dezembro 03, 2013

[Livros] Noites Italianas - Kate Holden

Título Original: The Romantic: Italian Nights and Days
Autor: Kate Holden
Editora: Novo Conceito
Páginas: 270
Gênero: Autobiografia, Erótico
País: Austrália
ISBN: 9788581632728
Classificação★★★★☆
_______________

Noites Italianas foi um livro que me surpreendeu e muito. Na verdade, para começar eu não esperava que fosse um diário de uma ex-prostituta. Talvez eu nem tivesse pedido se soubesse. Ainda bem que não sabia, pois no final acabei gostando bastante da leitura.

Kate Holden nos traz um livro autobiográfico e isso desperta meu interesse ao ler um livro hot. A veracidade, a realidade e a sinceridade descritas no livro. Diferentemente dos tão famosos bestsellers eróticos, neste relato real da autora, nos conseguimos até compreendê-la, seus motivos, suas falhas, seus pecados. Não é um livro fetichista, é um livro realista.

Kate, a protagonista relata passagens de sua vida após deixar o vício em heroína e largar o emprego de prostituta. Depois dos períodos conturbados pelos quais ela passou, a mulher com jeito de menina só deseja curtir a vida. Para isso, ela viaja para a Itália, tentando encontrar coisas que há muito tempo foram perdidas: o amor próprio, o autoconhecimento e a felicidade.

Conhecemos os diversos amantes com os quais Kate se relaciona, típicos italianos safados (e bota safados nisso), homens que traem suas mulheres, que se aproveitam de Kate e realizam com ela seus mais secretos fetiches. Porém, ela não se sente usada, afinal, ela gosta de sexo, gosta de fazer os homens felizes.

A linguagem não é demasiadamente pesada, mas não é recomendada para menores de 18 anos, por motivos óbvios. Noites Italianas é mais do que o diário de Kate Holden, ele nos mostra a busca incessante da autora não só por diversão, mas também por amor. Um amor de uma noite, um amor de verão, mais de um amor por vez. Qualquer tipo de amor que ela possa encontrar. Ela é só uma mulher insegura que precisa desesperadamente ser amada.

Acredito que a Editora Novo Conceito não foi muito feliz na escolha da capa. Eu nunca me interessaria por essa capa e não há nenhuma indicação nela de que o conteúdo do livro é adulto. Lendo a sinopse você pode pensar que se trata de um livro romântico, mas sexo com desconhecidos não faz parte da minha concepção de romantismo. Para Kate faz. Aí depende de cada um, não é?

Foi complicado não julgar a autora no começo do livro. Afinal ela é uma destruidora de lares, sem vergonha, uma verdadeira puttana, como ela mesma diz. Mas e a parcela de culpa dos homens nisso tudo? Ela também já teve seu coração partido, ela também já amou. Talvez ela seja apenas uma menina que desistiu do amor, talvez ela nunca o tenha encontrado.

"Ela veio à Itália em busca de três coisas: Roma, românticos e romance. Quatro coisas. Veio em busca de si mesma também." (p.14)

Sinopse: Quando Kate decidiu abandonar seu passado, em Melbourne, e começar uma jornada para dentro de si mesma, foi para um país reconhecidamente romântico. Enquanto se encantava com as ruínas de Roma e as praças de Nápoles, esperava encontrar — em ruas estrangeiras — sua verdade pessoal. Mas a peregrinação de Kate exigiu coragem. Encontrar o verdadeiro amor ou, quem sabe, perder-se para sempre de maneira a não ter mais qualquer chance de resgate foram possibilidades reais na Itália... Especialmente para alguém que estava acostumada a viver entre as vielas da escuridão. Em um romântico, mas estranho país, com muitos — alguns bem significativos — casos de amor, e mais algumas noites de sexo sem compromisso, ela vai se perguntar se é, verdadeiramente, um espírito livre, ou uma atriz que decorou tão bem o seu papel de mulher sedutora que já não consegue desvencilhar-se dele...

