julho 14, 2013

[Livros] Presentes da Vida - Emily Giffin

Título Original: Something Blue
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788563219947
Classificação★★★★☆
_______________

Bom, para começar a resenha vou adiantar que fui com muitas expectativas iniciar a leitura desse livro, não fiquei completamente frustrada ao final, mas também fiquei longe de ficar satisfeita. O motivo de ter dado 4 estrelinhas para o livro é que Emily escreve muito bem, e mesmo detestando a personagem principal, a vontade de continuar lendo me impediu de buscar outra coisa na minha estante. Afinal Emily é especialista em criar personagens detestáveis, o mesmo aconteceu em Questões do Coração. Mas mesmo assim o livro é muito bom, os dois.

A primeira coisa que me incomodou muito no livro foi o título, vocês sabem o quanto eu odeio traduções de título que não tem nada a ver com o original. Meu Deus, será que é difícil traduzir ao pé da letra? Tudo bem que aqui no Brasil não se tem o costume do 'something blue - algo azul' e algumas pessoas ficariam sem entender, mas é pra isso que existem as famosas notas de rodapé, mesmo que elas sirvam para explicar o título, NC! :) #sóumadica (Tradicionalmente, diz o ditado: "something old, something new, something borrowed, something blue", ou seja, toda noivinha para ter sorte deve usar algo velho, algo novo, algo emprestado e "algo azul" em seu casamento.)
Quem tiver lido vai entender o porquê de eu ter sentido falta do título original.

Mas voltando à história, a autora nos apresenta Darcy, uma mulher detestável, odiável, egoísta, mesquinha, que só pensa nas aparências e no dinheiro. Ela tem uma melhor amiga, Rachel, seu total oposto, essa sempre foi sua melhor amiga no mundo todo, até o dia em que rouba o noivo de Darcy. O que acontece no entanto é que Darcy estava traindo seu noivo com Marcus e acabou engravidando dele, no dia em que foi terminar tudo com o noivo Dexter, descobre que ele e sua amiga estavam juntos. A partir daí ela fica obcecada por eles e passa a odiá-los, também a invejá-los.

Ela tenta fazer então o relacionamento com Marcus, pai do seu bebê, dar certo. Mas nem ele consegue aguentar o temperamento ciumento e egocêntrico de Darcy, ela se vê sem a ex-melhor amiga, sem o ex-noivo, sem o ex-amante, sem o apoio da família, que se preocupa tanto com as aparências quanto ela, sem dinheiro e grávida. Para piorar tudo grávida. Ela que sempre se preocupava tanto com as aparências vai perder seu corpinho esbelto.

Eu fui avançando na leitura e me perguntava como alguém poderia ser tão desprezível, não se importando com o fato de estar grávida, não percebendo a benção que é esperar um pequeno milagre dentro de nós. E quando Darcy se dá conta disso ela já perdeu tudo ao seu redor, ela só tem seu bebê e um amigo de infância em Londres. Ela terá de largar tudo para trás, desde seu modo de viver inconsequente, até seus caprichos egoístas, seu ciúme doentio, sua inveja de Rachel e Dexter, seu rancor e aprender que a vida é um presente, especialmente quando se tem amor e amizade. Recomendo, foi uma boa leitura!

"A confiável e leal Rachel, minha melhor amiga há vinte anos, que sempre concordava com as minhas vontades ou, pelo menos, tentava conciliá-las com as suas, teve a coragem de '- A-ha! Pow! -' me dar um soco arrebatador. Fiquei cega. O elemento-surpresa da sua traição foi o que mais me machucou. Nunca esperaria por isso. Foi tão inesperado quanto um cão-guia conduzir o seu dono em direção a um caminhão."

Sinopse: Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

"E daquele dia em diante, eu fiquei totalmente obcecada por Rachel e Dex. Eles eram duas pessoas que tinham saído completamente da minha vida, porém, na minha perspectiva, nós nunca estivemos tão fortemente unidos."


19 comentários:

  1. Gente, eu simplesmente amei esse livro, muito mais que o primeiro. Quando li O Noivo da Minha Melhor Amiga odiei Darcy com todas as minhas forças. Quando descobri que a continuação seria narrada por ela quase surtei pensando em como conseguiria aguentá-la um livro todo e jurando que fosse odiar. De fato detestei o início, sua forma mesquinha e presunçosa de ver e lidar com a vida. Mas com o desenrolar da história fui me apaixonando por ela. Primeiro porque acho que todos temos um pouco de Darcy dentro da gente. Eu pelo menos admito que tenho, e talvez mais do que "um pouco".. kkk segundo, porque foi lindo vê-la florescer como pessoa, como mulher, como mãe, como esposa. E aquele final?! Achei simplesmente emocionante, perfeito, chorei demais. Concordo com você que o título deixou muito a desejar, assim como achei a sinopse absurda e cheia de spoilers. Não curto muito as edições da NC, sempre acho que eles pecam em algo.. Eu amo essa tradição vitoriana do algo novo, velho, emprestado e azul. Se um dia eu me casar de véu e grinalda, com certeza irei incorporar essa tradição no meu casamento!! hehe Ótima resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. cara adorei a resenha
    nunca li nada da autora xp

    ResponderExcluir
  3. Odeio quando acontece isso com os títulos, dá uma raiva. Mas, o livro parece legal, e a resenha ficou ótima.

