janeiro 20, 2016

[Livros] After - Depois da Esperança - Anna Todd (After #4)

Título Original: After We Fell #2
Autor: Anna Todd
Editora: Paralela
Páginas: 352
Gênero: Romance, New Adult, Hot
País: EUA
ISBN: 9788584390069
Classificação★★★☆☆
_______________

Um relacionamento abusivo e viciante. Essa é a relação de Hardin e Tessa e também a minha relação com After. A montanha-russa emocional que a narrativa de Anna Todd traz consigo prende a atenção e faz com que ninguém consiga parar de ler até chegar ao final - mesmo que isso cause uma frustração imensa. Depois da Esperança é o quarto volume da série e as coisas ainda estão longe de melhorar, mas a esperança é a última que morre e todos ainda acreditamos - pelo menos um pouco - na redenção de Hardin.

Como eu disse em todas as resenhas anteriores, After é uma série de livros com muitos altos e baixos, tanto na narrativa quanto em seu próprio desenvolvimento. Em alguns momentos Anna Todd parece direcionar sua trama para um lugar, mas acaba chegando em outro completamente diferente e isso é o que eu mais gosto nela: essa imprevisibilidade. Tudo pode mudar. Exceto Hardin, esse desgraçado não muda nunca.

Os personagens continuam num ciclo destrutivo e, ao leitor que observa situações absurdas de insegurança, obsessão, ciúme e abuso moral, só sobra indignação. Durante várias cenas não me compadeci do sofrimento de Tessa porque ela teve todas as ferramentas para escapar da teia de aranha em que se encontra. Zed tentou abrir seus olhos muitas vezes e, finalmente, desistiu. Tessa sempre tem escolha, mas sempre escolhe o psicopata do namorado. Hardin nunca foi violento fisicamente com ela e já prometeu se afastar se ela quisesse, mas ela não quis. E, com isso, permanecem juntos esses dois idiotas que tanto mal fazem um ao outro.

Porém, se há algo que eles não fazem mal é sexo. A distância apenas acentuou a paixão entre os dois e o fogo do casal que norteou os outros livros está ainda mais forte. Com cenas explícitas e bem escritas, esse é um dos livros mais ousados da série. O "galã" é um escroto, mas temos que concordar que ele sabe ser bem sedutor quando quer, né?

A desejada, cobiçada - e imbecil - Tessa ainda atrai olhares e paixões por onde vai, mas seu coração é do garoto problemático que controla cada um dos seus passos. Depois de vários términos, brigas, xingamentos e drama, a relação dos dois "aparentemente" melhorou. Bom, é nisso que ela acredita, mas a narrativa sob o ponto de vista de Hardin Scott mostra o exato oposto. 

Muitos viram uma grande evolução no comportamento de Hardin. Há, sim, uma melhora em seu atitudes, mas pouca diferença em seu temperamento. Apesar de ter começado a tomar consciência das merdas que faz, a raiz do problema continua lá, intacta. Hardin tem pensamentos destrutivos e um ciúme incontrolável que beira a loucura. Ele fez algumas coisas boas nesse livro como ajudar o pai viciado de Tessa a se abster mas, por outro lado, continua querendo controlar a vida dela de uma maneira absurda.

Confesso que eu já tive mais fé em Hardin Scott, mas só falta um livro para concluir a série e conhecendo Anna Todd como conheço, as coisas ainda podem mudar. Por falar em mudanças, há uma grande - outra grande - reviravolta na história e algumas revelações podem causar efeitos ainda mais destrutivos do que o próprio Hardin. Outra vez, admiro Todd por escrever uma história tão cheia de realidade sobre relacionamentos imperfeitos - e frustrantes - tão diferentes das lindas histórias de amor que vemos nos livros.

O final é surpreendente e, literalmente, vale pelo livro todo. Com a promessa de encerrar o drama desses dois adolescentes desajustados e psicóticos, aguardamos pelo desfecho de After e torcemos para que as coisas melhorem - ou para que ambos procurem tratamento. Aliás, ler cada um desses livros em um dia (quinhentas páginas/cada) também é motivo para buscar ajuda. Por que Anna Todd escreve tão bem essa história tão insuportável? Não dá para explicar, mas depois de ler After você entenderá.

"Enquanto dirigia, comecei a me perguntar: em algum momento da minha vida eu não fui um cretino egoísta?" (p. 24)

Sinopse: Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Mesmo morando em cidades diferentes, estão mais apaixonados do que nunca. Se a química entre os dois já era explosiva antes, agora que eles se entregaram de vez a essa paixão, cada encontro será mais ardente do que o anterior. Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades?

"A mão na minha, um resvalar de seus dedos em meu braço, sua mão afastando delicadamente meus cabelos da testa; ela está sempre me tocando, e eu me sinto feliz como um menininho na noite de Natal. Se eu soubesse como é ser feliz como um menininho na noite de Natal." (p. 97)


24 comentários:

  1. Oii, tudo beleza?
    Você acredita que eu não li nenhum desses livros ainda, Preciso ler urgenteekkk.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos :) :)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, bem legal sua resenha, parabéns. Eu ainda não tive a chance de ler nada dela mas em breve espero poder mudar isto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oee,
    Esses livros não me chamam a atenção por serem NA, não gosto de NA uheuh


    Étreintes
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sou nada fã de New Adult. Acredito que deva ter uns livros bons, mas não consigo ler :(

    Beijos.