"Está fazendo a coisa certa? Está fazendo a coisa errada? Como se recuperar? Como reconhecer o trauma? Ou será que ela está apenas sendo tola, tropeçando no próprio ego, estragando tudo?
Precisa que alguém lhe diga que ela é normal. Mas não suporta estar com ninguém; fugiu de todos, atravessou o mundo para isso." (p.73)


14 comentários:

  1. Acho que não leria o livro...
    Eu meio que fico com um pé atrás com esse gênero de livro, todos que eu li me decepcionaram profundamente.
    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Sério que é um diário de uma ex-prostituta??
    Tô louca pra ler esse livro, mas não sabia desse detalhe ainda! hahaha
    Gostei da resenha, coisas que eu nem imaginava que estariam nesse livro, já quero ler! ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari! Como vai?
    Já tinha ouvido falar sobre o livro e, pelo nome, imaginei que fosse um livro hot. Esse é um dos motivos pelo qual não me interesso - até porque sou menor de 18 anos. Bem, parece ser, para quem curte, bem interessante. E é estranho ler a autobiografia de uma prostituta - basicamente isso, não? -, e é realmente difícil não julgá-la. A história dela buscar o amor é bem interessante, principalmente por buscar a si mesma.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal esse livro, uma vez eu também li um livro mais nem sabia que era baseado em fatos reais. Gostei do que você escreveu na resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de hot, mas esse aí me interessou por ser como um diário e ser bem real, diferente das maluquices que a gente vê por aí. Terei que pensar bem se vou ler porque as cenas quentes realmente me incomodam, mas só de saber que ainda existe esperança no mercado literário erótico eu já fico feliz hahaha
    Foi uma ótima resenha, beijos!

    http://poucosutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee, amiga =)
    bem tua resenha são ótimas!
    Fiquei com vontade de ler, mas não no momento, quem sabe um dia =)
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Legal, bem diferente o livro. Realmente alguns livros "eróticos" que estão na moda, só tem sexo e nenhum conteúdo. Esse livro, pelo contrário, parece ser bem realista.
    Não é meu tipo de leitura nem sei se leria algum dia, mas sua resenha me deixou curiosa, rs
    Beijos.

    http://www.missthay.com

    ResponderExcluir
  8. Retribuindo a visita, gostei do que você escreveu parece ser um livro bem interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mariana :)
    Bom, eu achei a capa do livro muito linda e lendo a sua resenha vi que a capa tem sentindo. Demonstra, ao meu ver, a Kate nos tempos de prostituição depois de fazer sexo (ou "amor").
    Creio que é delicado fazer uma autobiografia. Não sabemos até que ponto o autor(a) pensou tudo o que pensou ou fez tudo que falou. Também é delicado os assuntos autobiograficos porque não podemos dar uma nota ao livro até porque a história aconteceu de verdade. Acabamos só nos baseando na escrita dos autores para retirar notas ou acrescentar.
    Eu ainda não tinha visto esse livro pela NC e fiquei surpreso quando vi a resenha. Tinha que ler de qualquer forma. E fiquei muito interessado na história da Kate.
    Tenho um interessante inexplicavél pelo mundo da prostituição. Quero compreender como as pessoas se sentem e tudo o que for importante para elas e que queiram compartilhar.
    Fico muito feliz por você ter feito a resenha do livro, Mariana. Graças aos céus que você leu o livro (mesmos endo enganada com a sinopse).
    Você escreve muito bem. Parabéns. Espero ver mais resenhas maravilhosas suas. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não acho a capa bonita, mas creio que retrate bem o enredo do livro.
    Eu não sabia que era uma autobiografia, e muito menos de quem era!
    Depois da sua resenha eu realmente me interessei pela história.. por saber um pouco mais sobre o que passa na cabeça de uma mulher que aceita essa profissão.
    Adorei a resenha Mah =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Não é o meu estilo de livro favorito, mas me surpreendeu. Kate <3

    ResponderExcluir
  12. Eu não daria essa super história por essa capa e essa sinopse. Ainda não conhecia, mas me surpreendeu e me despertou muito interesse e curiosidade em ler. Até por se tratar de uma história real. Adorei a resenha, bem convincente e cheia de ressalvar importantes.

    ResponderExcluir
  13. tbm achei a capa bem feinha viu!! coisa tosca!! eu nunca tinha escutado falar do livro... deve ser um livro bem interessante mesmo, mas acho q tenho pouco tempo pra ler, e vou ler outra coisa pois nao curto ler biografias kkkkkkk
    beeeijos

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente eu só me interessei a ler o livro depois que li a resenha pois a capa do livro não me chamou a atenção, fato que não tinha lido nem a sinopse, depois que li não imaginava que era uma diário de uma ex-prostituta, gostaria de conhecer um pouco dos sentimentos dessa mulher.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...