Autor: William Walker Atkinson
Editora: Pensamento
Páginas: 328
Gênero: Esoterismo, Ocultismo, Filosofia
País: EUA
ISBN: 9788531519994
Classificação: ★★★★☆
_______________
Um estudo completo sobre filosofia hermética, Caibalion é uma das leituras mais incríveis que eu já realizei. Em uma conexão profunda com muitos dos meus pensamentos e filosofias agnósticas, essa edição comentada da obra de William Walker Atkinson dialoga com meu próprio Todo.
Philip Deslippe introduz essa obra complexa e de difícil compreensão com as palavras certas, tornando todo o conhecimento contido nos textos de Atkinson acessível aos leitores. O conteúdo ocultista e filosófico é bastante denso, repetitivo, confesso que não foi uma leitura fácil mas foi extremamente proveitosa. Minha fé - agnóstica - se aproxima bastante da filosofia hermética e, portanto, as Leis Cósmicas abordadas pelo autor ressoaram meu sistema de crenças.
De forma quase que didática, a edição definitiva de Caibalion, - que vem a ser obra ocultista mais lida do século XX -, analisa cada uma das leis universais apresentadas no manuscrito original e investiga com detalhes o mistério entorno de sua autoria. Unindo dois grandes textos atribuídos ao enigmático William Walker Atkinson que utilizava pseudônimos em quase toda a sua produção, este é um volume especial, que ilumina uma jornada de conhecimento.
Um clássico do esoterismo e da filosofia ocultista, este livro vai desmitificar o conceito de oculto, conhecimento e até mesmo questionamento. É uma obra que se baseia supostamente na sabedoria dos Antigos Egito e Grécia e inspira aqueles que acreditam no Universo como um sistema regido por leis. Em constante movimento e vibração, tudo ao nosso redor está conectado e faz parte do Todo. Seja qual for a sua crença, por fim, todos acreditamos em algum tipo de propósito - aleatório ou não - para nossa existência, apenas damos diferentes nomes a ele.
"Poucos de cada geração estão preparados para a verdade, ou podem reconhecê-la se ela lhes for apresentada." (p. 64)
Sinopse: Publicado desde 1910 pela Editora Pensamento e com mais de 500 mil exemplares vendidos, esta renomada obra supostamente baseada na sabedoria do Antigo Egito e na Grécia Helenística, tem sua autoria atribuída apenas aos enigmáticos “Três Iniciados”, desde sua primeira publicação nos Estados Unidos em 1908. Esta edição apresenta tanto o texto original do Caibalion quanto a primeiríssima publicação de uma obra até então desconhecida de William Walker Atkinson, estabelecido como seu único autor – As Sete Leis Cósmicas – no qual ele expõe a tese central de O Caibalion de que a existência é regida por sete leis universais.
"Onde encontrarmos uma coisa, encontraremos seu oposto: os dois polos.
E esse é o fato que permite ao Hermetista transmutar um estado mental em outro, conforme os ditames da Polarização. As coisas pertencentes a diferentes classes não podem ser transmutadas entre si, mas as de uma mesma classe podem sê-lo, isto é, sua polaridade é passível de modificação. Assim, o Amor nunca se transformará em Leste ou Oeste, tampouco em Vermelho ou Violeta -, mas pode se transformar em Ódio e, frequentemente o faz - do mesmo modo que o Ódio pode ser transformado em Amor, bastando-lhe, para tanto, mudar de polaridade." (p. 154)