outubro 10, 2014

[Livros] Ivvi - Leandro Andreo

Título Original: Ivvi
Autor: Leandro Andreo
Editora: Pandorga
Páginas: 120
Gênero: Poesia, Lírico
País: Brasil
ISBN: 9788561784447
Classificação★★★★★
_______________

Quando encontrei na blogosfera inúmeras resenhas positivas sobre Ivvi, eu nem sonhava que o autor aceitaria fazer uma parceria com o blog e tampouco imaginava o quanto eu iria admirá-lo após o término do livro. Há tempos eu não lia um livro de poesia tão bem escrito, tão repleto de significados e ao mesmo tempo tão sensível. Leandro faz uma mescla de sentimento e técnica que resulta em uma verdadeira obra de arte. Sua poesia é inspiradora e derrete qualquer coração, em especial conquista os românticos apaixonados, como esta que vos escreve.

Os versos do autor transbordam amor por sua musa inspiradora, Ivvi. E no decorrer do livro, podemos acompanhar não só a evolução da história contada através do gênero lírico, mas também a evolução da escrita de Andreo. Na leitura, me deparei com poesias perfeitamente metrificadas e uma sonoridade encantadora. Por vezes me peguei suspirando, com a mão no coração, por mais clichê que pareça é verdade. Ler sobre o amor é quase tão bom quanto amar, faz sentir. Faz sonhar. 

Ivvi é mais que uma declaração, é uma lição de amor. A personagem principal a quem o poeta tanto admira e em quem encontra inspiração é a personificação desse sentimento. Este que nos preenche e nos domina, elevando nossos corações, se apossando do nosso ser até tomar nossas vidas e pensamentos. Ivvi está na vida do poeta e também nas dos leitores, com outros nomes, de outras formas, mas sempre com intensidade. Afinal, quem nunca amou perdidamente, nunca viveu.

O livro é divido em cinco partes que se complementam e seguem uma cronologia. Assim como um relacionamento ou mesmo a vida, não é feita somente de amor, vamos percebendo outras emoções do eu lírico que culminam num belo final. Não vou detalhar cada parte, porque o livro é relativamente curto e eu poderia, portanto, falar mais do que devo. A poética de Leandro Andreo não precisa de elogios, por si só já se sustenta. É injusto que eu tenha que escolher adjetivos para falar o quanto gostei da obra. Vou resumir com uma palavra meu sentimento pelo livro, por Ivvi, pela poesia: AMOR.

"Mas, se o amor for verdadeiro,
Que teu corpo mude inteiro,
Mesmo assim, terás paixão.
Sei que agora não te importas,
Ao ficar com formas tortas,
Verás que tenho razão." (p. 23)

Sinopse: Quando tu, bela Ivvi, conheci, meu mundi se virou completamente. Desalento, que outrora era aparente, perdeu-se de repente. Eu sorri. Os dias se passavam, percebi que tu não me saías mais da mente, eras tão jubilosa e, certamente, a mulher mais bonita que já vi. Ivvi é uma personagem não só desta obra, mas da vida de todos. Todos nós temos alguém na vida que nos inspira, que tira o melhor de nós e que permite manifestações tão verdadeiras como as mensagens de Amor dos poemas deste livro. A personagem Ivvi irá ultrapassar os limites destas páginas e irá refletir na Ivvi real que habita na vida de cada leitor.

"E quando Ivvi conheceres,
Nenhum mais dos vivos seres
Ganhará tua atenção.
Inicialmente encantado, 
Ficarás apaixonado
E na palma de sua mão.
Pensarás na bela apenas,
De modo que teus poemas,
Outros temas não terão." (p. 33)

5 comentários:

  1. Quero esse olho da capa para mim hahahaha
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Sou bem fã de poemas há um tempo, pois são uma grande fonte de inspiração. As pessoas que os escrevem tem que ter uma grande sensibilidade e talento com as palavras. Parabéns ao autor!
    A capa ficou muito bonita também. Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    Apesar de achar poesias um gênero lindo e muito inspirador, eu confesso que há muito tempo não pego um livro só com poesias para ler. Sempre acabo lendo uma poesia aqui outra ali. Mas lendo sua resenha é impossível não se encantar e não querer imediatamente realizar a leitura desse livro.
    Suas palavras foram muito sinceras e me deixaram muito curiosa para conhecer essa obra!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está sendo super divulgado na blogosfera, mas apesar de estar morrendo de curiosidade, tenho meus receios, o principal deles é que não curto poesia, sendo assim vou deixar passar apesar dos inúmeros elogios.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Acho que a poetisa é você, quanta paixão no seu texto, deve estar amando!!!!!!! Só um coração cheio desse sentimento nobre, que a poucos faz conhecer, pode declarar Senhora de outro par pulsante, tão nobre quanto.
    Viu, você até me inspirou e contagiou. Acho que o livro deve ser lindo mesmo!!!!!! Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...