Autor: Anna Todd
Editora: Paralela
Páginas: 448
Gênero: Romance, New Adult, Hot
País: EUA
ISBN: 9788584390007
Classificação: ★★★★☆
_______________
Depois da Promessa traz o desfecho intenso do casal mais problemático e psicopata da ficção e o faz deforma muito digna. É possível perceber amadurecimento, tanto nas personagens quanto na escrita de Anna Todd. Nada surpreendente, mas ainda assim interessante e cheio de reviravoltas, o último livro da série continua arrancando suspiros e, ao mesmo tempo, irritando o leitor. Essa característica antagônica tão marcante na narrativa de After - amor e ódio - se estende até o último parágrafo e mostra que muitas vezes os dois caminham juntos e se complementam.
Depois de um rastro absurdo de destruição, Hardin e Tessa finalmente admitem que não fazem bem um para o outro. O relacionamento abusivo e problemático, embora consciente, tem feito com que eles se esgotassem e também às pessoas ao seu redor. Sem forças para insistir em algo que claramente traz mais malefícios que benefícios, o casal mais amado e odiado decide se separar. Essa separação, no entanto, pode ser ainda mais catastrófica do que eles imaginam.
O livro mais intenso e pesado da série, Depois da Promessa retrata um amadurecimento que eu não julgava ser possível para Tessa. Após uma série de acontecimentos traumatizantes, a jovem se vê no momento mais difícil de sua vida e é obrigada a ser forte para seguir em frente. Se já havia muita pressão psicológica sobre os ombros dos protagonistas, no desfecho da história de amor de Hardin e Tessa o que não podiam faltar eram conflitos psicológicos.
O passado obscuro de Hardin e as consequências de uma série de reviravoltas que sua vida teve desestabilizam ainda mais o agressivo e violento garoto. Em surtos de raiva e descontrole, o protagonista diz e faz coisas absurdas das quais se arrepende depois. O diferencial é que Tessa cansou de sofrer por ele, ela desiste de tentar consertá-lo ao perceber que assim está despedaçando a si mesma.
Os livros são viciantes, os protagonistas enlouquecedores - em todos os sentidos -, a narrativa é fluida e a série é um retrato bastante fiel do amor real, aquele diferente dos romances e contos de fadas. Dizer que amo ou odeio a série After é impossível. Se há algo que aprendi com o lindo e problemático Hardin Scott é que ninguém é puramente uma coisa só. Somos uma mistura de experiências, sofrimentos, perdas e pedaços remendados e tudo isso é o que nos faz imperfeitos, inconstantes, únicos e humanos - seres amáveis e odiáveis ao mesmo tempo.
"- Pensei que a gente ia dar um jeito. Pensei que nosso amor fosse como os dos romances, um amor que, por mais difícil, repentino e complicado que fosse, sobreviveria a tudo e a todos e que viveria para contar a história.
- Nós podemos, podemos sobreviver! - ele diz com a voz chorosa.
Não consigo olhar para ele porque sei o que veria.
- Aí é que está, Hardin: não quero sobreviver. Quero viver." (p. 153)
Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa história?
"Se soubesse que doeria tanto assim, se soubesse que o amor me rasgaria e me costuraria em seguida só para me deixar em pedaços de novo, eu teria ficado bem longe de Hardin Scott." (p. 200)
Cortesia:EditoraParalela