outubro 08, 2015

[Listas] 10 Motivos para assistir 'O Pequeno Príncipe'


A adaptação de O Pequeno Príncipe era um dos filmes mais aguardados do ano por mim. O livro de Antoine de Saint-Exupéry é comovente, apaixonante e fala sobre ser feliz, independentemente da idade. Quando crescemos perdemos a pureza, a inocência, a alegria da infância e o pequeno príncipe veio a Terra para nos lembrar que podemos ser adultos sem nunca esquecer de ser crianças.

Como não costumo fazer críticas de filmes, preferi fazer uma lista com dez bons motivos para que vocês assistam o filme do pequeno príncipe. Vamos lá, aviadores?

1. É uma adaptação livre, por isso você não verá exatamente a mesma coisa que há no livro, apesar de ser fiel em muitas passagens.

2. As animações em stop motion foram feitas a partir dos desenhos originais de Antoine de Saint-Exupéry. É um trabalho lindo e que contrasta com a - também belíssima - animação digital.

3. Foi criada uma frame story (algo como uma história principal) para enfatizar que nós, os leitores de O Pequeno Príncipe precisamos de seus ensinamentos. A protagonista, que não está no livro, interpreta o dilema do próprio leitor - viver num mundo de adultos. É uma técnica usada para reforçar a ideia central.

4. O espectador se identifica com a protagonista, uma garotinha que é forçada a amadurecer cedo demais. A modernidade nos trouxe essa urgência, todos crescemos rápido demais.

5. A mãe da menina (que propositalmente não possui um nome - para que, como eu disse anteriormente, o espectador possa se sentir representado) planeja o sucesso profissional da filha, preocupa-se com sua vida acadêmica, mas lhe dá pouca atenção, justamente por estar preocupada demais com sua própria carreira. Outro mal da modernidade, o ciclo infinito da rotina, do trabalho.

6. A trilha sonora é impecável. Dentre outras, destaco a música tema do filme que é 'Somewhere Only We Know' da banda Keane, regravada por Lily Allen.

7. A fotografia do filme é impecável. Sem mais.

8. Mesmo quem não leu, vai entender absolutamente tudo. O filme é, inclusive, mais explicativo. Algumas das metáforas de Antoine ficam mais claras e ainda que não seja um filme infantil, pode ser facilmente compreendido pelas crianças que ainda tem o pequeno príncipe dentro delas.

9. Apesar de muitas modificações e acréscimos na história original, o final é arrebatador e igualmente incrível. Uma determinada cena é chocante de tão linda.

10. Essa versão de O Pequeno Príncipe também vai te cativar!

Atenção: você corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.
Depois não diga que eu não avisei! 

10 comentários:

  1. Oi Mariana!

    Ah, eu queria tanto que na minha cidade tivesse cinema! Muitas pessoas criticaram horrores o filme por não ser 100% fiel ao livro, mas adaptação é isso mesmo, né? Fico louca para ver e acho que a ideia da frame story é perfeita para o filme.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Ainda não vi o filme, mas li o livro este ano e estou bem curiosa. Não sabia muito a respeito da trama da adaptação e foi muito bom ler suas impressões de motivos para assisti-lo.
    Bom, espero gostar assim como gostei do livro. Tenho aquele versão luxo da Geração e ele é meu precioso, pois é muito lindo

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!!

    Eu AMEI o filme também! Chorei e não tenho vergonha porque a sala inteira do cinema fungava junto comigo. Hahahaha

    Mas concordo totalmente com suas considerações. Vale muito a pena assistir. Seja adulto ou criança. Porque a história é linda e tocante.

    Bjs!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, tudo bem?
    Aaawn, O pequeno principe é a coisa mais fofa do mundo né? *-*
    Gostei de ler suas comparações, ainda n vi o filme mas estou doida pra conferir o resultado tbm!
    Ps: te marquei numa tag!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O pequeno príncipe é um dos meus favoritos!!! *-*
    Beijos!
    http://maniadeleitora1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Queria muito ter ido ao cinema assistir a esse filme, já assistir ao trailer várias vezes e é muito lindo. No final do ano pretendo compra o livro para da de presente para minha irma de 7 anos que aprendeu a ler.

    ResponderExcluir
  7. Queria muito ter ido ao cinema assistir a esse filme, já assistir ao trailer várias vezes e é muito lindo. No final do ano pretendo compra o livro para da de presente para minha irma de 7 anos que aprendeu a ler.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que o livro não faz meu estilo de leitura mas como filme me interessa, curto animação. Achei interessantes as animações terem sido feitas a partir dos originais do autor, e também achei válidos os motivos 3, 4 e 5.
    Vou anotar essa dica com certeza.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Adorei os 10 motivos para assistir O Pequeno Príncipe, quero muito assistir o filme, mas pretendo primeiramente ler o livro e em seguida assistir o filme.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente é isso a modernidade é a culpada e a gente também que viemos a amadurecer cedo demais. Neste momento tô variando entre ler o livro e fazer as tarefas escolares porque não é fácil para ninguém, minha irmã já assistiu ao filme e eu também pretendo.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...