janeiro 29, 2014

[Livros] Segredos e Mentiras - Diane Chamberlain

Título Original: The Midwife's Confession
Autor: Diane Chamberlain
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788580412192
Classificação★★★★★
_______________

Imprevisível. É a única palavra que descreve o livro de Diane Chamberlain. A trama complexa e cheia de reviravoltas, traz mais do que meia dúzia de mentiras. Segredos inacreditáveis e fardos pesados para alguém carregar. É assim que Noelle se despede do mundo, cansada por carregar um peso maior do que ela própria. Cansada de mentir e esconder coisas das pessoas que mais ama.

A autora nos apresenta muitas surpresas no decorrer da trama. Nunca li um livro tão intrigante quanto este. Os rumos da história de Noelle mudam à cada capítulo. É uma revelação atrás da outra. E assim, vemos que nem sempre conhecemos alguém tão bem quanto imaginamos.

Noelle, Tara e Emy são melhores amigas, desde a faculdade. Elas amadureceram juntas e não se desgrudam, nem o passar dos anos consegue afetar essa amizade. Elas são como irmãs. Inseparáveis. Tara lida com a morte recente do marido Sam, e a falta de afeto que recebe de sua filha, Grace. Ela recebe o carinho e apoio das melhores amigas e assim tudo parece mais suportável.

As coisas mudam quando Emy e Tara descobrem que a amiga se suicidou. O que parece ser impossível, já que ela nunca aparentou ter problema algum. Noelle sempre pareceu ser feliz com a vida que levava, com suas escolhas. Ser parteira sempre foi o seu sonho e ela trazia bebês lindos ao mundo, era o que ela queria fazer, pra sempre.

Mas ao encontrar uma estranha carta escrita por Noelle, dizendo se arrepender de uma atrocidade cometida no passado, as duas passam a perceber que nem chegaram perto de conhecer a amiga. Ela era uma incógnita e sua vida, cercada de mentiras. A única coisa que não era mentira, era o amor dela pelas amigas. Apesar de tudo, Noelle as amou. Até o fim.

Com certeza, esse livro me conquistou. Vocês sabem o quanto eu gosto de finais imprevisíveis e desfechos chocantes. É o caso desse livro, por mais que você tente descobrir cada um dos mistérios que envolvem a vida da parteira, você não vai arranhar nem a superfície. Com um enredo brilhante e muito bem desenvolvido, Chamberlain conseguiu me prender do início ao fim. 

Foi uma leitura rápida e recomendo muito, estou ansiosa por mais livros da Diane. Sua escrita minuciosa é o que traz o clímax do livro. Todos os fatos se conectam e é preciso atenção para não perder algo importante. E fica a questão, que todos nós devemos tentar responder: é possível, de fato, conhecer alguém? Confiar em alguém de verdade? Um livro sobre segredos, amor e dor. E, sobretudo, como um se interliga ao outro.

"Eu precisava ligar para Tara. Não daria conta disso sozinha. Tara e eu saberíamos o que fazer. Juntas, descobriríamos o que havia acontecido. Juntas, nós duas sabíamos tudo o que se poderia saber sobre Noelle. 
Ainda assim, na minha frente jazia a prova - nossa amiga, que se fora para sempre - de que, na verdade, não sabíamos de nada." (p.23)

Sinopse: Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.

Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.

Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?

"- Sabe quando sua mãe corta a laranja em fatias e as arruma num prato para seu time de futebol e planeja as atividades das suas festas de aniversário com dois meses de antecedência?, - ele havia me perguntado. - Esse é o jeito dela de demonstrar amor, Gracie." (p.221)


17 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro e aposto que Noelle tem alguma mágoa muito grande do passado, fiquei morrendo de vontade de saber o porque do suicídio.

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Primeira resenha que leio sobre o livro e adorei!
    Adoro livros imprevisíveis e que nos surpreendem.
    Com certeza mais uma pra minha "listinha'. hahaha
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu me apaixonei logo pela capa desse livro, achei bem interessante a história, e uma ótima resenha.

    Beijos

    Tony Ferr

    http://dicassliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AI.MEU.DEUS.
    Porque você fez um resenha tão boa assim? Me deixou mega curiosa e com água na boca haha Finais imprevisíveis são tudo de bom. Espero gostar do livro assim também =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  5. Meninaaaa!!! Esse estou louca para ler esse livro... Assim que li a sinopse no mês passado mais ou menos, me deixou super curiosa, com a tua resenha então... Me deixou mais rsrsrs Bjs
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros que falam sobre mentiras, é tão bom depois você ser surpreendido com a verdade.
    Muito boa a resenha,
    Blog Enquanto Estava Lendo

    ResponderExcluir
  7. Oie :)
    Confesso que não é o tipo de livro que eu costumo ler, maas eu fiquei bem curiosa *-*
    Sua resenha me deixou morrendo de curiosidade e de vontade de ler o livro.
    Adorei a resenha ♥
    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que assim como você eu gostaria desse livro, parece algo interessante.
    Amei o blog, seguindo.
    Beijos!!!!

    tem promoção lá no blog.
    http://seforasilva.blogspot.com.br/p/hello-pessoas-tudo-bem-com-voces-hoje.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari!
    Não é muito o estilo de livros que leio. Geralmente quando leio livros que envolvem amigas inseparáveis são chick-lits e não dramas, mas confesso que fiquei curiosa para saber quais são esses segredos da Noelle e quem é Anna.
    Ótima resenha, como sempre :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari! Como vai?
    Nunca ouvira falar do livro, e me parece bem interessante. Apesar de reclamar das mortes nos livros e etc., creio que sem isso não teria a menor graça, principalmente se for suicídios - mesmo sendo pior para encontrar motivos, o que Segredos e Mentiras deve fazer de uma forma impressionante. Acho que não li algo do gênero, e tenho certeza que o fim é impressionantes.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Uau, parece ser um livro muito bom e amei sua resenha, me deixou com vontade de ler, vou dar uma procuradinha.
    Super Beijos!
    http://www.devoradores-de-livro.blosgpot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Masoquista literária! Gostar de final chocantes, rsrs.
    Mais um livro que fico instigada espero ter a oportunidade de ler e me sentir como você. Gosto de livros imprevisíveis *.*
    Beliscões da Máh♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  13. Estava querendo muito esse livro e depois dessa resenha já sei que não preciso me preocupar em relação a me decepcionar. Pretendo ler em breve e creio que ele vai corresponder a todas as minhas expectativas!
    Adorei a resenha, Mari!

    ResponderExcluir
  14. Nusssaaa... a sua resenha foi tão instigante quando a sinopse... e me fez pensar... até onde eu vou por alguém que eu amo??? Sinceramente não sei... Acredito que só vivendo a situação em si para saber... Mas eu gostei do que li aqui e coloquei o livro no meus skoob... ele tá bem cheio e a lista só cresce rsrsrs. Sua resenha ficou perfeita... e eu quero e logo esse livro. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Achei a capa fofinha, mas ainda não tenho esse livro tenho que ler depois.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parece interessante, mas não chamou muita a minha atenção. Talvez leia em breve.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie estou louca para ler esse livro!!! Parece ser muito bom!
    Bjs, comenta por favor nesse resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/pocao-do-amor.html

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...