    Kamylla Prado

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto quando o autor faz um jogo de enganações, nos faz pensar que a trama vai para um lugar e em determinado momento da leitura, percebemos que vai para outro totalmente diferente, é justamente isso que ainda alimenta uma pequena vontade de conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Essa é uma série que me levou do céu ao inferno em cada livro. Alguns momentos eu gostava, outro eu queria fazer terapia com o casal. Eu gostei muito da narrativa da autora, tanto que acompanhei a série até o fim. E vou sentir saudades de odiar o casal.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem???

    Então eu amooo romance, sempre vi falarem desse livro mas nunca cheguei a procurar sobre ele, só tenho uma coisa a dizer... irei correndo ate a livraria comprar ele, amei amei sua resenha, amei a história, me deixou realmente curiosa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Credoooo, não sei o que pensar. Entendo a questão de ser uma abordagem diferente e mais realista de relacionamentos abusivos mas eu estou chocada com essa história! Não sei se tenho vontade de ler ou de passar bem longe, me parece retratar um relacionamento absurdamente abusivo e isso entre adolescentes? Socorro gente, acho que quem precisa de terapia é a autora, mas ainda assim fiquei curiosa, pq olha tem que ser muito diva para me fazer gostar de uma história assim e quero conhecer a narrativa da autora

    ResponderExcluir
  9. Mari esse relacionamento destrutivo é o ponto que mais ne deixa com pé atrás dessa série, aliás ou se ama ou odeia esse casal, tenho todos os livros minha filha ama essa série, leu todos os livros adora. Quero ver se começo a ler em breve. beijos


    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Mariana, sou muito louca para iniciar essa séria.
    Algo me diz que eu vou ficar numa mistura de amor e ódio pelo Hardin, mas que vou querer sempre mais.
    Preciso!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu já li várias resenhas dessa série, mas ainda assim, não tenho vontade de ler, acho que isso se deve ao fato de que me saturei um pouco dos YA, mas, depois de uma leitura mais forte, acho esse livro uma ótima pedida.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Uau, penso praticamente como você! Tirando o fato de que a partir de um certo momento resolvi encarar a série com mais leveza, para não ficar surtando com alguns absurdos. Então só fui levando a leitura mesmo, até o último livro.

    Beijo!

    Leituras & Fofuras

    ResponderExcluir
  13. Oiii!
    Adorei a relação de amor e ódio que você tem com k livro.
    Eu ainda não li e na verdade eu não tenho muita vontade.

    Gostaria que a autora lançasse algo para eu conhecer a escrita dela já que esse lance de amor e ódio, relacionamento abusivo e etc etc não vai rolar comigo.

    Espero que o último livro te conquiste e melhore bastante hahahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oie
    que bom que curtiu a leitura e o final, eu li o primeiro da série para não ler mais nenhum pois não gostei nada da escrita, personagens e história, mas sei que muita gente gosta, então, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum New Adult e no fundo no fundo ainda não tenho muito interesse. Tenho uma amiga fã do livro e acho essa capa bem bonita mas a história não me convence muito.

    ResponderExcluir
  16. Menina, sinceramente não sei como consegue continuar essa série. Meus amigos já haviam me dito que essa história não é legal e não havia tido vontade de ler esses livros.

    Mas suas resenhas me mostram um casal exaustivo e extremamente problemático. Não sei se teria paciência para eles. E pelo que sei já são cinco livros, né? Boa sorte!!

    Espero de verdade que a história melhore em algum ponto para valer a pena.

    Bjs!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Mari, meu deus KÇJDSFLAKS eu morro de rir com as tuas resenhas!!
    Eu nem me importo mais de pegar spoiler dessa série, por isso li todaa tua resenha. E aí percebi que você não deu spoiler nenhum. Rezando para mais pessoas assim. <3
    Aliás, eles (os protagonistas) precisam procurar um médico urgente sim!!! E se você precisa, eu também. Ai vamos juntas dçfakdsfal Mas parando de encher linguiça e indo direto ao assunto... Espero que Hardin se "redima" no próximo livro, que Todd continue escrevendo bem e que Tessa comece a ser menos imbecil, para que, assim, a série termine perfeitamente bem. Beijos!!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  19. EU li After na época do wattpad ainda, só que parei na metade, porque não fluiu comigo, espero dar oportunidade de ler novamente.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Essa é aquela série que nasceu como uma fanfic de 1D né?
    Não tenho vontade de ler, e esse relacionamento abusivo dos personagens me dá menos vontade ainda de ler.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Arrasou na resenha, Mari!
    Eu tenho muita curiosidade me ler essa série, mas não sei se teria paciência para a Tessa e o comportamento do Hardy. Personagens assim me dão aquela vontade louca de dar umas boas bofetadas. E sabe o que é pior? É que mulheres como Tessa e homens como Hardy eu conheço aos montes por aí (e isso me enlouquece mais ainda).
    Vou esperar a resenha do último livro para decidir o que farei da minha vida (se leio ou passo esses livros adiante). Me avisa quando sair, viu?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Realmente eu fico pensando como uma história tão tensa pode ser tão rápida de ler? Eu senti a evolução no casal e não exatamente no Hardin. Já li o 5º livro e continuei odiando ele por seu temperamento de um babaca. O final desse livro é chocante, mas mantém a linha real da Anna e acabei gostando. Essa é uma série de amor e ódio <3
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ei, tudo bem?
    Eu ainda tenho bastante receio de começar essa série, principalmente pelos comentários negativos que já ouvi. Mas quem sabe mais a frente não dê uma chance.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não consegui gostar deste casal, comecei a série e desisti. Aff Tess e Hardim são um casal que não deveria ficar juntos nem em livro rsrsrs.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...