julho 30, 2013

[Livros] A Garota do Penhasco - Lucinda Riley

Título Original: The Girl On The Cliff
Autor: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 528
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632575
Classificação★★★★★
_______________

A Garota do Penhasco foi mais uma ótima leitura desse ano, Lucinda Riley sabe mesmo como preencher suas mais de 500 páginas com uma interessante, comovente e bela história. A trama envolve muitos personagens em diferentes épocas, é preciso ficar atento para não se perder no passado e no presente, mas tudo é muito bem explicado e detalhado e conhecemos personagens incríveis como Mary, Sean, Anna, Jeremy, Nancy, Alexander, Lily, Joe, entre muitos outros, cada um escrevendo sua história em seu próprio tempo, mas não vou falar dos personagens do passado nessa resenha, pois a graça de tudo é conhecê-los um a um, entender o que e por que cometeram tantos erros, deixando que você, leitor(a), forme uma opinião sobre eles.

De volta ao presente, Grania Ryan é uma personagem no mínimo chata (como é de costume, eu tenho que encontrar alguém para não gostar nos livros), ela é uma escultora e vive em Nova York, mas voltou à Irlanda buscando o consolo da família para se recuperar de uma grande perda. Tentando clarear as ideias ela decide fazer um passeio que mudará toda sua vida, à beira do penhasco, ela encontra uma garota, com uma aparência incomum, branca como a neve, de cabelos ruivos, a menina mais parece um fantasma, ela olha para o penhasco como se estivesse hipnotizada.

Grania então passa a se preocupar com a menina e vê sua vida mudar de uma hora para outra quando descobre quem ela é e a história por trás do ódio que envolve a família da menina. Mágoas do passado, rancor e ressentimento se escondem em histórias que só Kathleen, a mãe de Grania conhece ao certo. É uma jornada longa e cheia de pequenos detalhes aos quais devemos ficar atentos para não perder o fio da meada, mas foi um tecido bem feito, Lucinda não nos deixou uma ponta solta, ela conseguiu ao fim unir tudo e tecer uma maravilhosa história.

Não posso esquecer de falar, é claro, da fofa e encantadora Aurora, que é a garota do penhasco, uma menina que perdeu a mãe e vive solitária, vagando pelo local de onde a mãe se suicidou. Apesar de parecer deprimente (e em alguns momentos é), mas depois de começar sua amizade com Grania tudo começa a mudar e vemos que a menina tem dentro de si um espírito alegre e é capaz de encantar todos com sua meiguice, esperteza e beleza. Além é claro de sua graça ao dançar balé.

Alguns pontos negativos foram o óbvio erro na sinopse, na frase: "O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza." Isso está em total desacordo com o livro. Especialmente porque além de não existir esse tal 'caso de amor que culmina em tristeza', quando Grania nasceu, Lawrence já havia morrido há mais de 50 anos, então só posso compreender que seja um caso de desatenção ou erro na tradução, pois a frase teria sentido se fosse 'laço ao invés de caso', mas enfim, por favor NC, erros na sinopse são complicados, né? (Obrigada a Sammy Rosa que notou esse erro). E também me irritou um pouco Grania ser tão bobinha, largar sua vida, seu noivo e fugir para o colo da mãe, sem explicar o motivo certo para ninguém. Achei meio forçado, talvez se a autora tivesse trabalhado mais no motivo pelo qual Grania fugiu, o final seria ainda melhor, se é que é possível melhorar. 

Erro nenhum faria eu dar menos de 5 estrelinhas para A Garota do Penhasco, é um livro excelente e todos devem ler! Vocês vão se encantar com a jornada dessas famílias que estarão sempre unidas por laços de ódio, rancor, tristeza, amizade, mas acima de tudo, amor.

"- Mãe eu estou ajudando a divertir uma garotinha solitária, não estou me mudando para lá! Qual é o problema?
- Já lhe disse antes e vou dizer de novo: aquela família é um problema para esta. E eu diria que você já tem problemas suficientes na sua vida sem precisar acrescentar os deles.
- Ora, tenha dó, mãe! Aurora é uma criança sem mãe que acabou de se mudar de volta para cá e não conhece ninguém. Ela está sozinha! - disse Grania em exasperação. - Até mais tarde.
Grania saiu batendo a porta atrás de si e Kathleen suspirou.
- Sim - sussurrou para si mesma -, e você é uma mãe sem filha."

Sinopse: A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida. A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras. O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas. “De ritmo tenso e original, este é um romance envolvente sobre recuperação, resgate, novas oportunidades e amor perdido.” -- Booklist

"Todo ser humano tem uma experiência fascinante, com um grande elenco de personagens bons e maus.
E quase sempre, em algum ponto ao longo do caminho, essa história é mágica.
Deram-me o nome de uma princesa de um famoso conto de fadas. Talvez seja esse o motivo de eu sempre ter acreditado em magia. E à medida que fui ficando mais velha, compreendi que um conto de fadas é uma alegoria sobre a grande dança da vida de que todos participamos, desde o instante em que nascemos. 
E não existe escapatória até o dia em que morremos."


