junho 30, 2016

[Livros] E Se... - Giovanna Vaccaro

Título Original: E se...
Autor: Giovanna Vaccaro
Editora: Coerência
Páginas: 320
Gênero: YA, Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN: 9788592572105
Classificação★★★★★
_______________

E se você pudesse mudar o seu passado, salvar a pessoa que você ama? Segundo livro da autora Giovanna Vaccaro, "E Se..." fala sobre amor e uma das relações mais complexas que existem: causa e consequência. Se pudéssemos voltar no tempo, até onde iríamos para consertar nosso destino?

Desde sua primeira publicação, a escrita de Giovanna amadureceu muito. Personagens bem construídos e uma trama notavelmente complexa fazem deste, um romance único. Misturando ficção científica e romance, seu livro fala sobre escolhas e sobre como cada decisão que tomamos pode afetar nossa vida de forma irreversível. Diante das múltiplas possibilidades e caminhos que a história poderia seguir, seu desfecho foi emocionante, como se estivesse destinado para terminar assim desde sempre.

Vítima de uma série de injustiças, Logan Moore é enviado para um reformatório. Os acontecimentos que o levaram até lá são bastante nebulosos, como se, de alguma forma, ele precisasse estar lá. Enquanto se adapta com a nova realidade, ele reencontra a pessoa responsável por mandá-lo para aquele lugar: a jovem que, numa tentativa de assalto, atirou nele. Na noite em questão, após ser baleado e desesperado para se salvar, Logan roubou um carro e, assim, tornou-se tão bandido quanto a jovem.

No reformatório, eles se tornam amigos e, por incrível que pareça, Logan não consegue sentir ódio pela garota que arruinou sua vida. A amizade trazida pelo maior dos infortúnios se transforma no maior dos presentes: amor. Perdoando a jovem Olivia e tentando fazer com que ela perdoe a si mesma por seus erros, Logan descobre que talvez aquele dia devesse mesmo ter acontecido para juntar seus destinos. 

O que o garoto não espera é que o destino também reserva algo muito ruim para ele - sua mãe, a pessoa mais importante em sua vida, sofreu um acidente e morreu. Desolado, Logan recebe permissão para ir ao funeral e lá reencontra o que sobrou de sua família. O pai, no entanto, não parece devastado como o filho, como se ele tivesse algo em mente.

Um físico brilhante, o sr. Moore diz a Logan que o garoto pode mudar as coisas, alterar o passado e salvar sua mãe. A princípio, o jovem não acredita, mas o pai coloca em suas mãos pílulas poderosas que ele desenvolveu, elas são capazes de transportar qualquer um pelo espaço-tempo. O único conselho que o pai lhe dá é o de que ele deve tomar muito cuidado para não comprometer as frágeis linhas temporais, toda ação tem uma consequência.

Com um papel na mão e uma pílula na língua, Logan viaja no tempo, mas ele logo percebe que cada vez que ele tenta consertar alguma coisa, outra se quebra. É como uma espécie de equilíbrio macabro, em que nada nunca pode ser perfeito demais, algo sempre tem que dar errado. Afinal, como saberíamos o que é a felicidade se nunca experimentássemos a dor?

Entre diversas possibilidades e fracassos, o protagonista vai tentando fazer o melhor para proteger as pessoas que ama, mesmo que isso signifique sacrificar suas próprias escolhas. Equilíbrio e destino são parte integrante da narrativa, agindo, algumas vezes, como personagens, outras, como autores da história. 

Giovanna Vaccaro me encantou outra vez com um livro tão sensível quanto a relação espaço-tempo. Eu não mudaria nada, nem uma vírgula sequer porque o final é perfeito como é. E se você ainda não sabe se deve ler esse livro, confie em mim, não preciso viajar para o futuro para saber que você vai amar esse livro tanto quanto eu.

"O presente é composto por 50% do passado e 50% do futuro. Isso me fez pensar. - Ele revirava uma das caixas empoeiradas em busca de algo. - O passado e o futuro são certos demais. Mas há coisas que fizemos no passado, coisas tristes e erradas, que compões o futuro. E se quisermos mudar o futuro, temos que começar com o passado." (p. 41)

Sinopse: Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente. No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível. 

O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente? 

Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo.

"- Eu te amo, Olivia - sussurrei me aproximando de novo e abraçando-a. - Temos um passado, mas... Eu quero um futuro com você." (p. 171)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...