junho 01, 2016

[Livros] Acima do Salto Agulha - Aline Cabral

Título Original: Acima do Salto Agulha
Autor: Aline Cabral
Editora: Coerência
Páginas: 197
Gênero: Ficção, Chick-lit, Romance
País: Brasil
ISBN: 9788592572112
Classificação: ★
_______________

Um chick-lit delicioso e apaixonante, Acima do Salto Agulha é bem mais do que uma boa comédia romântica. Em sua estréia no mundo literário, Aline Cabral nos presenteou com um romance inspirador - e divertido - sobre o amor pela vida, por alguém especial e por saltos altos, claro! 

A narrativa fluida e gostosa de acompanhar faz com que o livro possa ser lido em poucas horas. O difícil é fazer com que os personagens saiam da sua cabeça após o termino da leitura. Aline constrói personagens que, apesar de distantes da nossa realidade, passam por dramas pelos quais nós já passamos ou iremos passar. É fácil entender seus conflitos e apoiar suas escolhas.

Um dos pontos mais interessantes foi perceber o desenvolvimento da protagonista, seu amadurecimento durante a narrativa. No começo do livro, vemos uma Leila que dedica sua vida ao trabalho e só pensa na aparência. As escolhas da personagem, tão comuns em decorrência da modernidade, priorizam seu sucesso profissional antes de qualquer outra coisa. No entanto, sua dedicação absoluta parece não ser o suficiente para que ela atinja seus objetivos.

Outra consequência dos tempos modernos é a cobrança excessiva pela perfeição. Seja estética, emocional, pessoal ou profissionalmente, sempre nos falta algo. Vivemos buscando algo que nunca iremos alcançar e perdemos nossas vidas no meio do caminho. Leila se percebe envelhecendo enquanto espera o cargo dos seus sonhos e essa epifania da protagonista é o ponto de partida para sua evolução. 

Leila é uma estilista famosa, responsável por coleções divinas e looks arrasadores, a moça não pode ser vista fora do salto alto. Sua marca registrada, os tão desconfortáveis saltos agulha são o terror de qualquer mulher e mostram o quão refém da aparência alguém pode ser. Qualquer deslize no visual pode ser percebido como uma fraqueza e em meio a uma vida regrada e dentro dos mais rígidos padrões estéticos, Leila Watson fez sua fama: impecável e intocável.

Seu comportamento, por vezes cruel e obsessivo, fez com que ela afastasse as pessoas. As únicas exceções são suas melhores amigas: Lola e Barbie. Desde os apelidos das melhores amigas até as primeiras atitudes de Leila, tudo é extremamente artificial, como se sua vida fosse perfeita, No decorrer da narrativa, percebemos que toda parede de vidro contém rachaduras e até mesmo a socialite mais famosa do país tem seus problemas.

Numa noite em que nada dá muito certo, no entanto, a vida de Leila começa a mudar. Após uma série de desfortúnios, ela conhece um misterioso homem que lhe faz uma proposta ousada. Sem muito a perder, a estilista aceita e as consequências dessa escolha vão, definitivamente, fazê-la descer do salto e encarar sua própria consciência.

A narrativa de Aline Cabral convence, encanta e emociona na mesma medida. Com uma lição bonita sobre autoconhecimento e mostrando que nunca é tarde para mudar sua vida, a autora me chacoalhou. Somos mais do que parecemos ser. O final do livro me fez desabar, confesso que estava usando salto 15 em uma rua íngreme e em um dia chuvoso. Foi um tombo daqueles que nos fazem rir, chorar e torcer para conseguir levantar.

"Por que não estreitar mais as relações fora do trabalho? Dar mais atenção à amizade de Bárbara e da Dolores. E, quem sabe, achar meu par perfeito...
De sapatos, é claro!" (p. 13)

Sinopse: Ela estava no topo. Encontrou o amor. Perdeu tudo…E descobriu que precisava descer do salto para conseguir seguir em frente! 

Leila Dias Watson é uma estilista rica, bonita, famosa, viciada em trabalho… e solitária. Mas está indo muito bem assim, pelo menos é o que ela imagina. A única relação sólida que ela mantém, além da amizade com Bárbara e Dolores, é a de amor e ódio com seu terrível salto agulha. 

Com quase trinta e seis anos e uma vida sistematicamente planejada, a única coisa que Leila espera é se tornar sócia na empresa Atlas, pela qual se dedica há muitos anos. O que ela não imagina é que os ventos podem soprar forte, trazendo surpresas e provocando reviravoltas. 

Acima do Salto Agulha fala sobre a vida de uma mulher bela, inteligente e bem-sucedida, mas reclusa, que é obrigada a passar por mudanças e descobre ser possível ir além do planejado. Muito mais que uma história de amor entre um homem e uma mulher, essa é uma história de amor pelas amigas, pelo trabalho… Uma história de perdas, e de segundas chances. Acompanhe a jornada de Leila!

"Ele me estende a mão e minha única reação é agarrá-la, como se isso fosse me salvar de mim mesma." (p. 111)

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari.

    Adorei a resenha! Acima do Salto Agulha é mesmo muito lindo. Eu também adorei a evolução da Leila e me apaixonei pelo final. A história de uma mulher que aprendeu a lidar com seus traumas e a seguir em frente, descobrindo que a felicidade sempre retorna.

    Parabéns pelo blog e pela resenha perfeita!

    Beijinhos,

    Isie Fernandes.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns pela resenha muito bem escrita! Adorei!
    Ainda não li este livro, mas já entrou pra minha lista desde que li a sinopse, agora então é somente a certeza de que irei me deliciar com a leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Gosto do gênero Chuck lit, a resenha ta linda e com sua descrição da Leila já quero ler. Bjks ~Pri

    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Gosto do gênero Chuck lit, a resenha ta linda e com sua descrição da Leila já quero ler. Bjks ~Pri

    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh Mari! Me derreti toda aqui com sua resenha! Obrigada!!! Leu mais do que estava escrito...leu nas entrelinhas e captou a essência do livro! Apaixonada e grata pra sempre!

    ResponderExcluir
  9. Ahhh Mari! Me derreti toda aqui com sua resenha! Obrigada!!! Leu mais do que estava escrito...leu nas entrelinhas e captou a essência do livro! Apaixonada e grata pra sempre!

    ResponderExcluir
  10. Ahhh Mari! Me derreti toda aqui com sua resenha! Obrigada!!! Leu mais do que estava escrito...leu nas entrelinhas e captou a essência do livro! Apaixonada e grata pra sempre!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...