fevereiro 22, 2016

[Livros] E Se For Você - Rebecca Donovan

Título Original: What If
Autor: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Páginas: 415
Gênero: Romance, Young Adult, New Adult, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788525059574
Classificação★★★★★
_______________

Emocionante, 'E Se For Você' é um livro sensível que fala sobre perder a si mesmo para se encontrar. Com uma história bonita sobre amizade, liberdade e, principalmente, sobre crescer, a trama que Rebecca Donovan construiu nos traz valiosas lições. Seus personagens palpáveis, escritos com profundidade, poderiam ser qualquer um nós e suas vidas, bem como as nossas, estão longe de ser um romance adolescente.

Um dos maiores questionamentos que o livro traz é 'e se ...?'. Quantas vezes já nos perguntamos o que poderia ter acontecido se tivéssemos tomado outra decisão. É difícil desapegar do passado, mesmo que ele seja apenas uma lembrança e pensar que o presente poderia ser diferente, muitas vezes nos corrói. Não saber o que 'teria sido' nos impede de seguir em frente. Lamentamos o tempo que perdemos enquanto continuamos perdendo tempo.

Cal, Rae, Richelle e Nicole eram vizinhos quando pequenos. A infância compartilhada fez com eles se tornassem amigos. Porém, sem aviso, Richelle se muda com os pais para São Francisco e essa mudança fez com que eles se afastassem e perdessem contato com a amiga. No mesmo ano, Nicole - que sempre foi a melhor amiga de Richelle - simplesmente para de andar com os outros dois, ignorando-os e entrando para a turma das fúteis garotas populares do colégio.

Cal sempre foi apaixonado por Nicole e, por isso, a mudança repentina no comportamento da garota não fazia sentido para ele. Após a formatura do colégio, ele ouve uma estranha discussão na casa dela e, depois disso, nunca mais ouve falar de Nicole Bentley. Ela simplesmente desapareceu.

Os anos passam e, agora na faculdade, Cal se transformou em outra pessoa. Antes franzino e tímido, o rapaz cresceu, ganhou músculos e se transformou num típico namorador. Numa festa à fantasia, Cal encontra uma garota com os olhos mais incríveis que ele já viu. Na verdade, olhos que ele conhece bem, azuis como o oceano -, são os olhos de Nicole. O problema é que a garota não é ela. Extrovertida, meio maluca, ousada e aventureira, Nielle Preston é o exato oposto da menina com quem ele brincava na infância. 

Nielle vai ensinar a Cal que ele não pode se apegar às suas lembranças e deixar de viver. Com um jeito único, aos poucos, a garota prova não ser quem ele queria que ela fosse. Mas, afinal, ninguém pode ser o que os outros esperam que ela seja, não é? Podemos ser quem quisermos, somos livres para viver, amar, sorrir e chorar sem medo. Me identifiquei demais com a protagonista e, talvez por isso, tenha deixado muitas páginas ensopadas de lágrimas, somos tantas possibilidades, tantas expectativas e tão pouco felizes.

Narrado a partir de diversos pontos de vista e utilizando flashbacks para contar a história desses personagens incríveis, E Se For Você não é mais um romance adolescente, pelo contrário, ele é outro tipo de romance. Único, especial e apaixonante como nada que você já tenha lido antes.

"- Acho que eu não era quem ela queria que fosse.
- E não é assim com todo mundo?" (p. 37)

Sinopse: Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.

Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.

Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

"- Nunca tinha visto tantas estrelas antes - diz ela, baixinho. - Um céu cheio de possibilidades e de dor. Tantas contradições. Talvez elas sejam, apenas, possibilidades dolorosas." (p. 356)


2 comentários:

  1. Oi Mari

    Ultimamente tenho pensado muito no "e se?" aí eu leio essa tua resenha e tenho a certeza que preciso ler esse livro pra ontem.
    Tenho procurado ler histórias que possam trazer algo pra minha vida, livros que sejam únicos como esse parece ser.
    Já furou a minha fila de leituras.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mais uma das suas maravilhosas resenhas que me fazem querer o livro na mesma hora. Eu já sabia que esse livro seria bom, mas agora imagino que ele seja ótimo. Ele está na minha lista dos que preciso desesperadamente ler!
    Beijos!
    cantinhodabuh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...