julho 07, 2013

[Livros] Para Salvar uma Vida - Jim e Rachel Britts

Título Original: To Save a Life
Autor: Jim e Rachel Britts
Editora: BV Books
Páginas: 356
Gênero: Ficção, Religião, Romance
País: EUA
ISBN9788561411466
Classificação★★★★☆

_______________

Para Salvar uma Vida é um livro baseado no filme homônimo, portanto se você leu o livro e vai ver o filme ou vice-versa, prepare-se para uma descrição fiel, os dois são exatamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr, o que torna o livro previsível e tirou um pouco do meu interesse.
Geralmente se nós lemos o livro antes de ver o filme sabemos que a adaptação por mais fiel que seja terá suas diferenças, nesse caso o filme veio antes e o roteiro serviu como história para o filme, nada foi acrescentado, então só de ver o trailer do filme é como já ter lido o livro todo.

A história começa em um funeral, o de Roger. Ele se suicidou. A premissa do livro é tentadora e eu esperava um desenvolvimento melhor do porquê Roger ter feito isso, mas só tivemos impressões dos outros personagens, poucos momentos de reflexão vindos do próprio Roger.

Jake é o centro da história, ele era o melhor amigo de Roger, em outros tempos, quando ele ainda não era popular e descolado, sua nova posição social no colégio o fez ter vergonha do antigo amigo e vizinho, que fazia de tudo por ele. Talvez a coisa mais triste seja que Roger era desprezado pelos colegas principalmente por ser manco, devido à um atropelamento que ocorreu quando ele era pequeno, ele tirou Jake da frente de um carro. Sim, é triste.

Jake, anos depois o ignorava, como se ele não fosse bom o bastante para ser seu amigo. Confesso que até notei algumas semelhanças com O Caçador de Pipas, mas foi só no começo, a história toma um rumo diferente, muito diferente.

Com a morte do amigo, Jake passa a se sentir culpado e percebe que poderia ter evitado tudo isso, é aí que conhece Chris, um pastor que o leva à igreja, onde ele busca conforto e respostas. Ele então recebe a oportunidade de salvar a vida de outras pessoas que precisam de amigos, mas para isso terá de abandonar seu velho jeito de ser, será que ele conseguirá? Não sei se é meu tipo de livro, achei cansativo e muito focado numa religião específica, eu preferiria uma referência mais sutil à busca por uma religião e talvez algo mais generalizado, mas é um bom livro. Recomendo, especialmente aos jovens que estão tão perdidos quanto Jake e Roger.

"Jake apenas olhava para a terra em sua mão. Cada músculo em seu corpo implorava-lhe para correr na direção contrária. Finalmente, Jake arremessou o seu punhado de terra também. O baque da terra sobre o caixão ecoou em seus ouvidos. Esse foi o seu insulto final: passar-se como um dos fiéis amigos de Roger.
Sim, amigo."

Sinopse: O livro que conta a história do famoso filme "Para Salvar Uma Vida", agora com muito mais detalhes que surpreenderão o leitor.
Desde pequeno, Jake Taylor foi sempre muito amado. Para ele, a vida é completamente bela. Repleto de amigos, com uma bolsa de estudos, uma namorada perfeita e com um futuro promissor, nunca teve nada a reclamar, certo? Entra em cena Roger Dawson. Velho amigo de infância de Jake antes deste entrar para o rol da popularidade na escola. Cansado de não ter voz nem vez, Roger saca uma arma e comete uma grande tragédia.

Algo muda dentro de Jake ao abalar-se com a morte de Roger. E ao buscar respostas para sua própria vida, uma pergunta vem à tona: "Eu poderia tê-lo salvado?". Jake se vê profundamente comprometido em ajudar os rejeitados – pessoas estas que muitos nem sequer olham. Mas essa decisão, entre outras, colocou o seu mundo de cabeça para baixo. Perdeu amigos, a bolsa e até o direito de perguntar "O que eu quero da minha vida?".

"Eu não sou feliz. 
Eu sinto como se estivesse preso em uma vida que não me quer, em um mundo em que sou totalmente diferente. Eu não consigo me adaptar ou ser entendido. Eu posso gritar tão alto quanto queira, mas os gritos sempre desaparecerão porque eles realmente não sabem ouvir.
Talvez isso os conscientize."

Fonte:BVBooks|Skoob

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...