Autor: Augusto Alvarenga
Editora: D'Plácido
Páginas: 191
Gênero: Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN: 9788584251247
Classificação: ★★★☆☆
_______________
No segundo volume da saga Um Amor, Um Café & Nova York, Augusto Alvarenga nos mostra como anda a vida de Camila Borges em Nova York. O sucesso e a fama não mudaram a cabeça da garota e, principalmente, não fizeram com que ela esquecesse seu primeiro amor. Pensando constantemente no ex-namorado, a cantora não consegue seguir em frente, e tudo ao seu redor muda, menos ela.
Confesso que no primeiro livro, me encantei mais com a história da protagonista. Os defeitos que ela já possuía foram piorados e sua falta de maturidade se tornou mais evidente desta vez. Sua personalidade, ou a falta dela, foram o maior problema para mim. Camila não tem vontade própria, cada uma de suas decisões - erradas ou certas - é tomada pelos outros. Isso me incomodou muito durante a leitura, mas é compreensível se pensarmos em uma adolescente confusa e imatura alcançando seus maiores desejos.
Guilherme, por outro lado, faz suas próprias escolhas e todas elas são péssimas. Desde que 'obrigou' Camila a aceitar a proposta de morar em Nova York, ele só pisa na bola. O casal Guimila não existe mais e o que restou deles guia essa segunda história. Há menos romance, e apesar de surgir um novo pretendente para a cantora, ele não chega a ser interessante, nem para Camila, nem para o leitor. Portanto, ainda há esperanças para esses dois teimosos.
A fofura presente na escrita do autor continua a mesma, e apesar do pouco desenvolvimento dos protagonistas, os personagens secundários roubam a cena. Quem antes torcia pelo casal principal, agora vai se encantar por uma outra relação. Confesso que foi o ponto alto do livro para mim. Não vou dar spoiler, mas posso dizer que eu já shippava esses dois desde o final do livro anterior.
A diagramação continua impecável e as ilustrações são de encantar qualquer um. Ao contrário da capa do primeiro livro, as cidades de Nova York e Belo Horizonte foram invertidas e a impressão é que o mundo de Camila virou de cabeça para baixo. Uma sacada muito inteligente e original.
De maneira geral, o segundo livro é tão gostoso de ler e fluido quanto o primeiro. É uma leitura mais adolescente e que nos leva para uma realidade bem diferente da nossa. A perspectiva da fama e os acontecimentos surreais fazem com que o leitor esqueça completamente que existe vida após a ficção. Durante a leitura, Augusto me levou a Nova York, onde tomei um café e fui famosa. Ao fechar o livro, voltei a ser a blogueira que aguarda ansiosamente pela continuação dessa história.
"É um sonho! Foi um sonho... Mas o que importa é que você precisa guardar as lembranças boas... O que for de ruim, você deixa pra lá, esquece. Mas guarda o que for de bom... Sério. Eu não quero pensar no amor se não for assim. Não quero pensar no amor como algo temporário, que quando acaba se corrói e destrói tudo o que teve de bom. Não quero ser corroído. Quero viver a esperança do bom." (p. 86)
Sinopse: Dois anos se passaram desde que Camila se despediu do Brasil. Vivendo seu sonho em NY com seus melhores amigos, ela pensa que este será um ano como os dois anteriores... Quando seus pais e amigos a convencem a voltar para casa, Camila se vê encurralada por lembranças do passado e o medo do futuro, sendo obrigada a enfrentar seus sentimentos adormecidos sem transparecer isso para as câmeras. Assim como em nossa própria vida, cada novo capítulo trará uma nova surpresa, novos personagens e novas emoções para essa história. Será que Camila está preparada para as consequências de viver seu sonho?
"No fim das contas, era algo até difícil de entender: como o amor podia ser tão mal visto aos olhos de algumas pessoas? Afinal, era amor: puro. O sentimento que eu sentia pelo Guilherme, e que me fez tão feliz. Que mudou a minha vida." (p. 90)
Fonte:EditoraD'Plácido|Skoob