outubro 27, 2014

[Livros] Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Título Original: Where She Went
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788581635675
Classificação★★★★☆
_______________

Intenso. Para Onde Ela Foi é mais do que a versão de Adam da história. É a sequência da decisão de Mia em Se Eu Ficar e tudo em que essa escolha culminou, as partes boas e em especial, as ruins. Tudo - tudo mesmo - o faltou no primeiro livro foi trabalhado neste. A narrativa de Gayle, mais sólida, consistente e sensível conseguiu me emocionar dessa vez e o personagem principal, com quem eu não havia conseguido criar um vínculo antes, agora tem minha admiração.

O final do primeiro livro foi previsível e clichê, mas se enganou quem pensou que a história acabava aí. Eu, inclusive, me enganei. Gayle Forman deixou o melhor para a continuação. As consequências da escolha de Mia são expostas em Para Onde Ela Foi e o leitor vai se questionar junto ao protagonista - dessa vez, Adam - o que aconteceu entre ele e a garota que ele amava. Onde eles perderam o ritmo e começaram a desafinar.

Se você ainda não leu Se Eu Ficar, essa resenha não é para você. Aqui começam os spoilers sobre o livro anterior. Depois de sair do coma e 'decidir' ficar, Mia não foi mais a mesma. Ela interiorizou toda a sua raiva e foi embora. De cara pode parecer meio estranho (para mim, pelo menos foi bem estranho). Por que ela decidiria ficar com Adam para depois partir? É o que o rapaz vai procurar entender o livro todo. 

Mia terminou com ele e seguiu sua vida. Simples assim! Ela decidiu seguir sua carreira de violoncelista e estudar na Juilliard. A vida ficou complicada e o amor não foi o bastante. Mas foi ela quem escolheu isso. O livro mostra a percepção de Adam, em primeira pessoa. Em contraposição ao livro anterior, dessa vez o questionamento é outro. E se eu não tiver escolha? 

Poucas vezes na literatura, eu vi o ponto de vista masculino do término de um namoro. Sem dramas ou inseguranças, Adam só quer entender o porquê. Mia decide de uma hora para outra apagar os dois anos que eles passaram juntos. É triste ver um relacionamento acabar quando para um dos dois ainda não havia terminado. O roqueiro entra em depressão, passa a sofrer de ansiedade e se vicia em remédios. Apesar de sua carreira estar em ascensão, ele se sente cada dia mais no fundo do poço. É o paradoxo da vida de um astro, brilhante de longe e destruído por dentro.

Quando Mia terminou com ele, Adam se trancou no quarto e compôs freneticamente. Suas letras cheias de revolta e raiva levaram a banda às paradas de sucesso, mas o guitarrista não tem mais sua musa inspiradora e a banda já não se entende tão bem. Na trama, conhecemos mais sobre o mundo das celebridades, afinal, a Shooting Star agora é famosa. Muito famosa. Além dos seus próprios questionamentos e problemas, o guitarrista ainda tem de lidar com os papparazzi, a industria, os fãs e a loucura que é o show business. Os remédios para controlar a ansiedade são sua válvula de escape, mas a situação começa a sair fora do controle quando nem mesmo eles dão a segurança de que o garoto precisa.

É quando por acaso (ou não), ele tem a oportunidade de assistir a um concerto de Mia Hall. Essa noite pode mudar tudo, ajudá-los a entender e dar aos dois uma última chance de dizer adeus. Com os mesmos recursos narrativos, Gayle mistura flashbacks com o tempo presente e traz uma história maravilhosa. A dor e a música se unem em um belíssimo uníssono e a plateia é o leitor. É uma continuação mais que necessária, esse livro é música para a alma e melodia para os corações.

"- (...) Amora não existe aqui. Como é possível que uma fruta simplesmente deixe de existir de uma costa para a outra?
Como é possível que um namorado deixe de existir de um dia para o outro? - Não sei dizer." (p. 64)

Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

"Quero diminuir o espaço que nos separa, medido em passos - não em quilômetros, não em continentes, não anos -, e colocar meus dedos calejados no seu rosto. Quero tocá-la e me certificar que é realmente ela, não um desses sonhos que tive com tanta frequência desde que ela partiu, quando eu a via tão claro como o dia, estava pronto para beijá-la ou levá comigo, e depois acordava com Mia fora de alcance. Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais. Mesmo contra a minha vontade." (p. 48)


16 comentários:

  1. ahhhhhhhhhh eu adorei este livro. Já tinha gostado muito do SE EU FICAR, mas esse livro encerrou a história de forma intensa e bonita. Amei a resenha. bj
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Só porque li a resenha, você encheu de spoilers :( hahahaha mas ainda pretendo ler

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariiii!
    Diferente de outras resenhas que li aqui, esta não li completamente, parei aonde você alertou que haveria spoller... Como quero muito ler e me aventurar nestes dois livros. Assim que lê-lo voltarei e comentarei a tua resenha! Mas enquanto isso, fico no gosto de quero saber...
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi ^^
    ainda não li o primeiro livro, então dei uma pulada em certas partes da sua resenha rsrs
    vejo tanta gente falando desse livro, que me dá até desanimo de não ter lido, mas também, tenho tanto livro pra ler que a vezes até me perco e pulo alguns heueh
    seu blog é tão, mas tão fofo que me deu uma invejinha de o meu não ser assim tão feminino, já que tenho o blog com um amigo menino, e daí fica impossível ter o blog assim tão fofo....
    adorei sua resenha, as partes que li, claro. tudo bem definidinho e com um bom português e concordância!
    beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?
    Confesso que só li sua resenha até a parte onde você disse que começavam os spoilers...rsrs
    Estou com o livro Se Eu Ficar aqui em casa, ganhei de presente de uma tia e pretendo ler em breve e depois assistir o filme. Apesar de já imaginar algumas coisas que acontecem em se eu ficar, eu estou muito animada para essa leitura, e espero gostar bastante dele :).

