Autor: André Gorz
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 112
Gênero: Carta, Biografia
País: França
ISBN: 9788535930979
Classificação: ★★★☆☆
_______________
Uma biografia comovente, Carta a D. é a história de um amor que durou uma vida e nos inspira além dela. André Gorz se declara uma última vez a sua esposa e nos emociona com suas palavras e lembranças.
Filósofo e jornalista francês, André Gorz - pseudônimo de Gerhart Hirsch - publicou inúmeros escritos sobre o período pós-guerra em seu país natal, nenhum desses textos, no entanto, traz metade do que essa carta a sua amada Dorine traz. Entre memórias e pensamentos, o autor nos leva a conhecer sua vida antes de pôr fim à ela.
Sabendo da condição terminal de Dorine, que sofreu por grande parte da vida com uma doença degenerativa, André e a esposa decidiram partir juntos dessa existência e se suicidaram aos oitenta anos. Um não queria viver sem o outro e tendo eles construído uma longa história de amor, se mantiveram assim, no verdadeiro final.
"Compreendi com você que o prazer não é algo que se tome ou que se dê. Ele é um jeito de dar-se e de pedir ao outro a doação de si. Nós nos doamos inteiramente um ao outro." (p. 15)
Sinopse: Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas."Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca." Assim André Gorz inicia sua carta de amor a Dorine, mulher ao lado de quem ele passou a vida e que há alguns anos sofria de uma doença degenerativa incurável.
"Nós desejaríamos não sobreviver um à morte do outro. Dissemo-nos sempre, por impossível que seja, que, se tivéssemos uma segunda vida, iríamos querer passá-la juntos." (p. 102)