agosto 13, 2015

[Sobre] Personagens Secundários #1


Olá queridos, nessa semana decidi falar sobre 'personagens secundários'. O que são, como vivem e onde se escondem essas criaturas? Em forma de perguntas, esse post é um convite aos leitores para prestarem atenção aos personagens que não "chamam" atenção. 

O que difere um personagem secundário de um protagonista é sua importância na trama?

Não necessariamente. Muitas vezes um personagem secundário tem uma grande importância na trama, mas acaba ficando oculto durante grande parte da história. É o caso do típico livro de suspense em que o mordomo é o assassino. Ele era secundário, mas foi basicamente quem originou toda a história. Alfred, o mordomo, matou geral e passou despercebido.

Os protagonistas são mais interessantes e, por isso, são protagonistas?

Jamais. Existem muitos livros em que os personagens secundários são milhões de vezes mais interessantes. Na minha opinião, em Will & Will, os dois personagens que dão nome ao livro são extremamente chatos. Tiny Cooper é a estrela do livro. Ele brilha e ofusca os protagonistas e como coadjuvante toma o papel principal. 

Se eu gostei mais do personagem secundário do que da protagonista, eu não gostei da história?

Não, nada a ver. O sentimento por um personagem não deve afetar sua perspectiva e impressão sobre a história. Claro, que é difícil gostar de Crepúsculo se você não suporta a Bella, porque a quadrilogia é narrada do ponto de vista dela, mas o leitor deve separar uma coisa da outra. Então .. esquece a sonsa e pensa que o Jasper é bem mais interessante.

Qual é a função de um personagem que não é protagonista?

Sem o peso de ter que conquistar o leitor, o personagem secundário, ou de apoio, é mais como nós. Ele geralmente não é extraordinário, nem heroico. Os grandes feitos e sofrimentos ficam a cargo dos mocinhos e mocinhas, mas ele é simplesmente real, palpável. Quase sempre desempenham a função de 'amigos' e a cumprem da melhor maneira possível. Vide Sam, que é a melhor coisa de Senhor dos Anéis, o amigo mais honrado, o melhor de todos, viu Sr. Frodo?


Meus coadjuvantes preferidos (que superam seus protagonistas) são: 

Samwise Gamgee: Sam é o melhor amigo de Frodo e decide acompanhá-lo numa jornada que (muito provavelmente) o levaria à morte. Ele não abandona o amigo nem quando, sob influência do Um Anel, Frodo desconfia de sua lealdade. Amizade como essa não tem como não admirar. Alguns dizem que Sam não é coadjuvante, mas essa é uma discussão antiga e na minha opinião ele é sim.

Tiny Cooper: Tiny é simplesmente a alma de Will & Will. O personagem mais absurdamente fora dos padrões é o mais interessante, envolvente e, além de seu jeito contagiante de viver a vida é tão ferrado por dentro quanto qualquer adolescente. Gay, ou como diz John Green, o maior e mais gay garoto do planeta, Tiny chama atenção na escola por seu tamanho e por seu estilo. Para mim, ele chama atenção por sua determinação, confiança e lealdade.

Finnick Odair: Finnick se tornou meu personagem favorito muito rápido. Engraçadinho, ousado e extremamente corajoso. Sua relação com Anne é a coisa mais linda do mundo, ele se voluntaria por ela, se voluntaria à morte para salvá-la. E as atitudes dele na arena no Terceiro Massacre Quartenário, protegendo os amigos e cuidando de Mags tanto quanto possível também me fizeram chorar. Um dos melhores personagens literários.

Ryan Turner: Recentemente li Sr. Daniels e entendi o real motivo de tanta comoção com o livro: Ryan. O personagem secundário é encantador, misterioso e tem um bom-humor contagiante. Assim como Tiny, ele é gay, mas o diferencial é que ele não pode contar isso para ninguém. Sua mãe, extremamente religiosa, crê que a homossexualidade leve as almas para o inferno e por conta disso, ele finge ser algo que não é. Finge até mesmo ser feliz.

