janeiro 23, 2014

[Livros] Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Romance, Ficção
País: Reino Unido
ISBN: 9788580573299
Classificação★★★★★
_______________

Como Eu Era Antes de Você definitivamente entrou na minha lista de favoritos. Eu já tinha ouvido falar muito sobre ele e inclusive, comprei-o por dica da minha amiga Vanessa, do blog Paraíso em Papel. Ela me disse que eu ia gostar e que o livro era comovente e sensível. Não deu outra, de fato, é o meu tipo de livro. 

Eu esperava uma história de amor, mas encontrei algo mais profundo. Uma história de amor, coragem, obstinação. E que mostra como algumas coisas na nossa vida são irreversíveis, e portanto, devemos aproveitar nosso tempo como se ele fosse acabar a qualquer momento. Porque um dia vai.

Jojo construiu uma trama diferente dos dramas que estou acostumada a ler, seus personagens, palpáveis de tão reais, poderiam ser alguém que você conhece. Não há nada de fantasioso nesse livro, tudo o que você vai encontrar é uma história que poderia ser verdade. O livro pode não agradar um tipo específico, os religiosos (fanáticos ou não), por conta do envolvimento com a questão 'suicídio' ou a 'eutanásia'.

Moyes aborda o tema com maestria, nos apresentando Will, um ex-esportista, um rapaz que um dia foi esquiador, mergulhador, empresário, que teve uma vida perfeita, até que um dia sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Will não consegue se conformar com isso, não aceita sua condição, sente dores, não tem possibilidade de cura e nem esperanças. Ele então, decide que quer morrer.

Enquanto isso, uma moça perde seu emprego e vê a vida dos seus sonhos, desmoronar. Ela que nunca quis muito, sempre sonhou em morar numa cidade pequena, com um emprego simples, casar, ter filhos, agora está desesperada. É quando lhe oferecem um emprego de cuidadora. É uma família rica, com um filho de trinta anos tetraplégico.

Will é uma pessoa difícil, ele já era assim antes do acidente e só piorou. Ele tem um humor ácido e faz o que pode para demonstrar sua amargura, seu sarcasmo e sua raiva com a vida. Com um diagnóstico desanimador de estagnação e certeza de que não há cura ele se torna obstinado a morrer, Will pede ajuda aos pais e eles lhe imploram um prazo para tentar fazê-lo mudar de ideia. O acordo era segredo, mas Lou acaba descobrindo e decide que esta será sua meta de vida. Salvar Will, fazê-lo mudar de ideia.

O livro é magnífico e eu me envolvi tanto com a história que já estou preparada para um bom tempo de ressaca literária. Will e Lou vão ficar pra sempre na minha memória. E a genial Jojo Moyes conquistou minha admiração, com passagens que me fizeram chorar litros e outras, que me fizeram gargalhar pra valer. Recomendo aos que são manteigas derretidas como eu, que gostam de um bom romance, de um bom drama e de uma boa história de amor.

"Olhei bem para o calendário, com a caneta na mão. Aquele pequeno pedaço de papel brilhoso passou a significar, de repente, uma grande responsabilidade.
Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver." (p.125)

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

"- Espere um instante. Só um minuto.
- Está se sentindo bem? - Olhei para a cadeira dele, com medo de estar esmagado ou preso em alguma parte, ou de eu ter feito alguma coisa errada.
- Estou ótimo. É que...
Podia ver o colarinho claro da camisa em contraste com o terno escuro.
- Não quero entrar agora. Quero ficar sentado aqui e pensar que... - Engoliu em seco.
Mesmo no escuro, pareceu fazer esforço.
- Quero... ser apenas um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos." (p.149)


17 comentários:

  1. Eu simplesmente amo esse livro de paixão! É um dos meus favoritos.
    Acho que foi uma das minhas "piores" ressacas literárias. Até para escrever a resenha (que ainda não postei) eu precisei me preparar psicologicamente..rs
    E é bem como você disse, não tem nada de fantasioso, é bem real... e lindo... e emocionante...
    Ótima resenha, Mari! Parabéns!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fala taaaaaaaaaaaaanto desse livro, eu to com ele lá em casa e ainda não li :( Parece que rolou maratona pra ler ele, porque já é o sétimo blog que vejo resenha essa semana, hahaha. Mas que bom, muitas opiniões boas me ajudando a subir ele na lista de leitura.