    Abraços,
    Italo/ Blog Leitores Possessivos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, morro de raiva quando acontece isso com títulos.Gostei da resenha.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai fiquei meio assim de ler esse livro, por causa dessa personagem aí haha eu quero me apaixonar pelos personagens não detestá-los haha
    Me diz uma coisa, esse livro é espírita? assim pela historia e o trecho que tu colocou parece ser, me interessei :D

    beijoo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cah! Não é espírita não :) Realmente, o trecho parece ser, nem tinha pensado nisso! A personagem é detestável, mas o livro mostra a evolução dela para se tornar alguém melhor, então em algum ponto ela fica mais agradável ..rs

      *-*
      beijo ;*

      Excluir
  6. Eu também fiquei com raiva da Darcy e sem entender a maior parte das atitudes dela, mas com a reviravolta que teve, eu comecei a curtir bastante. :)
    É complicado essa parte do título, entendo o que você quer dizer, mas... É difícil encontrar algo que direcione para o objetivo sem fazer com que os leigos fiquem sem entender.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li este livro, na verdade não me lembro de ter lido nada da autora ainda, mas a partir do momento que eu optar por este ou outro livro que vc citou, vou estar mais preparada para a personagem, espero que funcione ... kkkkkkk

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler algo da Emily, mas nunca tive oportunidade. Tenho até um livro dela aqui..
    Fiquei curiosa quanto a leitura da autora, ainda mais depois dessa sua resenha :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  9. Menina do céu adorei a sua resenha
    e o livro me chamou muita atenção.
    Parece ser maravilhosa a história e principalmente deve dar uma chacoalhada nas pessoas.
    Eu vou tentar obter esse livro, apesar que tenho ficado um pouco enjoada de romances e tudo mais. Não sei se ele é esse gênero, mas eu vou tentar dar uma chance. Eu amei sua resenha, deverdade mesmo. vc falou de uma maneira muito boa dele.

    Outra coisa, queria te agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que tem um video que gravei ontem...espero que goste.

    E se puder, segue meu blog que eu já estou seguindo o seu
    E curte minha fanpage tbm =] Se tiver, ignore ! hehehe

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari,
    Eu ganhei esse livro a um tempo, mas ainda não li. Não tinha visto nenhuma resenha que falasse dessas características da personagem principal, não devo ter lido nenhuma resenha porque não me lembrava do que era a história. Eu já li o Questões do Coração e também tive uma relação de amor e ódio com alguns personagens, é o que a Emily faz, nos deixa com ódio depois com dó do personagem. Estou ansiosa para ler esse livro.

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    P.S.: Obrigada pela visita, vou seguir o seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Oi, passando novamente para avisar que tem post no blog, quando tiver aqui me avisa!
    beijos,
    Carla
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho que todo mundo que lê esse livro morre de raiva da Darcy, eu achei ela extremamente irritante e a vontade era entrar no livro e dar umas sacudidas nela. Pelo menos a Emily tem uma escrita incrível e conseguiu me conquistar desse modo. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece abordar pontos fortes,
    me interessei bastante.. Nunca li nada da Emily, tenho um unico livro dela
    questoes do coração mas ainda não li

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler algo dela, fiquei mais interessada agora depois de ler sua resenha.

    Seguindo, se puder segue.
    http://livrocomcapadechuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo Emily #_# Desde que li O noivo da minha melhor amiga, fiquei apaixonada pela narrativa dela. Eu comecei a ler o livro com baixas expectativas porque assim como você eu achava Darcy uma personagem detestável! Ela é muito chata e irritante. Mas ao longo da leitura ela conseguiu me conquistar de verdade e acabei amando o livro. hahah! Tenho todos os livros da Emily aqui em casa, mas ainda não terminei de ler tudo. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu to com esse livro aqui em casa há meses, e não peguei ainda pra ler? Minha professora de cursinho me emprestou quando eu disse que tinha curtido "O noivo da minha melhor amiga", mas como eu meio que detesto a Darcy não consigo nem pegar o livro pra ler. Sei lá, eu sei que com o decorrer do livro ela vai se tornar legal e vou acabar torcendo pra ela, é só que... argh, acho que não quero ler! ehehehe

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Depois de ler "Questões do Coração" tive muita vontade de conhecer outros trabalhos da autora... Mas preciso ler "O noivo da minha melhor amiga" antes de começar esse. Já fico imaginando como será a leitura... a Darcy é um saco! rsrs. Mas parece ser bom. Abraços!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  18. Nossa, um traindo o outro, que rolo! kkkkk
    Mas apesar disso, quero ler esse também!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...