maio 17, 2018

[Livros] O Diário de Adão e Eva - Mark Twain (Coleção Inglês com Clássicos da Literatura #5)

Título Original: The Diary Of Adam And Eve
Autor: Mark Twain
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 96
Gênero: Contos, Clássico
País: EUA
ISBN: 9788593876684
Classificação: ★★★
_______________

Sagaz, irônico e extremamente inteligente, O Diário de Adão e Eva é um retrato do estereótipo de masculino e feminino. No quinto volume da coleção Inglês com Clássicos da Literatura, Mark Twain traz um texto leve e cômico que parodia a criação do ser humano e o desenvolvimento do relacionamento entre homem e mulher. Um dos mais divertidos textos do autor, esse diário explica o comportamento tão distinto de dois seres da mesma espécie que parecem não falar a mesma língua. 

Em tempos de discussão de gênero, O Diário de Adão e Eva não abrangeria a pluralidade comportamental/emocional e os conceitos de masculino e feminino, mas levando em consideração o ano em que foi escrito, 1906, e uma leve generalização da personalidade de homens e mulheres é uma obra muito atual. A edição bilíngue se preocupa em contextualizar alguns recursos linguísticos usados pelo autor enfatizando as figuras criadas por ele.

O homem, visto como uma criatura mais prática, racional e objetiva, é o primeiro narrador dessa história e conta como a mulher, uma criatura sensível, curiosa, esperta e falante, o faz companhia. Antes solitário, Adão não compreende muito o que acontece a seu redor e também evita pensar sobre isso, enquanto Eva se encanta pelas maravilhas do jardim do Éden e quer descobrir tudo o que puder sobre o mundo. 

As diferenças deles são acentuadas por Twain e contrastadas com o modo característico de pensar do outro. Eva fala sem parar e tenta se aproximar de Adão, enquanto ele se irrita com isso e evita ficar perto dela. Ela adora a companhia dele, enquanto ele aprecia seus momentos de solidão e quietude. Entre ironias e metáforas brilhantes, o autor nos guia por esse processo de construção e descobrimento do ser, bem como o do mundo. A forma como Adão e Eva se completam é perfeita, como só o criador - falo de Mark Twain - poderia escrever.

"A nova criatura se intrometeu. Quando tentei expulsá-la, começou a derramar água pelos buracos que usa para olhar, e a limpá-las com as costas das suas patas, e fez um barulho como o de alguns outros animais quando estão com algum problema. Adoraria que não falasse; mas fala o tempo todo." (p. 10)

Sinopse: “O diário de Adão e Eva”, do qual apresentamos aqui as duas primeiras partes, pertence à última fase da carreira literária e da vida de Mark Twain.

Foi publicado em 1906, um período de profunda depressão do escritor, por dificuldades financeiras decorrentes de investimentos mal-sucedidos e sobretudo por graves lutos familiares (em 1896, a filha Susy morreu de meningite; em 1904, faleceu a mulher Livy, depois de longa enfermidade; e, em 1909, foi a vez de outra filha, Jean).

Desse estado de ânimo restam alguns vestígios em certos meandros menos aparentes do texto, que no entanto apresenta-se em seu conjunto como uma brilhante e divertida paródia, reconstruindo as relações entre os dois progenitores bíblicos da humanidade no Jardim do Éden.

"Os gestos dele são grosseiros, e ele não é gentil. (...) Fico pensando: será que é pra isso que ele serve? Será que não tem coração?" (p. 54)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...