outubro 02, 2015

[Livros] Para Continuar - Felipe Colbert

Título Original: Para Continuar
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Gênero: Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN: 9788581637952
Classificação: ★★★

_______________

Não é de hoje que a escrita de Felipe Colbert me encanta. Depois da leitura de 'Belleville', tive certeza que o autor havia se tornado um dos meus favoritos e 'Para Continuar', reforçou essa admiração. Com uma história original e encantadora, o livro arrebatou meu coração e me fez chorar e sorrir na mesma medida.

Amor, magia e a incrível cultura oriental permeiam as mais de duzentas páginas deste livro, preenchendo-as com uma mistura de realidade e ficção que fazem com que o leitor se encante pela história e seus personagens. Exímio contador de histórias, Felipe Colbert nos toca com as palavras e, assim, nos conduz para um mundo onde o amor acende luzes e corações.

Leonardo é um adolescente que sofre de um problema grave no coração chamado cardiomiopatia dilatada idiopática. Ele procura esconder sua condição física das outras pessoas e, basicamente, os únicos que sabem de seu problema são seus pais, seu melhor amigo - Penken, e sua ex-namorada. Para o restante do mundo, seu coração é saudável e forte. O que nem o próprio Leonardo imagina, é que uma garota japonesa que ele conhece no metrô vai fazer seu coração bater mais forte. 

Ayako é uma jovem orfã de descendência japonesa que vive no bairro da Liberdade com seu avô, ele possuem uma pequena loja de luminárias japonesas. Ojisan - ou avô (em japonês) é também tutor de Ho, um chinês que possui deficiência intelectual. Apesar de ter a mesma idade de Ayako, o garoto age e pensa como uma criança. Ho é apaixonado por ela e nem imagina que a jovem não sente o mesmo. 

Um encontro casual no metrô é o bastante para que Leonardo e Ayako sintam-se atraídos um pelo outro e de uma amizade, cresce um sentimento capaz de mudar a vida dos dois. Quem não fica nada feliz é Ho, o jovem não consegue entender porquê Ayako não gosta dele e passa a odiar Aquele-que-incomoda-Ayako (Leonardo). Ho tem um primo a quem recorre quando está em apuros, Kong. O rapaz está envolvido com as mais diversas atividades criminosas da cidade e para ajudar o primo, decide tornar a vida de Leonardo um inferno. 

Leonardo e Ayako vão enfrentar diversos obstáculos para manter seu amor aceso. E não são só Ho e Kong que ameaçam o relacionamento dos dois, o problema cardíaco do garoto também quer interromper essa linda história de amor. 

Muito além de tudo isso, Ojisan e Ayako escondem um segredo que vem sendo mantido no porão da loja há gerações. Milhares de lanternas japonesas vivem sob o bairro da Liberdade. Cada lanterna simboliza o amor de duas pessoas e como guardiões deste segredo, avô e neta precisam cuidar para que não haja nenhuma interferência nas mágicas luzes. A cada novo relacionamento que surge no airro, uma lanterna com o nome de duas pessoas aparece. E se esse amor acaba, uma luz se apaga.

Em um tom mágico e que ilumina corações, Para Continuar é um drama brilhante e que fará uma lanterna surgir quando você virar a última página deste livro. Uma lanterna com uma inscrição que significa 'amor pelas histórias de Felipe Colbert'. 

"Lá está ela. Finalmente.
Ayako identifica os ideogramas. Mal pode acreditar!(...)
De repente, não há mais nenhuma outra lanterna à sua volta (elas continuam lá, mas perdem a importância), e a que está sobre a sua cabeça a enfeitiça como a lua cheia que se impõe na noite mais escura de todas, tão serena e promissora que ela daria tudo para tocá-la uma única vez, mesmo sabendo que nunca acontecerá." (p. 118)

Sinopse: Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso. Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.

A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento. O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

"- Nossa lanterna? 
- Sim.
Volto-me para Ayako.
- Não entendo. Você construiu ela? Para nós?
- Eu não fiz nada, Leonardo. Ninguém fez. Essa lanterna nasceu no dia em que nos beijamos pela primeira vez. (...) Elas surgem e desaparecem como se possuíssem vida própria. Algumas sobrevivem por muitos anos. Outras, não chegam a uma semana. É imprevisível, depende da intensidade do relacionamento de cada um. E da duração. 
- O que está dizendo? Que elas surgem e desaparecem... por mágica?
- Não por mágica, mas por amor." (p. 176)


9 comentários:

  1. Vi bastante comentários positivos referentes a esse livro e fiquei bem curiosa em relação a história, parece ser bem interessante, como gosto de livros de romance, acredito que irei gostar da história desse livro. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Oieee, minha amiga, que saudades de você!!
    Menina, conheço o Colber, li várias resenha positivas sobre seus livros, mas não li propriamente um livro seu, e a tua resenha me despertou a curiosidade para está mudando essa fato.


    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Estou quase terminando a leitura desse livro e bem encantada, tanto por ser sobre cultura oriental, que adoro, como pela escrita do autor que também me encantou em Bellaville.
    Livro mais que recomendado.
    “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”(Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Como já sabes não amei tanto o livro como você,mas a história realmente é muito legal, no entanto, cada um com seus gostos, rs.
    Esse foi o primeiro livro que li do Felipe, mas quero ler os outros, pois sempre falam maravilhas a respeito e por isso quero conhecer mais, mesmo não tendo amado tanto este, mas essa magia da obra é linda!

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  5. eu ja ouvi falar desse livro mas nao tinha ouvido a historia dele
    me parece ser mttt boa
    gostei da tua resenha e me convenceu a procurar mais sobre o livro!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari!!

    Adorei sua resenha e me encantei totalmente pela ideia desse livro. Ainda não li nenhuma obra do autor, devo confessar, mas a premissa de Para Continuar me atraiu muito.

    Estou curiosa e pretendo colocar na minha lista de futuras leituras.
    Obrigada pela dica! :)

    Bjs!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não me lembrava que o autor desse livro era o mesmo do livro belleville, um dos livros que mais quero ler, e várias pessoas já me disseram que e muito, a parti disso já sabemos o que podemos esperar para esse livro. Agora vai entrar para minha lista.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro do Felipe e confesso que antes do lançamento de Para continuar ele era desconhecido para mim...
    Como curto bastante essa mistura de realidade e ficção e admiro a cultura oriental, não tenho dúvidas que esse livro é pra mim. Achei lindo e interessante esse detalhe envolvendo os relacionamentos com o surgimento das lanternas, amei isso e amei a resenha. Valeu pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Amo tanto as tipicas relações de livros aonde os personagens precisam enfrentar problemas para poderem ficarem finalmente juntos. Também gostei desta historia, parece ser tão emocionante e linda ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...