maio 13, 2018

[Livros] Batman: Criaturas da Noite - Marie Lu (Lendas da DC #2)

Título Original: Batman: Nightwalker
Autor: Marie Lu
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Gênero: Ficção, Romance, YA
País: EUA
ISBN: 9788580418071
Classificação: ★★★
_______________

Segundo volume da coleção Lendas da DC que reconta a história dos super-heróis na sua juventude, Batman: Criaturas da Noite é tão bom quanto seu antecessor e traz um Bruce Wayne mais novo e, portanto, menos sombrio do que conhecemos. O desenvolvimento do protagonista se dá lentamente, nos dando a oportunidade de compreender parte do que motivou sua busca por justiça.

Marie Lu escreve para um público jovem adulto abordando uma fase da vida do herói - final de sua adolescência - que não costumamos ver nos quadrinhos. O Batman que conhecemos não aparece, pelo contrário, somos apresentados a um protótipo do que virá a ser o homem-morcego. Esse detalhe, confesso, me decepcionou um pouco porque eu esperava acompanhar essa transformação, mas daí talvez o livro ficasse muito pesado para seu público-alvo.

Assim que completa dezoito anos, o bilionário Bruce Wayne começa a receber a responsabilidade pelos negócios da família. Herdeiro das Indústrias Wayne depois da morte dos pais, ele tem nas mãos um império e conta com a ajuda de seu guardião - Alfred - para ajudá-lo a tomar as decisões certas. Impulsivo, rebelde e muito inteligente, o jovem já mostra alguns traços, ainda que bem fracos, de sua personalidade sombria.

Ao se deparar com uma perseguição em andamento, ele decide ir atrás do fugitivo - em parte por exibição, em parte por justiça. A situação de risco o coloca na mira da polícia de Gotham que não vê com bons olhos sua intromissão e o condena a fazer trabalho voluntário no Asilo Arkham. Essa pena, no entanto, que deveria servir como lição e protegê-lo de se envolver com a perigosa gangue de Criaturas da Noite, o coloca justamente perto deles.

Marie Lu consegue nos mostrar uma faceta de Bruce Wayne quase livre das trevas, na qual Gotham ainda não corrompeu seu coração. A busca incessante pela justiça e a constante luta contra o crime podem estar no futuro no Batman, mas no seu presente há o caminho doloroso que o levará até lá.

"Ao lado dos pais, Bruce conhecera somente o lado bom da cidade. Nunca havia percebido as pichações, o lixo nas sarjetas e o povo encolhido nos becos sombrios, pedindo esmola. Como uma criança protegida, vira apenas o que a cidade podia oferecer pelo preço certo, e nada do que a cidade fornecia a quem não tinha nada." (p. 13)

Sinopse: Bruce Wayne está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, além do controle das indústrias Wayne. No entanto, no dia do seu aniversário, ele faz uma escolha impulsiva e é condenado a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade.

Lá ele conhece Madeleine, integrante das Criaturas da Noite, um grupo radical que deseja acabar com a elite de Gotham. Até então, a moça se recusava a confessar seus crimes ou informar à polícia os futuros ataques que planejavam, mas ela resolve se abrir para Bruce Wayne, dando início a um perigoso jogo de sedução e inteligência.

Será que o jovem Wayne vai conseguir convencê-la a revelar todos os seus segredos ou ela está apenas manipulando-o para arruinar Gotham? Enquanto o golpe final das Criaturas da Noite se aproxima, Bruce percebe que não é tão diferente de Madeleine. E, mesmo longe de se tornar o Cavaleiro das Trevas, precisará provar que está preparado para deter uma das maiores ameaças que Gotham já presenciou.

"- Para alguém que tem tudo, há trevas em seu coração." (p. 89)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...