Título Original: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 176
Gênero: Ficção, Autoajuda
País: Brasil
ISBN: 9788575427583
Classificação: ★★★★☆
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 176
Gênero: Ficção, Autoajuda
País: Brasil
ISBN: 9788575427583
Classificação: ★★★★☆
_______________
Em O Alquimista, Paulo Coelho - ou o mago, como é conhecido -, conta o segredo para transformar chumbo em ouro. Com uma narrativa reflexiva e repleta de simbolismos, o livro desperta questionamentos íntimos, levando-nos a mergulhar em nossas próprias almas em busca dos nossos mais profundos desejos. Enquanto narra a história de uma jornada por autoconhecimento, o autor nos desafia a escrever nossos próprios caminhos até aquilo que sonhamos com o coração.
Paulo Coelho é, ainda, visto por muitos com um olhar preconceituoso, seja por sua fé, sua vendagem ou seu gênero literário. Frequentemente classificado como "autor de autoajuda", o autor é rotulado - ao menos no Brasil - como uma espécie de guru espiritual ou remédio para a alma. Paulo é alguém que ousa escrever sobre o não concreto, o intangível, o ininteligível e, por isso, não é compreendido.
A literatura brasileira valoriza cânones porque eles retratam - de alguma maneira - a história do nosso país. Alunos, professores e pensadores são formados para conhecer o mundo em que vivem, o país em que nasceram, mas nunca a alma que habita dentro deles. É como mostrar a alguém que tem seus olhos vendados, as mais belas obras de arte. Você ouvirá e repetirá que aquilo é belo, mas nunca terá aprendido o porquê.
O Alquimista conta a história de Santiago, um jovem pastor espanhol que decide sair em busca de seus sonhos. Após uma série de sinais, o rapaz percebe que deseja mais da vida do que pastorear ovelhas, ele quer encontrar um tesouro. Ao conhecer um sábio rei que o instrui a perseguir sua Lenda Pessoal, ou seu destino, Santiago inicia uma jornada até onde está enterrada uma grande quantia de ouro. O que o humilde pastor irá descobrir é que os mais preciosos tesouros do mundo estão mais próximos do que imaginamos, mas que alcançá-los requer coragem, força de vontade e muita fé.
Enfrentando ladrões, desertos e todas as tentações que a vida pode nos oferecer - inclusive o comodismo que nos faz desistir de seguir em frente -, Santiago percebe que uma Força maior, que rege todas as coisas, o guia para seu destino. Apesar de ter diversos nomes e conceitos diferentes - Deus, Alláh, Oxalá, Jeová, Tupã, Magnetismo, Universo (...) - essa força poderosa que nos carrega como a correnteza de um rio é a mesma. É um livro que não fala sobre religião, mas fala sobre acreditar em algo e perseguir isto sem medo. Afinal, o Universo conspira a seu favor.
Uma leitura rica e extremamente meditativa, O Alquimista nos leva a lugares únicos. Um mergulho de sabedoria, a jornada de um homem em busca de seu próprio tesouro é uma representação fiel de nossas próprias vidas. O valor que cada tesouro possui pode variar, mas em nossas Lendas Pessoais, todos buscamos o mesmo oásis: a felicidade. Para alguns, a felicidade pode estar em pequenas memórias, para outros em pequenos momentos, - como quando lemos um livro que ensina a transformar chumbo em ouro.
"Porque não vivo nem no meu passado, nem no meu futuro. Tenho apenas o presente, e ele é o que me interessa. Se você puder permanecer sempre no presente, então será um homem feliz. Vai perceber que no deserto existe vida, que o céu tem estrelas e que os guerreiros lutam porque isso faz parte da raça humana. A vida será uma festa, um grande festival, porque ela é sempre e apenas o momento que estamos vivendo." (p. 97)
Sinopse: Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo. De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. "O Alquimista" é um deles. Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.
Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides. O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos.
As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, da importância de seguir os nossos sonhos.
"(...) Sempre existe no mundo uma pessoa que espera a outra, seja no meio de um deserto, seja no meio de grandes cidades. E quando estas pessoas se cruzam, e seus olhos se encontram, todo o passado e todo o futuro perdem qualquer importância, e só existe aquele momento, e aquela certeza incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma Mão.
A Mão que desperta o Amor, e que fez uma alma gêmea para cada pessoa que trabalha, descansa e busca tesouros debaixo do sol. Porque sem isto não haveria qualquer sentido para os sonhos da raça humana."
Fonte:EditoraSextante|Skoob