Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
Páginas: 256
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788580446555
Classificação: ★★★★★
_______________
Richard Paul Evans nos surpreende mais uma vez com sua sensibilidade ao nos apresentar A Felicidade, o terceiro livro da coleção Caminhos. Continuamos na estrada com Alan Christoffersen, um homem que está cruzando os Estados Unidos em busca de respostas, auto conhecimento e um significado para sua vida. Alan perdeu o amor de sua vida, sua esposa McKale, tragicamente após um acidente à cavalo, perdeu sua empresa para seu sócio, teve sua casa leiloada, assim como seus carros e bens. Sem nada mais a perder, Alan pega uma mochila e cai na estrada.
Richard nos leva à mais um capítulo dessa jornada e somos introduzidos à pessoas fantásticas e ao mesmo tempo comuns, pessoas que estão dispostas a ajudá-lo e nos fazem pensar se faríamos o mesmo por um desconhecido. Dessa vez conhecemos Leszek, Israel, Analise e reencontramos a mãe de McKale, Pamela. São personagens complexos, muito bem construídos pelo autor e creio que neste livro, assim como na vida real, finalmente encontramos pessoas não tão boas, não tão otimistas como nos anteriores.
Neste terceiro volume (primeiro - O Encontro, segundo - O Caminho), vemos Alan tentando superar o ódio que sente por seu ex-sócio que o roubou tudo e aprendemos que ninguém pode ser livre sem perdoar. Vemos que existem pessoas que nunca aprendem a lidar com a perda e que nunca conseguirão ser felizes se não seguirem em frente. É fantástico e cada vez que termino um livro do Richard, eu tenho vontade de parabenizá-lo pessoalmente, é um dos melhores autores na minha opinião, seu jeito de escrever nos transforma e ler um livro dele me traz uma paz indescritível, não choro desde o primeiro livro da coleção, mas talvez este tenha sido o que me tocou mais profundamente. Saudades McKale :)
"Todos os dias, eu sinto falta dela. Eu posso até ser um sujeito caseiro, mas a vida me ensinou que a casa nunca foi realmente um lugar. A casa era ela. No dia em que McKale morreu, eu perdi a minha casa."
Sinopse: Ainda cambaleante pela perda súbita da esposa, da casa e da empresa, Alan Christoffersen, um ex-publicitário de sucesso, deixou tudo que conhecia para trás e partiu numa extraordinária travessia pelo país. Levando somente sua mochila, saiu de Seattle em direção a Key West, ponto mais distante em seu mapa. Agora, já quase na metade de sua trilha, Alan segue caminhando quase 160 km, entre o Dakota do Sul e St. Louis, mas são as pessoas que ele conhece ao longo do caminho que dão o verdadeiro sentido de sua jornada: uma mulher misteriosa que segue Alan por quase dois quilômetros, o caçador de fantasmas que percorre túmulos à procura da esposa, o idoso polonês que dá uma carona a ele e compartilha uma história que Alan jamais esquecerá. Repleto de verdade e sabedoria, A Felicidade é um romance inspirador sobre esperança, cura, graça divina e o significado da vida.
"Conforme seguimos por nossas jornadas individuais, colhemos ressentimentos e mágoas que grudam em nossas almas como carrapichos nas meias de um caminhante. Esses passageiros clandestinos podem inicialmente parecer insignificantes, mas, com o passar do tempo, se não pararmos de vez em quando para sacudi-los, o acúmulo se torna um fardo para nossas almas."