julho 22, 2013

[Livros] O Azarão - Markus Zusak (Trilogia Irmãos Wolfe)

Título Original: The Underdog
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 176
Gênero: Romance, YA
País: Austrália
ISBN: 9788528616439
Classificação★★★★☆
_______________

O Azarão foi o primeiro livro publicado de Markus Zusak, autor de A Menina Que Roubava Livros. Ele foi lançado em 1999 e traduzido para português em 2012 pela Bertrand Brasil. Nesse livro conhecemos a história de Cameron, um típico adolescente de 15 anos, ele leva uma vida simples com os pais e os três irmãos, lutando boxe, roubando placas de trânsito, se metendo em confusão, mas nada muito sério. É uma das coisas que mais o desaponta, ele não é bom em nada, nem em ser mau.

Ele e seu irmão Rube são garotos desleixados, que não se preocupam com o amanhã, que não tem esperança de serem pessoas melhores e que creem estar fadados ao fracasso. Mas isso muda quando Cameron conhece uma garota, Rebecca Conlon, ele se apaixona por ela e promete a si mesmo que vai ser uma pessoa melhor para conquistá-la.

É um livro para ser lido especialmente por meninos, Cameron está formando seu caráter e tentando se tornar um homem, vemos nessa história, todas as dúvidas, medos e reflexões de um garoto que não sabe o que fazer da vida, ao qual tudo de errado acontece, que não tem ninguém a quem recorrer, que não possui nenhum amigo e que sonha conquistar a garota da sua vida, nem que para isso tenha de mudar quem e o que ele é.

O Azarão é um menino desacreditado, que sempre perde as lutas das quais participa, mas e quando nós cansamos de perder? Nem sempre podemos escolher ser perdedores ou ganhadores, mas nunca podemos deixar de ser lutadores. E pela pessoa certa, vale a pena lutar para ser alguém melhor. Gostei muito e indico :)

- Ei, por que só tem um garoto lutando? - pergunto de novo para o cara perto de mim.
Dessa vez, ele não olha para mim, não. Continua concentrado no garoto dentro do círculo, que luta de modo tão intenso que ninguém consegue desviar os olhos dele.
O cara fala comigo. Uma resposta. Diz:
- Ele está lutando contra o mundo.
E agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta. Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam.

Sinopse: Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos. Todos moram juntos numa casa pequena.

Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel.

Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida.

"Talvez tudo o que eu saiba é que, naquele dia, na varanda da frente, quando observei Sarah e Bruce, senti alguma coisa e jurei que, se um dia eu tivesse uma namorada, eu a trataria direito e nunca seria mau nem safado com ela, nem a magoaria. Nunca. Jurei e tinha toda a confiança do mundo de que manteria a promessa.
- Eu a trataria direito - falei."


25 comentários:

  1. Menina, você acredita que comprei A garota que eu quero, da instrínseca sem saber que ele era o terceiro da trilogia?
    Mas eles me garantiram quando entrei em contato que dá pra ler em maiores problemas.
    Por isso eu estou tranquila. Aliá comprei um extra para sortear no meu blog mes que vem.

    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas sou fã de Zusak! "A Menina que Roubava Livros" e "Eu sou um Mensageiro" são excelentes! "O Azarão" já está na minha lista e a resenha me deixou ainda mais curiosa!!!

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!

    Antes de mais nada, queria dizer que seu blog é uma fofura. Acabei de o encontrar, rs.

    Eu comprei o livro A Garota Que Eu Quero do Markus Zusak e estou pensando que é da mesma série e que eu comecei pelo livro errado... Confere? É que os nomes desses personagens não me soam estranhos.

    De qualquer forma, ótima resenha! Bem informativa e direto ao ponto, rs.

    Abraço!

    Mariana Machado
    lentesdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempinho que eu li a resenha deste livro e do próximo também!
    E estou encantada!
    Sua resenha está ótima, gostei demais!
    Preciso ler este livro também rs
    Obrigada pela visita no meu blog!!
    Volte mais vezes viu :)
    Tem post novo !
    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei seu blog, já estou seguindo! :)
    Sobre a obra: Bom, eu não gosto de Markus Suzak (não me taquem pedras). Eu não gostei de A Menina que Roubava Livros e um outro que ele publicou recém. Acho que sou o único ser humano do planeta que não gosta dele rsrs Mas ué, opiniões divergem.
    O livro me parece chato, entendiante :/
    Um beijo!

    queridosquinze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem, eu li a respeito desse livro, gosto muito do Makus mas a capa do livro é horrível, nao compraria para te-lo em casa, leria ele no digital, eu sei que nao podemos julgar a capa pelo livro, mas ela diz muito a respeito né!
    To seguindo seu blog e ótima resenha!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Que blog fofo <3 kkkk
    Eu não sabia que esse foi o primeiro livro do Markus (olha a intimidade kkk ) Na verdade pensava que esse tivesse sido o último :/
    Eu quero muito ler. E já que é uma trilogia melhor ainda! Só achei estranho a trilogia ser Irmãos Wolfe, mas deve ter alguma coisa a ver com o livro né?
    Bom, com certeza vou correr atrás para poder ler o livro.
    Porque parece que vou adorar ele!