Meus personagens favoritos são todos masculinos por uma questão de que eu geralmente gosto mais deles. Independentemente de serem gays ou héteros, não é uma escolha ligada à aparência e sim à personalidade e atitudes. Poucas personagens femininas têm a minha admiração e as que têm não são coadjuvantes. E quanto a vocês? O que acham dos personagens secundários? Quais são os seus favoritos? 

14 comentários:

  1. Excelente post. Também não acho que, por ser secundário seja menos importante que o protagonista. Há personagens como Neville Longbottom (Harry Potter) e Azio (Senhores de Castelo) que eu gosto MUITO e são de extrema importância para o enredo. É questão de personalidade desenvolvida pelo personagem mesmo, cativa até sem querer.

    http://www.cantinadolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Alguns personagens secundários chamam a atenção tanto quanto os principais, achei bem legal abordar o assunto da importância dos personagens secundários.
    Adorei essa postagem.

    ResponderExcluir
  3. pra mim personagem secundários sao de extrema importância, sem eles acho que os livros ficaria muito monótonos, na maioria das vezes eles sao amigos do personagens principais e geralmente dão os conselhos para que tudo se ajeite.

    ResponderExcluir
  4. Os personagens secundarios são tão importante quanto os principais, eles são mais importancia aos livros e tambem ajudam muito a nos apaixonarmos pela leitura

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, amei esse post, você falou sobre esses personagens secundários, mais eu não conheço nenhum kkkkkkk, mais e verdade e como e se fosse um amigo, algo realmente real dos atores pincipais!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante tua postagem, creio que personagens secundários agregam bastante a historia positivamente. As vezes no fazendo ter uma segunda visão e uma outra opinião dos que esta acontecendo com os principais.

    ResponderExcluir
  7. Heey!
    Excelente, post, adorei saber mais sobre os personagens secundários ^^
    Também amo muito o Sam e o Finnick, já o Tiny...
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  8. Concordo com sua lista de personagens secundários, com exceção do livro Sr Daniels que não li ainda (está na lista).Também poderia acrescentar alguns nomes, mas estou ficando velha e minha memória já não é a mesma! Hahaha

    E eu acredito que não haveria histórias de sucesso se não fossem por eles. Afinal, todos nós que lemos Senhor dos Anéis sabemos que o Frodo não alcançaria o final de sua jornada se não fosse por Sam, ele, para mim, é o verdadeiro herói da história.

    E como disse no seu texto, às vezes o protagonista é super chato e o que salva o livro é o personagem secundário. É alguém comum, mas que pelas circunstâncias de cada história se fortalece e acaba se tornando alguém muito importante no enredo completo.

    Enfim, também amo personagens secundários e adorei seu post! Hahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tiny ganhou tanto destaque em Will e Will e ganhou livro próprio! E eu com certeza vou ler. Adorei o TOP ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Ameeei esse post! Bem do jeitinho que eu penso *-*
    Tem como não amar esses secundários charmosos e importantes?

    ResponderExcluir
  11. Acho que muitos personagens secundários salvam uma história... porque tem uns protagonistas chatooos!
    Eu não lembro agora de algum que eu tenha gostado tanto.
    Ahhh, o chapeleiro de Alice no país da maravilhas vale??
    Como eu amo este personagem, hehehehe!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a tua escolha do tema! Além de super interessante, a matéria ficou bem completa! Eu confesso que os personagens secundários são um trunfo em qualquer livro bem escrito. Sou daquelas leitoras chatas, que fica olhando pra cada detalhe, e quando todos os personagens funcionam direitinho é que o livro atende às minhas expectativas. Confesso que já gostei de muito personagem coadjuvante ao invés do protagonista rs

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post comentando e explicando a função e os seus xodós de personagens secundários. Confesso que á li muitos livros com protagonistas extremamente chatos e lentos, o que deu a vez para os coadjuvantes brilharem em cena.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei o post com certeza temos vários personagens secundários que roubaram a cena em diversos livro e adoro quando os autores constroem personagens secundários forte e apaixonantes de todos os livro só conheço o Finnick e o Ryan e eles me conquistaram mesmo não sendo eles narrado os livros !!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...