Aline Cabral
Editora: Coerência
Páginas: 197
Gênero: Ficção, Chick-lit, Romance
País: Brasil
ISBN: 9788592572112
Classificação: ★★★★★
Editora: Coerência
Páginas: 197
Gênero: Ficção, Chick-lit, Romance
País: Brasil
ISBN: 9788592572112
Classificação: ★★★★★
_______________
Um chick-lit delicioso e apaixonante, Acima do Salto Agulha é bem mais do que uma boa comédia romântica. Em sua estréia no mundo literário, Aline Cabral nos presenteou com um romance inspirador - e divertido - sobre o amor pela vida, por alguém especial e por saltos altos, claro!
A narrativa fluida e gostosa de acompanhar faz com que o livro possa ser lido em poucas horas. O difícil é fazer com que os personagens saiam da sua cabeça após o termino da leitura. Aline constrói personagens que, apesar de distantes da nossa realidade, passam por dramas pelos quais nós já passamos ou iremos passar. É fácil entender seus conflitos e apoiar suas escolhas.
Um dos pontos mais interessantes foi perceber o desenvolvimento da protagonista, seu amadurecimento durante a narrativa. No começo do livro, vemos uma Leila que dedica sua vida ao trabalho e só pensa na aparência. As escolhas da personagem, tão comuns em decorrência da modernidade, priorizam seu sucesso profissional antes de qualquer outra coisa. No entanto, sua dedicação absoluta parece não ser o suficiente para que ela atinja seus objetivos.
Outra consequência dos tempos modernos é a cobrança excessiva pela perfeição. Seja estética, emocional, pessoal ou profissionalmente, sempre nos falta algo. Vivemos buscando algo que nunca iremos alcançar e perdemos nossas vidas no meio do caminho. Leila se percebe envelhecendo enquanto espera o cargo dos seus sonhos e essa epifania da protagonista é o ponto de partida para sua evolução.
Leila é uma estilista famosa, responsável por coleções divinas e looks arrasadores, a moça não pode ser vista fora do salto alto. Sua marca registrada, os tão desconfortáveis saltos agulha são o terror de qualquer mulher e mostram o quão refém da aparência alguém pode ser. Qualquer deslize no visual pode ser percebido como uma fraqueza e em meio a uma vida regrada e dentro dos mais rígidos padrões estéticos, Leila Watson fez sua fama: impecável e intocável.
Seu comportamento, por vezes cruel e obsessivo, fez com que ela afastasse as pessoas. As únicas exceções são suas melhores amigas: Lola e Barbie. Desde os apelidos das melhores amigas até as primeiras atitudes de Leila, tudo é extremamente artificial, como se sua vida fosse perfeita, No decorrer da narrativa, percebemos que toda parede de vidro contém rachaduras e até mesmo a socialite mais famosa do país tem seus problemas.
Numa noite em que nada dá muito certo, no entanto, a vida de Leila começa a mudar. Após uma série de desfortúnios, ela conhece um misterioso homem que lhe faz uma proposta ousada. Sem muito a perder, a estilista aceita e as consequências dessa escolha vão, definitivamente, fazê-la descer do salto e encarar sua própria consciência.
A narrativa de Aline Cabral convence, encanta e emociona na mesma medida. Com uma lição bonita sobre autoconhecimento e mostrando que nunca é tarde para mudar sua vida, a autora me chacoalhou. Somos mais do que parecemos ser. O final do livro me fez desabar, confesso que estava usando salto 15 em uma rua íngreme e em um dia chuvoso. Foi um tombo daqueles que nos fazem rir, chorar e torcer para conseguir levantar.
"Por que não estreitar mais as relações fora do trabalho? Dar mais atenção à amizade de Bárbara e da Dolores. E, quem sabe, achar meu par perfeito...
De sapatos, é claro!" (p. 13)
Sinopse: Ela estava no topo. Encontrou o amor. Perdeu tudo…E descobriu que precisava descer do salto para conseguir seguir em frente!
Leila Dias Watson é uma estilista rica, bonita, famosa, viciada em trabalho… e solitária. Mas está indo muito bem assim, pelo menos é o que ela imagina. A única relação sólida que ela mantém, além da amizade com Bárbara e Dolores, é a de amor e ódio com seu terrível salto agulha.
Com quase trinta e seis anos e uma vida sistematicamente planejada, a única coisa que Leila espera é se tornar sócia na empresa Atlas, pela qual se dedica há muitos anos. O que ela não imagina é que os ventos podem soprar forte, trazendo surpresas e provocando reviravoltas.
Acima do Salto Agulha fala sobre a vida de uma mulher bela, inteligente e bem-sucedida, mas reclusa, que é obrigada a passar por mudanças e descobre ser possível ir além do planejado. Muito mais que uma história de amor entre um homem e uma mulher, essa é uma história de amor pelas amigas, pelo trabalho… Uma história de perdas, e de segundas chances. Acompanhe a jornada de Leila!
"Ele me estende a mão e minha única reação é agarrá-la, como se isso fosse me salvar de mim mesma." (p. 111)
EditoraCoerência|Skoob