    Beijos
    colorindodiariamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariana, me tornei fã do autor após o grande sucesso 'A menina que roubava livros' li algumas opiniões não tão boas para essa histórias mas mesmo assim pretendo ler e criar uma opinião por conta própria. Fizeram uma confusão com os volumes, onde 2 são de uma editora e o outro da Intrínseca... Enfim, que bom que gostou do livro. Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  9. Fiquei sabendo desse livro recentemente por causa da repercussão que deu pelo fato de dois livros saírem por uma editora e outro sair por outra, gostei da resenha, mas a capa não chama muito a atenção.


    bjo
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha. Provavelmente eu vá ler o livro em um futuro bem próximo!

    Beijos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, tudo bem?

    OK, briguem comigo, mas eu nunca tinha reparado que esse livro é do mesmo autor de A menina que roubava livros, rsrs Eu gosto muito do autor e sempre fico curiosa a respeito das suas obras, e por mais que esse possa ser + para meninos, fiquei com muita vontade de ler, adoro livros que focam a construção de caráter dos seus personagens.

    Bjs

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  12. Eu quaaaaaase comprei esse livro ontem...
    Q u a s e
    mas acabei optando por O oceano no fim do caminho
    Tortura isso né? :(

    Beijinhos, Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já gostei do livro Mari hahaha
    Estou lendo A menina que roubava livros, devagar mas estou lendo!
    Não sabia que esse livro era o primeiro escrito por Markus Zusak deve ser ótimo, adorei a resenha, achei lindo essa parte: ''- Eu a trataria direito - falei."
    Beijinhos, estava com saudades do blog :)
    Nati,
    http://nataliascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lido uma resenha dele e me interessado pelo livro. Achei a capa um pouco confusa. Está na minha lista.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hey Mari,
    Minha prima adorou o outro livro do autor.
    Ainda não li nada dele, mas gostei muito da sua resenha.

    Não tinha reparado na capa direito.. esse cachorro [??] aí hahahaha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Oi! Essa é a primeira vez que leio sobre o livro, e apesar da ótima resenha, não me interessei muito nele. A trama também não me conquistou muito. Mas quem sabe eu der uma chance para ele no futuro, pois li outro livro do autor e gostei muito!

    Beijos, http://leituradavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olha, embora eu não seja um menino, fiquei curiosa para ler o livro, rs.

    Os personagens "underdogs" são sempre os mais legais. Talvez porque, mesmo se ferrando a história inteira, eles geralmente se resolvem no final.

    E eu sou uma boboa por finais felizes XD

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    O livro não me chamou atenção, apesar da sinopse ser interessante, não pare algo que eu leria.
    Adorei o Blog, estou seguindo.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Interessante, vou ler qualquer dia deste!
    'Bjs . . .


    http://make-up-goe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre passo por esse livro quando vou a livraria e sempre tenho a sensação de que estou perdendo algo muito bom. Depois da sua resenha tive certeza de que estou perdendo muita coisa hahaha

    Não sou um menininho mas o romance todo bonitinho que o livro tem me deu uma vontade incrível de ler.Amei a resenha <3 Estou seguindo o blog :)

    beijos,

    Vivi. http://olivrodasemana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari! Eu li do autor somente A menina que roubava livros e adorei, tenho imensa vontade de ler mais livros deles, este aqui com certeza será o próximo, mesmo sendo mais indicado para meninos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Oi Mariana!

    Primeiramente, amei seu blog, do layout ao conteúdo.
    Eu ainda não havia lido nada sobre este livro, mas gostei muito da sua resenha.

    Eu ainda nem li A Menina que roubava livros (absurdo né), pois é.. está na minha lista de leituras.
    E agora, mais um pra lista! hheehe

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Aiii, não creio! Comprei a garota que eu quero e acabei de descobrir que é uma continuação! :O

    haha Mari me salvando!

    beijos!

    http://kacomk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gente, quero muito ler esse livro, esse e os outros da série. Vários livros desse mesmo autor me chamam a atenção, e esse com certeza é um deles.

    ResponderExcluir
  25. Gostei da resenha!E me interessei pelo livro,e vou procurar para ler!

    Gostei do seu blog e estou seguindo.

    http://inmw.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...