agosto 17, 2015

[Livros] Um Amor, Um Café & Nova York 2 - Augusto Alvarenga

Título Original: Um Amor, Um Café & Nova York 2
Autor: Augusto Alvarenga
Editora: D'Plácido
Páginas: 191
Gênero: Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN: 9788584251247
Classificação★★★☆☆
_______________

No segundo volume da saga Um Amor, Um Café & Nova York, Augusto Alvarenga nos mostra como anda a vida de Camila Borges em Nova York. O sucesso e a fama não mudaram a cabeça da garota e, principalmente, não fizeram com que ela esquecesse seu primeiro amor. Pensando constantemente no ex-namorado, a cantora não consegue seguir em frente, e tudo ao seu redor muda, menos ela.

Confesso que no primeiro livro, me encantei mais com a história da protagonista. Os defeitos que ela já possuía foram piorados e sua falta de maturidade se tornou mais evidente desta vez. Sua personalidade, ou a falta dela, foram o maior problema para mim. Camila não tem vontade própria, cada uma de suas decisões - erradas ou certas - é tomada pelos outros. Isso me incomodou muito durante a leitura, mas é compreensível se pensarmos em uma adolescente confusa e imatura alcançando seus maiores desejos. 

Guilherme, por outro lado, faz suas próprias escolhas e todas elas são péssimas. Desde que 'obrigou' Camila a aceitar a proposta de morar em Nova York, ele só pisa na bola. O casal Guimila não existe mais e o que restou deles guia essa segunda história. Há menos romance, e apesar de surgir um novo pretendente para a cantora, ele não chega a ser interessante, nem para Camila, nem para o leitor. Portanto, ainda há esperanças para esses dois teimosos.

A fofura presente na escrita do autor continua a mesma, e apesar do pouco desenvolvimento dos protagonistas, os personagens secundários roubam a cena. Quem antes torcia pelo casal principal, agora vai se encantar por uma outra relação. Confesso que foi o ponto alto do livro para mim. Não vou dar spoiler, mas posso dizer que eu já shippava esses dois desde o final do livro anterior.

A diagramação continua impecável e as ilustrações são de encantar qualquer um. Ao contrário da capa do primeiro livro, as cidades de Nova York e Belo Horizonte foram invertidas e a impressão é que o mundo de Camila virou de cabeça para baixo. Uma sacada muito inteligente e original. 

De maneira geral, o segundo livro é tão gostoso de ler e fluido quanto o primeiro. É uma leitura mais adolescente e que nos leva para uma realidade bem diferente da nossa. A perspectiva da fama e os acontecimentos surreais fazem com que o leitor esqueça completamente que existe vida após a ficção. Durante a leitura, Augusto me levou a Nova York, onde tomei um café e fui famosa. Ao fechar o livro, voltei a ser a blogueira que aguarda ansiosamente pela continuação dessa história. 

"É um sonho! Foi um sonho... Mas o que importa é que você precisa guardar as lembranças boas... O que for de ruim, você deixa pra lá, esquece. Mas guarda o que for de bom... Sério. Eu não quero pensar no amor se não for assim. Não quero pensar no amor como algo temporário, que quando acaba se corrói e destrói tudo o que teve de bom. Não quero ser corroído. Quero viver a esperança do bom." (p. 86)

Sinopse: Dois anos se passaram desde que Camila se despediu do Brasil. Vivendo seu sonho em NY com seus melhores amigos, ela pensa que este será um ano como os dois anteriores... Quando seus pais e amigos a convencem a voltar para casa, Camila se vê encurralada por lembranças do passado e o medo do futuro, sendo obrigada a enfrentar seus sentimentos adormecidos sem transparecer isso para as câmeras. Assim como em nossa própria vida, cada novo capítulo trará uma nova surpresa, novos personagens e novas emoções para essa história. Será que Camila está preparada para as consequências de viver seu sonho?