24 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro, acho a sinopse linda a capa linda com certeza está entre as minhas próximas aquisições (:

    Beijos
    Bárbara
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pretendo ler este livro, pois adorei!!! :)
    'Beijoos



    http://www.make-up-goe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não daria nada pelo livro. Sendo bem sincera com você. Mas quando parei pra ler a resenha, bem, eu estava perdida. Por que? Porque agora eu quero ler ele, mimimi.

    Pra começar o livro já me ganhou quando falou em penhasco, Irlanda, e garotinha ruiva. Amo os três elementos de uma forma inenarrável. Mas pelo que tu nos contou na resenha, apesar de não ser exatamente meu gênero de livro, acredito que posso vir a gostar muito dele sim. Os trechos do livros estão aí exatamente para me provar isso, ehehe.

    Bom, adorei sua resenha. Acho que você soube falar muito bem do livro, tanto é que me deu vontade de ler ele. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Belo livro e belissima historia que estão na minha lista, lerei ele... ótima dica...
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo seu blog, se puder seguir de volta... :)

      Excluir
  5. Uma resenha deliciosa de ler. Este já está na listinha das próximas leituras, e lendo sua resenha só fiquei com mais vontade ainda de conferir esta linda história.
    Aproveito para agradecer sua visita e comentário lá no blog.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente erro na sinopse não dá, ainda mais quando o personagem já morreu há mais de 50 anos

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu estou com este livro na minha lista de leitura a um bom tempo!!
    Tem post novo, depois da uma passada lá! :D
    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mais um livro para a minha lista.
    Seguindo seu blog.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não conhecia :O
    Sou lopuca por livros , ler é minha paixao!
    Amei seu blog!
    Já estou super seguindo e curtindo sua fan page lindona e te
    convido a me seguir tb e curtir a fan page do meu
    blog. Meu canal do Youtube: tainaheille

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Caramba você só tem lido livros bons esse ano, quero isso também! E poxaaa, essa história deve ter sido muito cativante para te prender em mais de 500 páginas, aah, quero isso também!
    Grania, que nome diferente, gostei (.*
    quer dizer que eles foram incoerente na sinopse? :|
    Mas, que bom que o livro foi capaz de passar esse erro!
    Beliscões

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    amei seu blog ;) os postes estão ótimos
    Me segue também?
    beijos

    http://coisasdalarih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que esse livro poderia ser bom assim. Na hora de solicitar, a sinopse não me interessou, então não cheguei a pedir por ele. Já começo a me arrepender rs
    E realmente, eles precisam consertar a sinopse :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Desde que foi anunciado o lançamento eu achei que esse livro fosse ser bom. Primeiramente julgando pelo título e pela capa, ambos são lindos, bem do tipo que gosto.
    Mas até agora não tive a oportunidade de lê-lo, e espero que em breve consiga. Sua resenha ficou ótima, e que erro foi esse da NC na sinopse?

    Adorei aqui, já estou seguindo e irei acompanhar o blog!
    Abraços
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já havia lido um livro da Lucinda e me encantei bastante com a sua maneira de escrever. Amei a sua resenha. E com toda certeza, depois de ler a postagem, este livro vai para a minha listinha de compras.

    Estou passando pelo seu cantinho devido ao projeto da Sarah, Com Amor, por favor sem Flash. E adorei conhecer o seu blog. Beijos.

    alolatemumblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Até ler seu post, não conhecia o livro e autora. Fica a dica. A propósito: gostei muito do seu blog! :) Algo meio pássaro, penas e bolhas de sabão, cheios de palavras e amor.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Seguindo pelo projeto da sarah, estou seguindo como super estúpida, não estou comseguindo fazer logout
    www.marasemalca.com.br
    Carolina Mara Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha!
    Estou bem curiosa para ler este livro. Gostei muito do título e da capa e a história parece ser muito bacana.
    Um beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, nuss como seu blog é incrivel! o layout o desing, seus posts, é tudo muito perfeito por aqui. Eu já acompanho aqui por um tempinho mas nunca me atrevi a comentar. parabéns pelo blog, e Sucesso! Ps: se puder visitar meu blog, e se gostar seguir:
    http://ghislleibrs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. logo quando foi lançado e eu li a sinopse do livro fiquei bem curiosa, mas sua resenha foi claro e fiquei mais interessada ainda. Impossível não querer saber mais sobre o desenrolar da historia. Amei demais a resenha.

    ResponderExcluir
  20. To doida por esse livro, pois parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro bom, e até eu que sou super chata com capas, achei essa até bonitinha! ^^

    ResponderExcluir
  22. Estou lendo um livro desta mesma autora, e ele está sendo ótimo. Vou ir pela sua opinião e vou ler este aí também, haha.
    Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Super curiosa para ler esse livro.
    Amei sua resenha, e aumentou minha curiosidade

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...