    Bjs

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me convenceu de que é uma historia fantástica,eu comprei alguns dias atrás e estou esperando chegar ♥ simplesmente adorei o texto,transmitiu o melhor do livro. Esta na minha lista de prioridades já ;)
    Adorei o blog!
    Beijoss
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser incrível, só pela resenha já me senti presa a história de Will e Louisa. Estou ansiosa para ler ele, com ctz vai me arrancar muitos sorrisos e lágrimas! <3

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Nossa Mah necessito deste livro!!! É exatamente o que eu procurava, e como você sou manteiga derretida e não resisto à um bom livro que me faça derreter! Parabéns pela resenha... simplesmente perfeita!
    Obrigada pela visita no meu blog e sempre lhe retribuirei com certeza!

    Beijos

    *Pathy*
    http://pathysmania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro há um tempo, mas até agora não consegui encontrar coragem pra ler. Parece ser uma história linda mas muito triste também. Alguém me falou que ele parece com o filme Tudo Por amor, ou seja vou chorar litros.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari! :D
    Ah, você e suas resenhas que fazem eu querer comprar mais e mais livros hehe
    Nunca li algo assim, deve ser muito linda a história. Me lembra um pouco o filme francês Os Intocáveis, mas no caso são dois homens e eles criam uma amizade muito bonita, um ajudando o outro. Fica a dica :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Mariana, esse foi um livro o qual eu li e recomendei loucamente para os meus amigos leitores. Fui até me aprofundar no assunto da Dignitas... É uma história muito linda, mesmo que o final não seja tão feliz assim.

    Beijão,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu também amei muito este livro e, até hoje, não sei se ele é melhor do que A Última Carta de Amor. Engraçado que eu tive esperanças de que a Louise ia alcançar seu objetivo até o fim, mas, se isso tivesse acontecido, acho que teria ficado um pouco decepcionada com a Jojo. Acho que, apesar de triste, o desfecho é o ideal e é o que torna a história tão poderosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie! Estou louca para ler um livro dela! E sem querer tenho ela como amiga no face (sem brincadeira).... :O
    Adorei a resenha!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/de-repente-o-destino.html

    ResponderExcluir
  12. Wow! Mais uma pessoa que fala tão bem desse livro. Faz um tempinho que estou louco para comprá-lo, parece ser muito perfeito. Se eu gostar, teremos um livro em comum, hein? Hahahaha.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari, como vai?
    Menina, esse livro parece ser bem legal. E dá uma reflexão pra pessoa.
    E, achei a capa lindinha *-*
    Gostei do teu post.
    Não sabia q o livro era assim hihi

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mari! Como vai?
    Estou querendo ler esse livro há algum tempo, mas aí pensa no spoiler que eu recebi. Tipo, pensa no fim do livro. Pois é, não sei como começa, mas sei como termina. Tive muita raiva da minha prima por isso. Ela estava contando para a amiga dela e nem se importou de falar baixo; pra piorar, tudo que envolve livros, eu ouço. Argh.
    Agora que sei um pouco mais sobre a história, quero ler :3 Apesar de ter me interessado pela capa, inicialmente, o enredo parece muito bem elaborado. Amo personagens bem construídas, romance dramático e tudo mais. Adorei a resenha!
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogpsot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari, tudo bom?
    Primeiramente, eu amei seu blog! Muito fofo, parabéns!
    Em segundo, que resenha linda. Eu to louca pra ler esse livro a uns bons 2 meses. A história me interessou de primeira. Sou louca por romances e manteiga derretida total! haha. Ler sua resenha só me fez querer ainda mais ler esse livro que pelo visto é marcante. Amei tudo e já estou seguindo!
    Beijos, Tati.
    www.somosliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa Mary, amei tu resenha, nem li a sinopse para ficar mais curiosa e me estimular a comprar logo esse livro. Já tinha me chamado atenção a capa dele, e creio, que irá além das minhas expectativas :D
    beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Mariana, ótima resenha!
    Tô doida pra ler esse livro há um tempão e até hoje não tive a oportunidade. :(
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...