"No fim das contas, era algo até difícil de entender: como o amor podia ser tão mal visto aos olhos de algumas pessoas? Afinal, era amor: puro. O sentimento que eu sentia pelo Guilherme, e que me fez tão feliz. Que mudou a minha vida." (p. 90)


15 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa com o primeiro volume hehehe Gostei da premissa desse segundo livro, ainda mais por serem protagonizados por jovens, faz com que o leitor dessa faixa etária se veja nos personagens. E, se tem casal pra shippar, já quero!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho ruim em um livro quando a personagem não tem maturidade e não tem suas proprias decisões, isso torna o livro meio chato entao sei que eu acabaria não gostando e por esse motivo que não pretendo ler

    ResponderExcluir
  3. Que livro bacana, gostei da história me lembra um pouco da história do começo da carrei da Rihanna, me interessei pelo livro, muito bom mesmo!
    kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, eu tenho uma relação de amor e ódio com livros, as vezes pego alguns muito bons e que passam uma mensagem bacana, outros nem tanto....mesmo assim curti o que tu escreveu e acho que daria uma oportunidade sim. Vou procurar o primeiro volume!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas não me interesse muito pela história não, então no momento não pretendo ler.
    Mas sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de adorar ler livros nacionais a leitura nao me interessou no momento, prefiro um livro mais maduro e reflexivo atualmente to fugindo de livros com e que são sequencias.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada desse autor? Tá na hora de mudar isso, né? Vejo uma galera falando tão bem, preciso ler muito o primeiro livro.
    Sobre o segundo, acho que é isso que acontece com as séries. Por isso até evito de uma certa forma, porque às vezes a trama pode fugir da ideia principal. De repente no próximo isso pode ser resolvido.
    Eu AMO personagens secundários que se destacam mais, acho isso muito "Friends" hahaha <3 E as ilustrações são muito fofas, é a sua cara Mari hahaha
    Beijos,
    Juliana Skwara
    http://julianaskwara.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o primeiro livro ainda e não fazia ideia que já tinha o segundo! Hahaha
    Fiquei um pouco desanimada agora por saber que a protagonista é bem imatura - tenho problemas graves com isso, por exemplo, já gritei sozinha de tão irritada que fiquei com uma personagem. Hahahaha

    Bom, mas já fico preparada para quando resolver pegar o livro, né? Rsrs

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá como vai? Sou da equipe do WID e mexemos com design de blogs, nao está pensando em mudar o visual do seu blog? Temos pacotes e tbm coisas avulsas como so um menu ou só um cabeçalho etc. Dê uma olhadinha aqui em nossos serviços http://worldimperialdesign.blogspot.com.br/p/servicoscomprar.html Até mais :)

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ficar motivada a ler o primeiro livro! Esse parece bem legal :D

    ResponderExcluir
  11. Confesso que ainda não conhecia este livro, e ao conferir a resenha deste, tive que pesquisar um pouco sobre o primeiro. Achei bem bacana a proposta, uma leitura bem leve e agradável,mas ando "fugindo" de livros com continuações...

    ResponderExcluir
  12. A menina tá há dois anos fora de casa, longe da família e continua imatura?
    Sempre achei que este tipo de vida ajudasse na maturação das pessoas, hahaha.
    Eu não li o primeiro livro então to bem por fora, nem cheguei a ler nada sobre ele, nem sabia que existia ou não atentei para ele, hehe.
    Achei a premissa bacana, mas acho que não lerei!! Não morri de amores!

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o autor ou os livros ainda, por isso fiquei um pouco perdida na hora da leitura rs
    Mas qualquer livro que fale sobre NY me arranca suspiros! Sem falar que eu adorei a sacada de inverter as cidades como se isso fosse a mente da protagonista no momento! Confesso que a trama não me atrai muito, ainda mais depois que tu falou que a personagem principal não possui uma personalidade bem definida, eu me irrito muito fácil com isso!

    ResponderExcluir
  14. Não li a resenha, pois ainda não li o primeiro livro e obtive interesse. Na verdade, eu nem conhecia a série, mas me encantei logo de cara com Um Amor, Um Café & Nova York. Lerei!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ainda não conheço essa serie, mas e muito ruim quando temos um primeiro livro que gostamos e a continuação não nos agrada tanto, o livro pareceu legal e quero ver se consigo ler o primeiro para ver se gosto !!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...