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou louca pra ler esse livro e o filme ^^ Mas até hoje não tive a oportunidade de conhecer. Provavelmente eu irei ficar muito triste com a história (:
    Amei a resenha.

    Bjs
    Carinho das Palavras (tacilaporto.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  7. Não li toda a sua resenha por motivos óbvios de haver spoilers e pulei um pouquinho. Bom, não tenho tanta curiosidade em ler este dois livros. Mas fico feliz que neste segundo a autora tenha demostrado mais sensibilidade na escrita sendo que vi muitos comentários falando que o primeiro não emocionou em nada. Parece ser uma leitura bacana, mas no momento não tenho vontade de lê-lo.
    Adorei sua resenha, e esta capa está bonita, mas prefiro o modo como está o primeiro hahaha.
    Beijos e sucesso querida.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Estou bem curiosa com a leitura deste livro e espero gostar muito dele.
    Já vi muitas coisas a respeito por isso ainda fico na dúvida se o leirei ou não


    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Oláaaa!!
    Ainda não li Se Eu Ficar, infelizmente. Então, estou super curiosa. Minhas amigas me indicaram e eu espero ler em breve!!
    A capa é maravilhosa, mas eu ainda prefiro a do primeiro livro, que é perfeita!!!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari,
    Já até separei esse livro para ser a próxima leitura haha
    Fiquei bem curiosa depois do final, eu curti.. pelo que li na provinha do primeiro também fiquei em dúvida dela ter deixado ele, já que em 'Se Eu Ficar', toda narrativa mostra a grande preocupação que ela tem dele saber do acidente, dele saber em que hospital que ela tá e afins haha

    E estou MUITO curiosa pelo ponto de vista do Adam. Quero ter chance para simpatizar com ele!

    bjs e uma ótima quarta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, sua linda tudo bem?
    Eu já sabia que isso iria acontecer, pois já li uma resenha desse livro antes. Eu fui lendo suas palavras e consegui sentir um pouco da destruição dele, pois ele está destruído. Por que??? Por quê ela ficou e se separou dele??? Eu não consigo entender e acho que essa é a grande questão do livro.
    Eu ainda não sei a resposta, mas tenho certeza que irei me emocionar. Essa história me tocou desde que vi seu lançamento e o trailer do filme, que infelizmente ainda não tive tempo de ver.
    Adorei seu texto, sua escrita está super madura e consegue nos levar, nos emocionar. Já lhe disse que tem talento, um dia, vou estar lendo um livro seu, tenho certeza.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi.tudo bem?preciso confessa q eu gostei bem mais desse segundo livro, pois achei o primeiro bem fraco, mas esse segundo já achei incrível. parabéns pelo blog bjs

    http://cantinhodacarolll.blogspot.com/2014/10/perdao-leornard-peacock-resenha.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, linda resenha.

    Se Eu Ficar foi menos do que eu esperava e não rolou uma conexão com a personagem/narradora. Todo mundo está falando que esse livro é bem melhor que seu antecessor e por tudo que li na sua resenha acredito que seja mesmo. Apesar da temática do primeiro livro, algo me diz que esse tem uma carga dramática maior ou que pelo menos conseguirá me atingir em cheio. Já estou odiando a Mia porque ela largou o Adam, espero poder entendê-la e mudar de ideia.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari, linda resenha.

    Se Eu Ficar foi menos do que eu esperava e não rolou uma conexão com a personagem/narradora. Todo mundo está falando que esse livro é bem melhor que seu antecessor e por tudo que li na sua resenha acredito que seja mesmo. Apesar da temática do primeiro livro, algo me diz que esse tem uma carga dramática maior ou que pelo menos conseguirá me atingir em cheio. Já estou odiando a Mia porque ela largou o Adam, espero poder entendê-la e mudar de ideia.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari! Tudo bom?
    Como tuas palavras conseguem me encantar tanto? Teu dom de escrita é mais que fantástica para mim, me prende do parágrafo inicial até o ponto final.
    Vim para a resenha logo depois de ver o o vídeo das suas leituras de Outubro. Me identifiquei completa e inegavelmente com seus comentários sobre Se eu Ficar. Foi meu último livro lido, e bem... Senti exatamente tudo o que você sentiu. Tem resenha dele lá no blog, se quiser conferir minhas opiniões. :D
    De tanto que foi divulgado, eu pensei que o livro iria me tocar, ou ao menos me emocionar de alguma forma. Absolutamente nada disso aconteceu. Você fez a terceira resenha que vejo de Para Onde Ela Foi, e em todas três tem a mesma frase: o que faltou em um, sobra no outro. Fico feliz por isso, de verdade. A Gayle me decepcionou com essa parte da obra, e mesmo a continuação sendo bem recebida, eu não darei outra chance à autora agora. Ainda não.
    Um beijo enorme pra você! Tuas resenhas são as melhores. <3
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
  16. OMG! Li Se Eu Ficar, mas ainda não li Para Onde Ela Foi, e juro que esperava qualquer coisa do livro, menos o que acontece...
    Pela sua resenha, Para Onde Ela Foi parece bem mais intenso e mais interessante que o primeiro, que por sinal, apesar de ter gostado, foi meio decepcionante para mim, por conta das altas expectativas que eu tava. Espero não me decepcionar com esse também!
    Parabéns pela resenha! Impecável, como sempre!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...