Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Gênero: Ficção, Romance
País: Irlanda
ISBN: 9788581633145
Classificação: ★★★★★
_______________
Cecelia conseguiu de novo! Me emocionou e me encantou com mais um de seus romances repletos de fantasia. O livro O Presente foi uma das melhores leituras do ano, se não a melhor. Eu me envolvi tanto com os personagens que foi triste chegar às últimas páginas, tão triste que não pude deixar de chorar.
Neste livro, Cecelia nos apresenta uma manhã de Natal, que poderia ter sido como qualquer outra, se não fossem pelos primeiros acontecimentos do dia, um deles um garoto que cometeu um delito e foi parar na cadeia. O menino irritado com o fato de o pai ter arranjado outra família, decidiu simplesmente estragar a noite de Natal, atirando um peru congelado pela janela de sua nova família. O fato não é o centro da história, apenas a introdução para o que estava por vir.
Os policiais encarregados decidem então fazer com que o garoto aprenda uma lição e começam a lhe contar uma história. Uma história real. A história de como um presente mudou tudo para uma pessoa. E quem sabe, contando essa história, eles possam ensinar algo ao jovem revoltado que pouco sabe da vida.
A história começa com Lou Suffern, um homem que trabalha demais. Que presta pouca atenção à família, que mal se importa com sua esposa e seus filhos. Lou só se importa com o trabalho, com as conquistas, com o sucesso. Ele vive correndo de um lado para o outro, tentando estar em dois lugares ao mesmo tempo para cumprir todos os compromissos de sua agenda. Além de ter casos extraconjugais, sem sentir o mínimo de culpa.
Ele decepciona seus pais, irmãos, esposa e seus filhos, porque não vai à nenhum dos compromissos familiares. Nem à apresentação escolar da pequena Lucy. Poxa! Lucy era uma folha na peça da escola. Você é o pai dela e tinha o dever de ir assisti-la. =/
Apesar de parecer um canalha completo, Lou tem algo de bom dentro dele. Mesmo que isso seja uma parcela mínima do seu ser. E ela é despertada, quando numa manhã ele oferece café a um morador de rua. Eles passam a conversar e o executivo lhe oferece uma oportunidade de trabalho. Esse é um presente, de Lou para o mendigo.
Gabe, de início parece ser apenas um cara inteligente e observador, muito parecido com Lou, mas com o tempo ele se mostra muito interessado na vida do executivo. Sabendo coisas que ele não deveria saber e parecendo ter a incrível habilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Isso deixa Lou desconfiado mas também interessado, afinal quem não gostaria de poder se dividir e fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo? Especialmente ele, que vive lutando contra o tempo para fazer tudo o que deve fazer. Gabe, então, mostra o segredo ao seu benfeitor e lhe diz que esse será o seu presente.
Toda essa experiência fantástica de duplicação e dupla existência rompendo a barreira do tempo, só poderia estar em um livro de Cecelia. Que é mestre em misturar fantasia, milagre e realidade numa mesma história. Essa história é sobre alguém que descobre quem é. Vocês vão se emocionar, se encantar e se apaixonar por O Presente. E quem sabe, possam até aprender uma lição. O tempo é valioso, vale mais do que ouro.
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
"Não sabia que era impossível dizer à vida quando ele estaria pronto para aprender, e a vida estava lhe dizendo que estava preparada para ensinar. Ele não sabia que não era o caso de apertar alguns botões e, repentinamente, saber de tudo; não sabia que os botões a serem apertados estavam nele mesmo
Lou Suffern achava que sabia tudo.
Mas estava apenas começando a arranhar a superfície." (p.155)
Fonte:EditoraNovoConceito|Skoob