julho 19, 2013

[Livros] Lições de Vida - Anne Tyler

Título Original: Breathing Lessons
Autor: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632247
Classificação★★★☆☆
_______________

Para ler Lições de Vida é importante ter em mente que ele não tem muita ação, se você espera uma leitura eletrizante, com acontecimentos e fatos marcantes e principalmente, ação, é melhor não ler esse livro. Como a sinopse diz, Maggie e Ira são um casal tedioso e o livro fala sobre isso, a tediosa e comum vida de pessoas que são como nós. Talvez eu nunca tenha visto tanta verdade num livro. É claro que senti falta de algo mais na história, mas acho que essa era a intenção da autora, mostrar que às vezes, a vida não tem esse algo mais, algumas pessoas tem vidas comuns, e não tem problema algum em ser alguém ordinário. Você pode ser feliz, sendo comum.

Mais uma vez me incomodou o título em português escolhido pela Novo Conceito, em inglês Breathing Lessons teria um espaço para entendimento em certa parte do livro, já Lições de Vida não tem muito a ver com a história, uma vez que não é um livro de auto-ajuda, não há nenhuma lição, só a vida real, como ela é.

Ira e Maggie são casados há 28 anos, estão numa fase da vida em que os filhos estão partindo e a solidão está apertando, pelo menos para Maggie, ela sente falta da neta, Leroy, que foi levada para longe depois do divórcio de seu filho Jesse e sua ex-nora Fiona. Os dilemas dessa família são iguais aos que enfrentamos diariamente, as brigas entre marido e mulher, pai e filho, mãe e nora, e acho que o que vou levar de mais marcante nesse livro é o fato de Maggie ser a mãezona, querer sempre ajudar os outros, mesmo que às vezes meta os pés pelas mãos cheia de boas intenções. Os filhos Jesse e Daisy que o digam.

O manuscrito foi vencedor do prêmio Pulitzer em 1988, não entendi muito bem qual o intuito da Editora em publicar no Brasil só agora, mas fico feliz que tenham feito. Nós precisamos de histórias mais reais, mais possíveis, porque a vida não tem toda a fantasia que nós estamos acostumados a ler, é bom saber que mesmo nos livros, existem pessoas que são como nós.

"- A Daisy ficou sentada lá e me analisou por um bom tempo - ela disse -, com aquela expressão meio que... fascinada no rosto, e depois me disse: 'Mamãe? Foi uma atitude consciente da sua parte decidir ser simplesmente comum?' (...)
Isso me magoou."

Sinopse: Maggie Moran e seu marido são comuns, até um pouco tediosos. E é esse realismo que torna esta história tão eficaz e comovente...
Começa em um dia de verão, quando Maggie e Ira viajam de Baltimore para a Pensilvânia para um funeral. Maggie é impetuosa, desastrada, desajeitada, propensa a acidentes e tagarela. Ira é reservado, preciso, respeitável, tem uma mania irritante de assobiar músicas que traem seus pensamentos mais profundos e acha que sua esposa transforma os fatos de maneira que se encaixem. Ambos sentem que seus filhos são estranhos, que a cultura das novas gerações está indo por água abaixo e que, de alguma forma, se enganaram com essa sociedade cujos valores não reconhecem mais. Mas esta viagem vai levá-los a refletir sobre estas angústias, e vai mostrá-los como é importante reavaliar seus sentimentos.

"Maggie se lembrava e, às vezes, sentindo o olhar gélido de reprovação de Ira, sentia-se entorpecida, exaustivamente certa de que não existia sobre a face da Terra essa coisa chamada mudança. Você podia mudar de marido, mas não de situação. Você podia mudar quem, mas não o quê. Estamos todos dando voltas, ela pensou, e imaginou o mundo como uma xícara de chá azul, girando feito aqueles brinquedos nos parques de diversões onde todos ficam grudados no lugar pela força centrífuga."


12 comentários:

  1. Eu gosto de livros desse gênero.
    Aliás se for escrito de uma forma fluida eu gosto de qualquer gênero.
    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito bonito e realmente as editoras precisam trazer livros mais "reais"...
    esse demorou para para chegar aqui né?!

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que lindo! Fiquei super curiosa!

    Parabéns pelo blog :)

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Interessante o livro, não sabia muito sobre ele.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro, fiquei com vontade e ler
    Beijjooooos
    http://cupcakevirtual2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não tenho vontade de ler esse livro, a sinopse não me conquistou =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. ouvi falar pouco desse livro e o pouco que eu ouvi não foram resenhas positivas haha

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto esse livro, mas nunca me chamou atenção, até porque a maioria das pessoas sempre vai pela capa e nunca lê a sinopse né ?! Mas o livro parece ser bem bacana, mas por agora, estou dando um tempo, pois estou com muitos livros para ler na minha estante (risos)
    Adorei o seu post, até porque é bom a gente conhecer alguns livros que não lemos ainda =]

    Outra coisa minha querida, já estou seguindo o seu blog, poderia seguir o meu e curtir a minha fanpage? Se estiver, ignora essa mensagem =] beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O primeiro livro que li dessa autora foi "O Começo do Adeus", mas ela não consegui me conquistar, dei 2 estrelas, a história era boa, mas achei que ela não conseguiu explorá-la bem, se tivesse trabalhado melhor os personagens, teria sido um livro muito bom.
    Tenho Lições da Vida, mas não pretendo lê-lo logo, pois como você mencionou, a história não ter ação e seria algo mais para relaxar, e acho que esse tipo de livro temos que estar "no clima" para ler e aproveitar, e até resenhar de forma justa ;D
    Adorei a resenha, objetiva e direta, parabéns!
    http://samgirl-arts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Acho que não tem nada nesse livro do que eu geralmente busco em novas leituras... Talvez isso seja uma coisa ruim, mas eu nunca fui muito chegada na realidade XD.

    mas a resenha ficou muito boa ^^

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse tipo de tema, sempre rendem filmes (eu sou LOUCA por filmes) e livros muito bons! E a capa é linda! ^^

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro. Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...